Com a presença da epidemia do coronavírus (Covid-19), muitas pessoas exercem atividade em home office, que nada mais é do que realizar o trabalho diretamente da sua residência.
Mas, em muitos casos acontece a queda na produtividade, e gerenciar a rotina com as tarefas da casa e trabalho pode se tornar um desafio.
E como é possível ter produtividade em tempos de pandemia, a fim de possuir uma qualidade de vida melhor, com maior concentração nos estudos e bom desempenho no trabalho?
É importante se questionar sobre as possibilidades de obter produtividade em tempos de distanciamento social, até porque o vírus se mantém presente na sociedade e o trabalho a distância já é realidade, seja para o segmento de automação predial, vendas, entre outros.
E se você possui dificuldades para ser produtivo em meio a pandemia tanto nos estudos quanto no trabalho, continue a leitura e confira quatro dicas para te ajudar!
1. Organize o ambiente e as suas tarefas
Se você não organizar o seu espaço para esta ou trabalhar, além de não ter um planejamento da sua rotina, será quase impossível ter produtividade e ocasionar a exaustão no final do dia.
Já imaginou se um integrante de uma equipe responsável pela instalação de estruturas metálicas não seguir um planejamento para concluir o trabalho? Certamente os resultados tendem a ser insatisfatórios, por isso as empresas investem em treinamentos contínuos para evitar que esse fator ocorra durante as atividades.
Por isso, mantenha o seu espaço de trabalho e/ ou estudo organizado, tenha uma mesa com os itens necessários para executar suas tarefas e evitar distrações.
2. Gerencie o tempo
A gestão de tempo faz parte do seu planejamento diário e impacta significativamente na produtividade.
Uma vez que o tempo é dividido corretamente para realizar determinada tarefa, mais produtiva e eficiente será sua rotina no trabalho e estudos.
Um gestor de uma empresa que fornece purgador de vapor, por exemplo, deve administrar o seu dia a dia para conseguir administrar o negócio, definir estratégias, entre outras tarefas para alcançar o sucesso.
Dito isto, tenha em mente que, para ter sucesso naquilo que você faz é muito importante ser organizado e realizar a gestão de tempo para ser produtivo.
3. Use ferramentas tecnológicas
Para quem busca uma rotina sem esquecimentos de tarefas, basta utilizar a tecnologia a seu favor.
Não deixe de cumprir prazos e metas estabelecidos na sua rotina. Contudo, qualquer esquecimento pode impactar nos seus resultados.
Para evitar que isso aconteça, opte por aplicativos de gerenciamento de tarefas e defina suas prioridades!
4. Faça pausas periódicas no trabalho
Por fim, mas não menos importante, é não deixar de realizar suas pausas no trabalho. Isso também é válido para os estudos, pois uma pausa para alongamento, tomar água ou café, influencia no aumento da concentração e disposição.
Uma vez que você deixa de realizar o seu horário de almoço no home office para focar no trabalho, a produtividade tende a cair e aumenta o cansaço.
Nesse sentido, além de cumprir o horário de trabalho, com pausas para almoço e café, por exemplo, é imprescindível definir pausas periódicas desde que não impacte no seu desempenho. Tenha cautela e faça as pausas somente quando sentir que é necessário para aliviar o stress, se alongar, entre outros.
Essas práticas são fundamentais para gerar um bom desempenho no seu dia a dia, a fim de concluir tarefas de modo organizado e evitar sobrecargas e retrabalhos.
Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.