O E-mail Marketing é uma estratégia de marketing digital que ajuda as marcas a estabelecerem uma comunicação direta com a base de clientes, por meio de ferramentas de automação que fazem os envios das mensagens.
Trata-se de uma das principais ferramentas de marketing digital para que a marca tenha um canal direto de comunicação com os consumidores. Ele ajuda a estreitar o relacionamento com o público, nutrir os leads e fechar vendas.
Também traz um excelente retorno sobre os investimentos por ser um recurso financeiramente mais acessível para qualquer tamanho de negócio.
Contudo, não foi sempre que o e-mail foi tão poderoso no planejamento de marketing. Antigamente, essa estratégia era sinônimo de spam, abordagens intrusivas e fraudes, o que fez com que muitos usuários ignorassem as mensagens.
Com o avanço das estratégias e da tecnologia, o uso do e-mail se tornou mais assertivo e as organizações conseguem se comunicar com as pessoas certas, no melhor momento e com assuntos que interessam para elas.
Para aprofundar mais sobre como a estratégia funciona, este texto vai explicar o conceito de E-mail Marketing, como desenvolver essa ação, como nutrir os leads com ela e de que maneira desenvolver o E-mail Marketing.
O que é E-mail Marketing?
E-mail Marketing é uma estratégia de comunicação que consiste em enviar mensagens para uma lista de contatos para se relacionar com cada destinatário e alcançar os objetivos de marketing do negócio.
O disparo costuma ser feito com a ajuda de ferramentas de automação, o que melhora o processo e ajuda a se comunicar diretamente com o público.
Para uma oficina especializada em troca de cabo de embreagem , vale a pena investir nessa estratégia porque os usuários da internet precisam do e-mail para realizar diversas atividades online, como se cadastrar nas redes sociais.
Para reconstruir a imagem dessa prática, as empresas começaram a qualificar melhor suas abordagens. Elas precisam da autorização dos destinatários para fazer os envios, além disso, passaram a segmentar os contatos.
O objetivo é tornar as mensagens mais relevantes, humanizadas e pensadas especificamente para cada contato, com vistas a agregar valor.
Como criar uma estratégia de E-mail Marketing?
O primeiro passo para criar uma estratégia de E-mail Marketing é definir um objetivo e tê-lo em mente para elaborar todas as outras etapas do processo.
O segundo passo é desenvolver uma campanha personalizada para o público-alvo do negócio. Isso é feito por meio de uma lista segmentada, considerando características importantes para a empresa, como:
- Gênero;
- Idade;
- Localização;
- Lead;
- Cliente.
Além disso, é necessário considerar os resultados obtidos com campanhas anteriores, como as compras que essas pessoas já realizaram, taxa de abertura, entre outros.
Feito isso, uma empresa especializada em tubulação de polipropileno deve produzir conteúdos valiosos e relevantes, pensando nas pessoas que vão recebê-los. O material deve ser amigável e fazer com que os usuários queiram visitar o site da marca.
O campo assunto da mensagem tem a função de fazer o leitor abrir o e-mail, por isso deve ser bem elaborado. Ele é fundamental e capaz de determinar o sucesso ou o fracasso da ação.
Ao criar o assunto, o ideal é que ele tenha entre 25 e 50 caracteres, visto que essa é a média exibida pelos provedores de e-mail.
O e-mail também precisa de um CTA (Call To Action) e sua função é fazer com que o usuário realize a ação desejada. Para que a chamada funcione, ela precisa estar bem posicionada dentro do e-mail.
O ideal é colocá-la na parte de cima do e-mail, usar cores contrastantes, transmitir sensação de urgência e isolar a chamada do resto dos elementos da mensagem.
De que modo nutrir os leads?
Para nutrir leads por e-mail, primeiro a organização precisa definir sua persona e, com base em suas características, planejar as ações que vai ajudar a atrair potenciais clientes.
Uma loja de muda de pinheiro deve nutrir o lead corretamente porque existe uma enorme quantidade de informações na internet. Isso faz com que os usuários sejam cada vez mais exigentes e queiram conhecer melhor a marca e suas soluções.
Se a empresa souber manter seus leads bem informados, terá bons resultados com suas estratégias. Também é importante lembrar que eles estão em diferentes etapas do funil de vendas, por isso nem todos estão interessados em comprar.
