Existem alguns fatores que precisam ser levados em conta para uma boa gestão em turismo corporativo. O primeiro é que você precisa ter ciência de que viagens de negócios trazem enormes benefícios às empresas. Especialmente, para trazer parceiros e clientes.
Assim, ter uma boa gestão dos negócios é fundamental. Isso beneficia a empresa como um todo e todo o ecossistema onde ela está inserida.
No entanto, isso pode acabar se mostrando como um grande desafio para quem está à frente da companhia. Isso pois diversos pontos pedem a atenção do gestor.
Assim, mostraremos os 5 principais pontos que merecem a sua atenção, quando o assunto é gestão em turismo. Fique com a gente para conhecer cada um deles.
Crie uma política de viagens
Essa precisa ser implementada na sua empresa. Uma vez que isso seja feito, você conseguirá traçar as diretrizes necessárias.
Além disso, essa política visa otimizar os processos operacionais e administrativos. E, da mesma forma, controlar os custos, com total transparência.
Ela precisa estar de acordo com o perfil dos viajantes. Bem como aos objetivos da viagem e às necessidades da companhia.
Assim, é preciso fazer um levantamento minucioso. Desde as frases de viagens mais faladas até os destinos que são chave para o crescimento da empresa.
Assim, o responsável pela gestão em turismo corporativo deve, também, incluir previsões sobre diversos detalhes. Isso diminui as chances de que um imprevisto ocorra.
Além disso, o gestor é um grande divulgador da política de viagens da empresa. Logo, necessita que todos os funcionários conheçam as regras, incluindo os famosos reembolsos.
Assim, todos os detalhes da política serão respeitados. E postos em prática, evitando problemas futuros.
Faça uso da tecnologia
Sempre reforçamos o uso da tecnologia para resolver os nossos problemas. Ela facilita, em muito a vida do gestor em turismo. Além de reduzir os custos da empresa.
Existem, inclusive, softwares, específicos para isso, como o Selfbooking. E ele é tão acessível quanto os melhores sites grátis para receber SMS online.
Através dessas tecnologias, você pode, por exemplo, consultar preços de passagens, alugar carros e reservar hotéis. Em uma única tela. Além disso, você pode personalizar essas ferramentas de acordo com a sua política de viagens.
Pense na segurança dos funcionários
É necessário que o responsável pela gestão em turismo corporativo também perceba a sua responsabilidade pela segurança dos colaboradores. Assim, é necessário que se faça um acompanhamento dos mesmos, durante esses eventos.
Assim, será garantido não, apenas, o sucesso da viagem. Mas a integridade de quem viaja. Uma das formas mais simples de garantir isso é através da contratação de um seguro-viagem.
Além disso, pode providenciar suporte de viagem 24 horas. Algumas seguradoras, inclusive, oferecem esse serviço. Com essa segurança, o colaborador poder trabalhar com muito mais tranquilidade, aumentando as suas chances de sucesso.
Mantenha os custos sob controle
Essa é uma das maiores dificuldades do gestor. No entanto, é um dos pontos que precisam ser observados com maior cuidado.
No entanto, é de específica, responsabilidade da gestão em turismo corporativo o monitoramento dos gastos. Assim como a sua minimização, sem afetar a qualidade da viagem.
Assim, o grande desafio é o de fazer mais com menos. Para isso, deve-se pesquisar a oferta com maiores vantagens. Tanto para os colaboradores quanto para a empresa.
Existem muitos pontos a serem observados em uma viagem. Esses podem gerar muitos gastos. Felizmente, eles, da mesma forma, geram oportunidades de diminuir os gastos.
Não negligencie o planejamento da viagem
Como dissemos, uma boa gestão em turismo corporativo deve estar atenta a todos os detalhes de uma viagem. Inclusive, aos eventuais imprevistos que possam acontecer.
Isso se aplica em todos os tipos de viagem. No entanto, se estivermos falando de viagens internacionais, temos, também, a questão de que estamos trabalhando com outras culturas e, da mesma forma, legislações.
Esses e outros aspectos precisam, então, serem considerados pelo gestor em turismo corporativo. Ele, afinal, é o responsável por toda a logística de uma viagem. Do começo ao fim dela.
Esse esforço de logística vai demandar um levantamento de toda a documentação necessária para concretizar a viagem. Seja ela advinda do colaborador ou da própria empresa.
Esses documentos podem incluir passaportes e vistos. Além de, ainda mais atualmente, comprovantes de vacinação.
Além disso, existem os aspectos mais corriqueiros de uma empresa. Como a negociação com fornecedores e com prestadores de serviços em hospedagem, alimentação e, claro, transporte.
Além disso, é preciso levar em conta o perfil do viajante. E, claro, o orçamento disponibilizado para a viagem. O objetivo é conciliar esses dois aspectos.
Por isso, dizemos que o trabalho de gestão em turismo corporativo é tão focado em detalhes. Pois cada uma das complicadas engrenagens do processo deve estar funcionando corretamente.
No entanto, também, se deve prestar atenção na viagem como um todo. Ou seja, é preciso alternar entre os aspectos macro e micro.