Membro do comitê consultivo da BID no Brasil, seu novo desafio é a abertura da École Intuit Lab, escola de origem francesa de design no país
Referência no universo do Design, o designer e arquiteto Giovanni Vannucchi é um dos convidado da VII Bienal Ibero-americana de Design de Madri (BID), que acontece esta semana com transmissão para todo o mundo. Sócio da Oz Estratégia + Design (consultoria escolhida por dois anos consecutivos como a melhor empresa de Design do país) e da Taba (hub de profissionais da economia criativa), Vannucchi acaba de assumir um novo desafio: a abertura do novo campus São Paulo da École Intuit Lab, escola de origem francesa de Design, Artes e Comunicação Visual que escolheu o Brasil para uma nova fase de expansão internacional que irá marcar seus 20 anos de atuação no mundo.
“Estamos em um momento de grandes transformações, não só tecnológicas, mas também comportamentais e culturais. A pandemia do coronavírus traz desafios importantes para a área de Design, especialmente a de compreender as mudanças do mundo atual e oferecer soluções inovadoras”, avalia Vannucchi.
Como Advisor da École Intuit Lab, Giovanni conta que terá a missão de ajudar a implementar um sistema de ensino que prioriza justamente a formação de profissionais preparados para atuar em sintonia com as necessidades dos negócios e da sociedade em qualquer lugar do mundo. “A demanda mundial é por profissionais com habilidades, pensamento crítico e original para compreender e solucionar problemas complexos em diferentes mercados e culturas. Para além da técnica, precisam ter formação humana e empatia”, destaca.
Membro do Comitê Consultivo da BID no Brasil, palestrante e júri em diversos eventos ao redor do mundo, Vannucchi acumula prêmios nacionais e internacionais como o Prêmio BDA da ABEDESIGN e o iF DESIGN AWARD. Foi fundador do Comitê de Design da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE), um dos fundadores da Associação dos Designers Gráficos (ADG) e da Associação Brasileira das Empresas de Design (ABEDESIGN).
Na BID, irá mediar a mesa “Packaging, ese ansiado objeto de deseo” (Embalagem, aquele tão esperado objeto de desejo, na tradução para o português), composta pelo vencedor do Prêmio Design Gráfico e Comunicação Visual, Ismael Prieto (Chile) e pelos finalistas Tomás Aramayo Lenz (Bolívia), Eduardo del Fraile (Espanha) e Eduardo Aires (Portugal). Eles irão discutir a embalagem como peça de comunicação, já que ela é a ponte entre a empresa, produto e o potencial cliente, transmitindo os valores da marca e consolidando a identidade visual. O debate pode ser assistido ao vivo pelo YouTube da BID na próxima quarta-feira (25) às 11 horas (hora de Brasília; 15h em Madrid).
A BID abriu na segunda-feira (23) e acontece a cada dois anos na Espanha. É organizada pela DIMAD – Associação Designers de Madri e pela Fundación Diseño Madrid. A mostra reúne trabalhos de diversas categorias de design produzidos na América Latina, Portugal e Espanha. Neste ano, a bienal contará com a participação de 27 projetos brasileiros de Design. O evento acontecerá de forma on-line e presencial entre os dias 23 e 27 de novembro de 2020.
Serviço:
Mesa Packaging, ese ansiado objeto de deseo
Participantes: Ismael Prieto (CH); Tomás Aramayo Lenz (BO); Eduardo del Fraile (ES); Eduardo Aires (PT).
Mediador: Giovanni Vannucchi
Data: Quarta-feira, 25, às 11h (horario de Brasília)
Duração: 1 hora
Local: https://www.youtube.com/channel/UCHQiFn-xZWFlVx42f-QUmcA
Sobre École Intuit Lab
École Intuit Lab é uma escola de origem francesa de Design, Artes e Comunicação Visual, com abrangência internacional e visão multicultural. Co-fundada em Paris em 2001 pelos designers e acadêmicos Clément Derock e Frederic Lalande, que nutrem a visão de construir uma cultura, não apenas uma escola, onde mentes criativas têm a liberdade de inovar, criar e se tornar parte de uma revolução no ensino do Design. Com forte presença internacional, mantém dois campus na França, em Paris e Aix-en-Provence (cidade universitária localizada no sul do país), dois na Índia, em Mumbai e Calcutá, e agora também em São Paulo, Brasil. Por meio de uma rede de parcerias com 18 universidades e cerca de mil empresas e agências, oferece aos alunos possibilidades de desenvolver projetos e intercâmbios na Europa, Ásia, América do Norte e América Latina.
Ao completar 20 anos, o instituto implementa seu novo campus São Paulo, onde oferta três cursos de formação, que corresponde à graduação francesa, com quatro anos de duração. São eles: Formação em Comunicação Visual e Design Digital, Formação em Arte & Design de Games e Formação em Artes Visuais. Além destes, há o curso de extensão em Design & Comunicação, com duração de 18 meses.