Antes de iniciar uma nova jornada, é muito comum os empreendedores terem uma gama de dúvidas e, por essa razão, acabam se confundindo ou realizando processos que prejudicam sua carreira no futuro.
Especialmente no momento de abrir um novo negócio, essa pode ser a hora mais aterrorizante de todo empreendedor, se ele não ter todas as informações e verificar as regulamentações necessárias para o processo.
E sabemos que dentro do setor jurídico, tudo fica mais difícil. Mesmo no início da carreira, existem uma série de burocracias que, se você não desenvolver o seu negócio da forma correta, pode acarretar no fim do seu empreendimento.
E por essa razão, nós elaboramos este post para explicar aos empreendedores jurídicos de plantão algumas das dúvidas mais frequentes na hora de começar sua jornada e montar a própria empresa.
Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Está preparado?
1- Devo registrar minha empresa?
Não é necessário no início do negócio, mesmo que muitos já começam adotando essa opção.
No início da jornada, a maioria dos empreendedores preferem não registrar a empresa. E isso acontece em diversos ramos, como em comércios, indústrias de alpinismo industrial, entre outros.
Afinal, sem registro não é necessário pagar impostos da maneira mais burocrática. Já para quem deseja registrar sua empresa, o processo da formalização ocorre da seguinte maneira:
- Elabore seu contrato social e defina o documento junto a uma OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do seu município.
- Registre sua sociedade na Receita Federal e protocole a retirada do seu CNPJ
- Dê entrada no processo de solicitação do Alvará de Funcionamento;
- Cadastre o seu negócio na Previdência Social (INSS);
- Por fim, solicite a Nota Fiscal Eletrônica e se regularmente nos órgãos necessários da sua região.
2- E como fica a marca da minha empresa?
A marca da sua empresa pode ser registrada por meio do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), um órgão responsável pela marca empresarial de milhares de segmentos, como empresas de projeto de spda, entre outros presentes no país.
Esse processo é essencial, pois assim, a marca da sua empresa se torna exclusivamente sua, impedindo problemas com plágios e construindo sua própria identidade visual.
A partir disso, seu negócio se torna mais reconhecido e pode alcançar uma gama maior de novos clientes, o que é essencial para um escritório de advocacia iniciante.
3- É possível divulgar minha empresa normalmente?
Dentro do setor jurídico, existem algumas delimitações sobre a publicidade e propaganda. Essas leis são estabelecidas pelo Código de Ética e Disciplina da OAB.
O capítulo IV – “Da Publicidade”, art. 28, explica: “O advogado pode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou coletivamente, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa, vedada a divulgação em conjunto com outra atividade.”
Explicando de uma forma mais simples, o advogado pode sim realizar propagandas e divulgar seus serviços, desde que seja de maneira ética e responsável.
Ou seja, que tenham o caráter informativo e que tenha a finalidade de repassar alguma informação, conscientizar e educar o público.
Essa é a principal característica do Marketing Jurídico, um conjunto de estratégia para trazer resultados positivos e agregar valor a empresa advocatícia.
É claro, essas delimitações variam de acordo com o determinado setor em que o empreendedor atua. Para uma empresa que presta serviços de manutenção de elevador, por exemplo, as leis estabelecidas para o marketing podem variar.
Agora que você já já sabe sobre as principais dúvidas jurídicas de todo empreendedor iniciante, o que está esperando para planejar o seu negócio de maneira certeira e ter sucesso em sua jornada? Gostou do post?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.