O e-mail deve ser usado como uma ferramenta que vai preparar e amadurecer essas pessoas para que avancem dentro do funil. Esses contatos já demonstraram um interesse inicial por algo divulgado pelo negócio e por essa razão compartilharam seu e-mail.
Com base nas ações realizadas por eles, é possível direcionar os conteúdos para informar e interagir, com o propósito de aumentar o interesse pelos produtos e serviços.
Como estruturar o E-mail Marketing?
Para estruturar o E-mail Marketing, até mesmo um fornecedor de kit GNV para carros carburados precisa seguir algumas práticas importantes. São elas:
Construir um mailing
Não se deve comprar uma lista de contatos (mailing), principalmente depois que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor. Assim, todos os destinatários precisam autorizar o envio para que a estratégia esteja dentro das determinações.
A marca deve trabalhar com estratégias para capturar os e-mails de quem visita a página de maneira orgânica. A partir disso vai fazer a nutrição para criar vínculo com os consumidores e aumentar as chances de vendas.
Para que o usuário deixe seu contato, a companhia deve oferecer conteúdos em troca, como um e-book, questionários, planilhas, infográficos, entre outros.
Escolher uma ferramenta
Outro ponto importante é escolher uma ferramenta de automação para segmentar os disparos e automatizar a estratégia.
Esse recurso informa quando os e-mail voltam, o número de pessoas que abriram e o volume de conversões para que a companhia consiga controlar a estratégia.
Definir uma estratégia de comunicação
Outra coisa que um fabricante de placa inox precisa fazer é segmentar por leads, idade, objetivos, produtos, serviços, entre outras possibilidades, para identificar a melhor maneira de se comunicar com os potenciais clientes.
Se o usuário baixou um conteúdo sobre dicas de beleza, por exemplo, dificilmente vai se interessar por outro assunto. Desse modo, é necessário criar os artigos por proximidade e determinar a frequência de entrega.
Criar um template
Existem várias ferramentas que oferecem templates prontos para que a marca possa escolher aquele que se encaixa melhor em suas estratégias e objetivos.
Os textos, por sua vez, precisam de gatilhos mentais que chamem a atenção dos usuários, além de imagens e links para atraí-los.
Focar em conversões
Um fabricante de painel laminado para parede deve produzir textos bem escritos e voltados para a conversão, assim sendo, deve oferecer benefícios para seus leads e clientes.
O título precisa ser chamativo e escrito no imperativo, pois isso vai despertar a vontade de abrir, além de ter entre 6 e 11 palavras focadas na necessidade do leitor.
A mensagem deve ter uma boa introdução e seu desenvolvimento precisa contar uma história. O e-mail deve ser finalizado com as vantagens para o leitor e contar com uma chamada para ação.
Enviar as mensagens
Depois que tudo estiver pronto, o conteúdo deve ser revisado e enviado para a lista de E-mail Marketing da corporação.
É muito importante analisar a frequência e os horários em que as mensagens são enviadas para não lotar a caixa de entrada dos contatos.
Analisar os resultados
Um fabricante de piso elevado área externa deve avaliar suas estratégias depois de alguns dias para saber qual foi a quantidade de cliques, conversões e se conseguiu alcançar seus objetivos.
As ações que deram certo devem ser repetidas nas próximas campanhas de e-mail e o que não funciona precisa ser corrigido.
Melhores ferramentas de E-mail Marketing
Para finalizar, é interessante conhecer as melhores ferramentas de marketing, e entre elas está o MailChimp. Ele pode ser integrado ao WordPress e conta com uma versão gratuita para iniciantes e pequenos negócios.
Uma loja de carpetes para quarto pode usar o Constant Contact, que possui as mesmas funcionalidades do MailChimp, porém, o usuário também pode enviar mensagens SMS.
Outra ferramenta muito utilizada é a RD Station, que ajuda a realizar tarefas como criar campanhas, nutrir leads e E-mail Marketing.
Também é ótima para marcas que queiram criar sua landing page, gerenciar anúncios nas redes sociais e segmentar contatos.
Considerações finais
Como foi possível ver, o E-mail Marketing é uma estratégia importante e acessível para qualquer tipo de empresa, inclusive para os negócios.
Colocá-lo em prática é indispensável para que a companhia consiga se aproximar do público certo, divulgar suas soluções e estabelecer um relacionamento com os consumidores.
Com as práticas corretas e as melhores ferramentas, é possível alcançar os resultados esperados e se comunicar com quem realmente se interessa pelos produtos e serviços da empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.