A perspectiva digital tem dado alguns insumos fundamentais para que as empresas consigam agir dentro de seus mercados. No entanto, é preciso saber como efetuar a obtenção de bons resultados neste âmbito.
Há uma diversidade bastante ampla de ferramentas a serem utilizadas para a efetivação de qualquer objetivo que se tenha em mente.
Logicamente, nem sempre foi assim e isso, em grande medida, representa uma nova consolidação de paradigmas.
Antigamente, antes das revoluções digitais, as empresas acabavam agindo de forma bastante engessadas quando o assunto era marketing.
Isso porque as possibilidades de atividades de mídia não eram, nem de perto, algo que garantiria uma ação dinâmica.
Inclusive, hoje em dia, em retrospecto, essas dinâmicas são chamadas de marketing de interrupção ou, em outras palavras, outbound marketing.
Elas consistem na adoção de uma comunicação tradicional, apostando, assim, em interrupções de mídia.
Sendo assim, quando um leitor de uma revista estivesse passando pelas páginas, ele poderia ficar exposto a uma propaganda de um varredeira automática.
Logicamente, isso gerou uma série de bons resultados para todos que assumiram esse tipo de perspectiva.
Porém, diante das revoluções digitais, algumas possibilidades passaram a fazer parte do horizonte estratégico das empresas.
O que é marketing digital com resultados?
Por conta desses elementos que surgiram e se aprofundaram dentro de uma perspectiva digital, uma série de ações passaram a ser tomadas dentro desse ambiente trazendo inúmeros resultados.
O marketing digital é, portanto, uma maneira das empresas interagirem com esse tipo de perspectiva.
Para ser um pouco mais claro, é importante ter em mente, o que de fato representa essa estratégia fora dessa dinâmica.
O marketing, em seu ímpeto inicial, representa um conjunto de ferramentas que uma empresa adota para agir dentro de um mercado.
Na verdade, a sua denominação significa, justamente, uma ação contínua dentro de uma perspectiva mercadológica.
Isso, em grande medida, pode realizar uma série de objetivos diferentes dentro de sua aplicação.
Se, por exemplo, a intenção de uma loja de artigos de trabalho for vender mais pasta personalizada empresa, uma ação pode ser direcionada para esse fim.
As possibilidades são imensas com relação a esse tipo de abordagem dentro de um segmento.
Já a sua perspectiva digital amplifica isso de uma forma ainda mais abrangente, o que pode acabar confundindo.
O marketing digital é, portanto, um conjunto de ferramentas dentro do ambiente online que podem ajudar em uma ação de mercado com bons resultados.
Suas vantagens são as mais diversas possíveis, mas vale apontar alguns pontos essenciais para se aplicar essa estratégia. Algumas delas são:
- Atração de cliques;
- Qualificação de relações;
- Visibilidade e resultados;
- Aumento de vendas.
Logicamente, há uma série de benefícios que esse tipo de estratégia pode trazer para uma empresa.
Contudo, é importante elencar alguns para ilustrar os porquês de se aplicar esse tipo de organização estratégica.
Atração de cliques
Esse é um dos pontos de destaque para qualquer empresa que deseja interagir com o seu público e mercado.
No caso de uma gráfica, por exemplo, se sua estratégia estiver baseada em uma perspectiva de banner personalizado para manicure, uma simples pesquisa nesse sentido, poderá colocá-la na frente de seu cliente em potencial.
Essa é uma forma muito salutar de se conseguir atrair uma diversidade muito grande de cliques para o ambiente de uma empresa.
Qualificação de relações
A qualificação de relações está relacionada com a capacidade que o ambiente digital traz de se comunicar de forma aproximada com qualquer pessoa.
Nesse caso, uma loja especializada em venda de cadeira escolar pode manter um contato bastante salutar com os ambientes escolares.
Isso, por sua vez, possibilita uma maior credibilidade do ponto de vista do serviço, além, claro, de conseguir fidelizar os clientes.
Visibilidade
Sendo um dos elementos mais procurados por todas as implementações de marketing, a visibilidade é uma possibilidade ainda mais real dentro dessa dinâmica.
Isso se realiza por conta de uma intensificação que o ambiente digital trouxe quanto a qualificação da comunicação.
Sendo assim, pode até ser que essa visibilidade não seja maior que os aspectos tradicionais, mas, certamente, ela é infinitamente mais qualificada.
Aumento de vendas
Por fim, o grande auge das relações empresariais acaba se realizando por conta de uma série de conversões.
