O WhatsApp chegou para revolucionar a forma de comunicação entre a sociedade. Inclusive, esse é um dos aplicativos mais usados no mundo. Atualmente, basta ativá-lo em um smartphone e pronto! A comunicação se torna muito mais fácil e rápida.
Foram exatamente essas características que atraíram a atenção do mundo corporativo para essa plataforma e, o Facebook, responsável pelo gerenciamento do WhatsApp, não deixou a oportunidade passar.
Mais conhecido como WhatsApp Business, a ferramenta mudou as formas de se fazer negócio e proporcionou uma melhora na comunicação entre cliente e empresa.
Mas antes de adotar o WhatsApp Business, é preciso entender quais são as vantagens que ele proporciona. Confira na lista abaixo!
5 Vantagens do WhatsApp Business
Preparamos este artigo para mostrar as diversas vantagens do WhatsApp Business. Preparado? Boa leitura!
1. O WhatsApp como um meio de comunicação
O WhatsApp é o aplicativo de conversa mais utilizado no mundo. Atualmente, ele concentra mais de 1 bilhão de usuários ativos todos os dias.
Entretanto, a ideia de elaborar estratégias para atrair clientes por meio do aplicativo pode ser um pouco invasiva. Para conseguir direcionar as ações de marketing digital de forma efetiva, evite esse tipo de abordagem.
Por isso, a ferramenta desenvolveu uma finalidade diferente. Ele permite que as empresas se comuniquem apenas com os clientes que procuram. Essa ação acontece por meio de dispositivos oferecidos pelo sistema, como links de comunicação.
A grande diferença entre todas as outras plataforma é a facilidade na comunicação. Por meio dessa ferramenta, a sua equipe pode trabalhar com mais facilidade e agilidade no dia a dia.
2. Catálogo de produtos
O WhatsApp Business ainda proporciona uma forma remota de apresentar o catálogo de produtos da marca. Esse aspecto pode auxiliar as vendas dos empreendedores que trabalham diretamente com o WhatsApp.
Além disso, é uma ótima maneira de poupar tempo, pois você não precisa ficar procurando as fotos para enviar, decorando ou buscando preços na sua tabela, entre outros fatores.
Imagine precisar procurar a descrição de um molde de injeção plástica em meio a tantos outros produtos na sua galeria? Nesse sentido, a plataforma se mostra muito eficiente e organizada.
Todos os produtos ficam armazenados, promovendo praticidade para você e para o comprador. Além disso, também é possível incluir links, caso você possua um website.
3. Produtividade e automatização
A plataforma ainda oferece automatização das respostas. Dessa forma, é possível criar uma forma de solucionar o questionamento do seu possível cliente instantaneamente.
Podemos mencionar como exemplo quando o cliente estabelece o contato fora do horário comercial. Com a automatização das respostas, é possível programar uma mensagem para que o consumidor não fique horas aguardando o retorno do contato.
Além de fornecer respostas fora do horário comercial, também é possível enviar mensagens de saudação. Basicamente, isso é interessante para receber o cliente, proporcionar boas experiências e entender o que ele está buscando.
Outra vantagens dessa plataforma é a possibilidade de inclusão de links. Com esse recurso, é possível gerar novos leads e aumentar o tráfego do seu site.
Funciona da seguinte maneira: vamos supor que você disponibilizou um link na sua página de oxigênio medicinal, por exemplo. Uma vez que o usuário clica nesse conteúdo, o atalho direciona o consumidor a uma conversa no WhatsApp.
4. Acesso a métricas
Para saber se a sua empresa está indo bem, é fundamental que os responsáveis estejam atentos as métricas e estatísticas de resultados. Com isso, o WhatsApp Business se mostra muito eficiente
Nesse sentido, é possível verificar as mais diversas informações: se o novo produto com espuma laminada alcançou um número grande de clientes, o número de mensagens enviadas pela marca, se foram entregues aos destinatários e, consequentemente, lidas pelos cliente.
Com a coleta de dados, fica muito mais fácil identificar falhas no atendimento, bem como definir se essas ações serão utilizadas apenas para manter um bom relacionamento com o consumidor ou também como ferramenta de divulgação
Pronto para adotar essa ferramenta?
O WhatsApp é apenas uma das ferramentas fundamentais para um negócio. Existem vários outros dispositivos tecnológicos que você pode conhecer e dominar. Portanto, basta estudar, pesquisar e destinar as suas ações em plataformas de inovação.
E você, já conhecia todas as vantagens do WhatsApp Business para uma empresa? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.