Gerar vendas, esse é objetivo de qualquer empresa, seja ela focada em produtos, como uma batedeira industrial ou em serviços. E com o novo perfil do consumidor que compra mais on-line, mais empresas apostam no e-commerce.
O e-commerce no país tem um cenário bastante positivo, segundo pesquisas, as vendas no ambiente virtual bateram recordes nos últimos anos. Embora o contexto seja positivo, manter e aumentar o faturamento não são tarefas fáceis.
Por isso, resolvemos construir este artigo para ajudar nesse objetivo, que traz longevidade aos negócios na web como são os e-commerce. Boa leitura!
Quais as modalidades de e-commerce?
Para obter sucesso em um e-commerce é imprescindível que ele seja construído para o público certo, por isso que existem diferentes tipos de e-commerce, como o B2C, que é voltado ao consumidor final. Nesse modelo, o processo de compra é mais simples, no qual o usuário compra diretamente, seja de um item de grande valor ou menor, como uma caixa de papelão.
Já o e-commerce B2B concentra-se em vender para consumidores corporativos, ou seja, outras empresas. Por ter um processo de venda mais complexo, as plataformas também apresentam mais complexidade, como integração de diferentes setores, como o logístico, por exemplo, uma vez que o cliente empresa tem mais exigência quanto a prazos de entrega.
Na esfera dos menos convencionais, está o e-commerce é o C2B, em que há disponibilização de serviços para uma organização. Uma empresa de automação residencial pode contratar mão de obra de manutenção de equipamento, por exemplo.
São as possibilidades de negócios no universo de e-commerce, o que vale é identificar a estratégia mais eficiente para promover o faturamento desejado.
5 dicas práticas para elevar o faturamento do e-commerce
Entenda quem é a persona: a persona é representação semi-fictícia do consumidor ideal. É por meio dessa representação que campanhas de marketing são criadas com mais efetividade, pois o conhecimento amplo do cliente gera insights que permitem criar o relacionamento e levá-lo à decisão de compra.
Aposta na experiência de compra: é fundamental que a plataforma seja atrativa para o público, não somente em termos visuais, mas de eficiência, em que o usuário navega com facilidade, o que faz aumentar o tempo nas páginas e isso pode elevar as possibilidades de venda.
Invista em chatbots: as soluções tecnológicas de atendimento como os chatbots são estratégicas quando o assunto é não perder vendas. Isso porque, não importa o horário, o cliente conta com atendimento sempre quando houver dúvidas sobre especifico produto ou serviço. Ou seja, ele não precisa esperar o dia seguinte para contatar a empresa.
Aposte em estratégias de SEO: para gerar vendas há que ter mais visibilidade em grandes buscadores como o Google é uma das maneiras mais eficazes de obter isso é investir em técnicas de SEO, como uso de palavras-chave, otimização das URls, imagens, entre outras estratégias.
Anuncie: para o objetivo de aumentar o faturamento, o investimento em anúncios pagos nas redes sociais e no Google é indispensável, pois essa é a maneira de encontrar o público certo no momento correto.
Essas são as dicas de como elevar o faturamento do e-commerce que servem para todas as modalidades. Se gostou do artigo, aproveite para compartilhar com seus amigos.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.