Se a intenção de uma autopeças for vender mais rolamento dianteiro fan 150, isso pode ocorrer através de uma série de posturas que vão convergir para esse ponto.
Sabendo utilizar o marketing digital dentro de suas potencialidades, essa é uma realização que acontecerá de uma forma muito constante.
O que é inbound marketing que gera resultados?
Como dito anteriormente, dentro do marketing digital há uma série de possibilidades a serem realizadas no dia a dia.
Uma delas é, justamente, o inbound marketing, sendo ele um dos fatores determinantes para uma boa implementação.
Sua importância reside no fato dele ser uma inversão das perspectivas tradicionais relacionadas ao outbound.
Ou seja, há, portanto, uma ideia de gerar atração de pessoas para uma plataforma empresarial e não o contrário.
Em outras palavras, aposta-se na necessidade dos clientes para realizar alguma venda ou intervenção.
Se alguém, por exemplo, pesquisar por suporte para etiqueta de gôndola em um mecanismo de busca, certamente, irá alguma empresa neste meio.
Isso se dá, sobretudo, por conta de sua aposta em uma perspectiva de inbound marketing que levou em consideração diversos pontos de atração.
A importância do lead
No caso do inbound marketing, há um elemento central para qualquer relação dentro desse meio: o lead.
Ele faz referência a um usuário que entrou dentro de uma plataforma empresarial, mas, em grande medida, não obteve nenhuma ação de compra.
Nesse caso, por exemplo, ele pesquisou por um cuidador de idoso domiciliar, mas ainda não entrou em contato para contratação.
O lead é importante porque é nele que reside a capacidade de conversão de uma possibilidade em uma ação concreta.
O que é landing page?
Nesse caso, a landing page é onde o inbound marketing e o lead se encontram para fundamentar alguma relação.
Essa é a página destino que uma pesquisa referente a algum conteúdo acaba levando aquele usuário.
Sendo assim, esse é o primeiro contato de um possível cliente com as dinâmicas empresariais daquela marca.
Qual é a importância de uma landing page para resultados?
Sem uma landing page bem fundamentada, pode ser que a relação com o lead já naufrague logo de início.
Além disso, há um critério dentro dos mecanismos de busca que estão relacionados ao tempo de retenção de um lead.
Ou seja, quanto mais tempo um usuário ficar dentro da plataforma da empresa, maior será a chance dela ser bem ranqueada em pesquisas
Uma pesquisa por cuidado domiciliar ao idoso, por exemplo, pode gerar algum conteúdo que prenda a atenção daquele lead e faça com que esse site seja entregue mais vezes.
Erros mais comuns
Para orientar uma boa implementação estratégica nesse sentido, é importante apontar quais são os principais erros que as empresas cometem nesse meio.
Ambiente confuso
Se, ao entrar em um site, um cliente for acometido por uma série de pop-ups e elementos confusos, ele pode, de pronto, sair daquele ambiente.
Por isso, garantir uma landing page menos poluída, acaba sendo essencial para manter essas pessoas na página.
Informações suspeitas
Ao entrar em uma landing page com uma série de informações superlativas, isso pode gerar algumas desconfianças e fazer com que o cliente saia da página.
Entender, portanto, como abordar os textos da página pode ajudar em diversos aspectos essa relação entre empresa e lead.
Não mensurar
Um dos grandes problemas que se tem quando se aplica uma estratégia de mercado é o fato de não mensurar.
A falta de dados para orientar novas ações pode, em grande medida, incidir em novas estratégias com uma série de equívocos.
3 dicas para uma implementação de resultados
Ter em mente algumas relações que podem sustentar uma boa prática em landing page pode ajudar.
Identificar-se
Garantir uma sucessão de identificação da empresa pode ajudar na hora do cliente entender a respeito da credibilidade dela.
Afinal de contas, esse é um momento em que ele passa a decidir qual será a empresa que resolverá o seu problema.
Orientar para a ação
É importante ficar claro que esse tipo de página está relacionada a uma perspectiva inicial de contato.
Por isso, manter uma relação que visa orientar esse público para um um próximo passo é essencial.
Identidade visual
Quanto mais generalista for a página, menor será o grau de conexão dos clientes com ela. Por isso, manter uma relação saudável, é, também, apostar em uma identidade visual.
Considerações finais
É certo que o marketing digital trouxe uma série de novas ferramentas para o mundo empresarial.
Entender, portanto, qual é a sua relação com o inbound marketing e as landing pages é essencial.
Saber como não incidir em erros comuns podem tornar uma página de destino muito mais crível para um mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.