Os elementos de uma landing page são importantes para que a página possa cumprir seu papel de converter visitantes em leads. O propósito dessa página é atrair as pessoas e convencê-la a realizar uma ação.
Geralmente, é a primeira página acessada pelo visitante, e com poucos elementos e foco em uma chamada para ação, evita distrações por parte dos usuários e garante a conversão esperada.
De nada adianta criar um site que recebe muitas visitas, mas que simplesmente não consegue levá-las para a próxima etapa. A barca precisa criar seu funil de vendas e fazer com que os visitantes caminhem pelas etapas da jornada de compras.
De fato, receber muitas visitas é bom, mas elas não geram impactos para o negócio se não forem evoluídas até que se tornem clientes. Com a chegada da internet, a maneira como as organizações conquistam seus clientes mudou muito.
A landing page tem tudo a ver com isso, por essa razão, precisa ser devidamente estruturada para cumprir seu papel.
Neste artigo, será possível entender quais são os principais elementos da landing page, qual é a estrutura ideal de uma página de conversões e como melhorá-la para alcançar o objetivo proposto.
Principais elementos da landing page
A landing page é uma página criada especificamente para as conversões, mas nem sempre é fácil criar um projeto que traga bons resultados, visto que isso depende exclusivamente da marca.
Existem diversos recursos que ajudam a criar uma página efetiva e reúnem os elementos mais importantes da landing page. São eles:
- Simplicidade;
- Objetivo;
- Prometer e cumprir;
- Fazer análises.
Na hora de determinar o design de sua página de conversões, um fabricante de adesivo freezer vertical precisa determinar a ação que os usuários devem realizar.
É necessário se concentrar na conversão, e uma das formas de fazer isso é por meio de conteúdos concisos e design simples. A página não deve ser carregada com elementos que desviam a atenção do usuário, como gráficos, menu e imagens desnecessárias.
A página deve ter apenas um objetivo, mas se o negócio tiver mais de um propósito, precisa criar mais de uma página. Isso porque o usuário deve saber claramente a ação que vai realizar e evitar confusões.
Quanto mais possibilidades o visitante encontrar, menos conversões a marca vai fazer, portanto, é necessário dizer exatamente a ação que deve ser realizada.
A página de conversões também precisa respeitar a promessa do anúncio que leva os usuários até ela. De nada adianta colocar um anúncio para promover algo se a landing page mostra um conteúdo diferente.
Em linhas gerais, a companhia não vai cumprir seu objetivo, uma vez que também não cumpre com a promessa feita no anúncio.
Uma empresa de locução em off deve realizar uma análise do projeto, testando os elementos da página e analisando como é a interação do usuário e a maneira de lançar uma campanha de marketing que seja efetiva.
Boas páginas de conversão são aquelas que atendem aos requisitos básicos, mas que também são profundamente analisadas para entender o comportamento do usuário.
Também deve contar com todos os elementos necessários para o processo de conversão, como a promoção, formulário de inscrição e chamada para ação.
Estrutura ideal da landing page
A landing page é uma página direta e sua estrutura depende de elementos específicos. Um deles é o logotipo que vai identificar a marca, depois, é necessário criar um título.
Ao oferecer um material gratuito, a organização pode usar o título dele, de acordo com as estratégias de otimização e usando as palavras-chave presentes no material.
Outro elemento indispensável é a imagem, pois quando a página se refere ao download de um conteúdo, precisa ter com o mock-up, visto que essa iniciativa torna a página e a proposta mais atrativas para o usuário.
Um fabricante de rastreador móvel deve criar os tópicos que vão servir de iscas para atrair os visitantes. Eles tratam de maneira resumida o conteúdo do material e devem ser escolhidos de acordo com os desejos, desafios e objetivos da persona.
É inapropriado querer saber sobre a vida do usuário dentro do formulário de contato, ou seja, embora ele também seja um elemento fundamental na estrutura da página, somente alguns campos devem ser inseridos.
Se a página fizer muitas perguntas, é provável que o usuário não queira responder todas elas e por isso desista de preencher o formulário.
