A cada ano que passa, mais empresas apenas possuem a certeza de que o marketing digital está se solidificando e se tornando uma questão de prioridade.
Afinal de contas, ele se trata de um conjunto de ferramentas eficientes e inovadores, para atrair potenciais clientes, ampliar o alcance de uma marca e agregar valor a empresa.
O sucesso e popularização do marketing digital fez com que as empresas se atualizassem e migrassem para o universo online.
No entanto, assim como a internet e as novas tecnologias, o marketing digital também sofre por constantes evoluções. Devido a isso, é fundamental que os gestores estejam sempre preparados e atualizados para modificarem as suas estratégias.
E em 2020, as mudanças foram enormes. Se você quer saber quais são as principais novidades do marketing digital neste, ano, continue nos acompanhando e vem conosco para saber de tudo! Vamos lá?
1. Uso das redes sociais para comunicação
Podemos afirmar que uma das grandes revoluções que 2020 trouxe foi o uso diferente das redes sociais.
Até pouco tempo atrás, as redes sociais eram vistas como uma plataforma feita para compartilhar informações relevantes, interagir e se relacionar.
No entanto, com o alto potencial de relacionamento com os clientes, as redes sociais passaram a ser ferramentas poderosas para atrair a atenção dos clientes e também servir como um canal de comunicação instantâneo.
Ou seja, se sua empresa vende cesta básica de alimentos, por exemplo, ao invés de direcionar um e-mail formal ou entrar em contato por telefone, as redes sociais podem fazer todo o trabalho de comunicação e relacionamento com o cliente de maneira simples e prática!
Além disso, o Whatsapp, plataforma de chat privado, também se tornou alvo dessas ferramentas! Hoje em dia, é comum observar empresas que divulgam seus produtos ou serviços pela plataforma. Basta ter o número de telefone do lead ou consumidor!
2. Chatbots dominam cada vez mais
Descobrimos recentemente que a inteligência artificial está se aproximando cada vez mais do marketing digital. E uma dessas formas de aproximação foi do Chatbot.
Por sua vez, o chatbot é um sistema que transmite mensagens padronizadas, com o intuito de solucionar as dúvidas de um potencial cliente ou consumidor.
Essa tendência começou a ser requisitada especialmente pelas empresas que oferecem produtos mais específicos, como o oxigênio medicinal, por exemplo, e por isso precisam de um atendimento mais otimizado.
Com o uso do Chatbot, além da comunicação ser instantânea, a empresa pode garantir a boa experiência dos clientes e impulsioná-los em sua jornada de compra!
2. Empresas apostam na busca visual
A busca de produtos e serviços na internet pelos clientes também mudou. Para você ter uma ideia, uma pesquisa levantada pela Criteo estipulou um aumento de até 30% na margem de lucro das empresas que investem em busca visual.
Outra pesquisa, desta vez realizada pela Slyce, afirmou que o uso da busca visual aumenta a visualização e atração de um produto em até 48%, enquanto a permanência no site também aumenta em 58%
Ou seja, se você presta serviços ou vende produtos, como placas de sinalização, por exemplo, o uso de imagens com uma qualidade otimizada faz com que seu produto seja mais requisitado, pois os clientes terão mais certeza do que estão prestes a comprar!
3. Conteúdo em formato de áudio e vídeo
E já que estamos falando em imagens, outro elemento que se solidifica cada vez mais dentro do marketing digital são os conteúdos por áudio e também vídeo.
Afinal, um conteúdo transmitido por voz pode ser mais recebido por um cliente do que uma matéria extensa de conteúdo por texto.
Além disso, é possível incluir estratégias de conteúdo de voz em diversas situações. Se você deseja continuar a investir em seu blog, é possível adicionar um player de áudio com o assunto explicado por voz.
Esse detalhe faz com que mais clientes consigam ler o conteúdo por completo e se interessar ainda mais!
Agora que você já sabe quais são as principais novidades do marketing digital em 2020, o que acha de aplicar algumas dessas estratégias e obter sucesso?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.