A política de privacidade deve ser informada, mesmo que de maneira breve, deixando claro que a empresa não vai enviar spam e se comunicar apenas com mensagens essenciais.
Se inserir botões para as redes sociais, eles não devem direcionar o usuário para as plataformas, mas para ações específicas, como compartilhar, comentar e curtir.
Dicas para melhorar a landing page
Uma empresa de recarga de extintor veicular pode investir em algumas ações para melhorar a landing page e aumentar o número de conversões. Algumas estratégias são:
Criar títulos simples e diretos
Não é fácil atrair as pessoas, tendo em vista que oito em cada dez usuários leem apenas o cabeçalho da página, portanto, apenas dois consomem o conteúdo do restante da página.
Isso acontece porque os principais elementos são o título e o subtítulo, assim sendo, é necessário extrair o potencial que oferecem.
Eles precisam transmitir de maneira clara e objetiva qual é a proposta e o valor da oferta, para ser mais claro, ambos devem fazer com que o visitante enxergue a oferta como algo interessante e realmente necessário.
Não usar links e menus
O objetivo da página de conversão, como o próprio nome sugere, é converter, mas se ela estiver cheia de elementos, dificilmente isso vai acontecer.
Na página de uma empresa de rede proteção janela gatos, quanto menor for o número de opções para clicar, melhor, pois isso evita distrações.
Por exemplo, se a companhia inserir um link para saber mais sobre o produto, o usuário pode clicar nele e simplesmente não voltar para a landing page.
A mesma coisa acontece com o menu, e mesmo que a estrutura do site auxilie a navegabilidade, a página de aterrissagem não deve seguir essa premissa. A única coisa clicável é o CTA, ou chamada para ação, e os campos do formulário.
Escrever um bom CTA
O texto do CTA deve ser claro e não deixar nenhum tipo de dúvida sobre a oferta. Ações simples e diretas mostram o que o usuário vai receber ao preencher o formulário.
O texto usado deve ser direto, por exemplo, “receber e-book”, “fazer inscrição” e por aí vai. Lembrando que é indispensável entregar o que está sendo prometido para não decepcionar o potencial cliente.
Ser objetivo
Mesmo que um fabricante de regador infantil de plástico queira dar muitos detalhes sobre sua oferta, afinal, o material é fruto de trabalho intenso e investimentos na produção, ainda assim é essencial prezar pela objetividade.
Mais uma vez, o que importa na landing page é converter, nesse sentido, é indispensável ser objetivo e inserir apenas o que é realmente necessário.
Esse processo varia muito de acordo com a proposta, mas a objetividade continua sendo o mínimo ideal. A organização não pode se esquecer de que ainda está construindo um relacionamento com o lead.
Para um negócio de serviço de gráfica rápida, é necessário ter em mente que a jornada de compra não chegou ao final, por isso ainda existe muito a ser dito.
Usar provas sociais
Algumas pessoas precisam de reforço para se engajar com a chamada para ação da página de conversão, e uma forma de fazer isso é por meio das provas sociais.
Elas trazem uma confirmação de que outros usuários acessaram a página, baixaram o conteúdo e estão satisfeitos. Também é interessante colocar em evidência produtos e serviços comprados pelos clientes e o valor que encontraram na oferta.
Uma loja de motor de arranque gol G4 pode usar botões de compartilhamento, dados das redes sociais, depoimentos de outros clientes e número de downloads. Se for usar o botão das redes sociais, a atualização acontece automaticamente.
Contrastar a paleta de cores
Muitas vezes, a página não consegue fazer conversões porque as cores não funcionam. É indispensável que o botão do CTA contraste fortemente com o restante, pois assim vai chamar a atenção dos usuários.
Supondo que a página seja azul e branco, o botão pode ser vermelho, os transmite a sensação de quente versus frio e influencia a interação.
Considerações finais
A página de conversão é uma estratégia muito importante porque ajuda os usuários a entenderem o valor de uma oferta e assim converter visitantes em potenciais clientes.
Convertê-los é essencial para iniciar o processo dentro do funil de vendas e amadurecer os leads até que estejam prontos para comprar.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.