Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre startup, não é mesmo? A realidade é que, nos dias de hoje, esse termo tem ganhado cada vez mais destaque no meio dos negócios. Bom, mas e o que ele realmente significa, você sabe?
Mas antes de qualquer coisa, vamos deixar algo bem claro: o uso desse termo já existe há muito tempo, o que aconteceu é que, com a chegada da internet e a propagação massiva das informações, startup passou a ser conhecida e popularizada.
Não se pode dizer que há um conceito específico sobre o que é uma startup, mas há alguns consensos sobre.
De modo geral, podemos definir uma startup como uma empresa emergente, ou em desenvolvimento, que aposta numa ideia, normalmente com um componente tecnológico central e alto potencial de crescimento.
Dentro desse cenário, as empresas que se configuram nesse termo, normalmente defendem uma ideia inovadora, podendo até ser considerada de risco. Bom, é muito comum encontrar ideias que se destacam daqueles que já estão no mercado.
Para você ter uma ideia da relevância desse conceito, muitas empresas consideradas referências no cenário mundial surgiram como uma startup. Os exemplos são diversos, como Facebook, Amazon ou Google. Agora, vamos parar para pensar: faz muito mais sentido a potencialização da startup e o porque ela tem chamado tanta a atenção, não é mesmo?
É difícil, nos dias de hoje não notar que o termo startup e o seu conceito ultrapassa seu significado original, como se fosse uma nova conceituação. Podemos dizer que se refere a certos tipos de empresas quando estão em fase inicial, e está sendo usado para descrever uma abordagem de gerenciamento específica.
Quando se olha para o mercado e se percebe que muitas empresas iniciaram como uma startup, isso motiva e faz com que o número de empresários dispostos a arriscar e se aventurar em um modelo mais inovador, uma vez que o avanço tecnológico é tão rápido e as possibilidades para uso de tecnologias emergentes são tantas.
Pensando nisso, produzimos um artigo interessante sobre os princípios mais importantes na hora que decidimos apostar em um negócio no modelo de startup. Vamos nessa?
Conheça os princípios básicos de uma startup
Os principais princípios desenvolvidos referentes ao startup, surgiram a partir de um livro muito conceituado dentro do mercado, denominado de O Estilo Startup. Ele é uma continuação de uma obra elaborada por Eric Ries.
Pensando nisso, citaremos a seguir os 5 princípios básicos que precisam ser adotados por qualquer empresa de placas de sinalização, seja ela grande, média ou pequena. Confira a seguir:
Inovação Contínua
Vamos combinar uma coisa aqui: é importante e muito interessante quando pensamos em algo inovador e que o mercado ainda não conhece. Isso é um fato! Porém, não caia na pilha de que só ideias únicas fazem parte das chamadas startups.
Um dos princípios mais importantes é tratar e trabalhar com a inovação contínua. Dentro desse cenário, o objetivo não é fazer com que uma ideia inovadora, de risco, se concretize.
Enfim, de modo geral, a inovação contínua tem muito a ver com a ação de identificar novos métodos que permitirão que a empresa de estação de tratamento de água cresça, bem como gerar novas ideias constantemente.
Tenha a startup como força atômica de trabalho
É importante que você tenha em mente que quanto maior for o número de funcionários da sua empresa, mais difícil ficará de organizar e lidar com todos os problemas e dúvidas que surgirão.
Por isso, esse princípio busca criar equipes de trabalho dentro de grandes empresas, permitindo que elas operem como se fossem pequenas startups internas, evitando a lentidão típica dos negócios tradicionais estabelecidos.
O empreendedorismo é a função para organização
Vamos ser sinceros: ao passo que as empresas vão conquistando um espaço mais seguro e confortável dentro do mercado, o empreendedorismo, em sua essência, vão ficando cada vez mais de lado. E isso é um erro muito cometido e que pode prejudicar seus negócios.
Bom, por isso é tão necessário que os empreendedores que começam um negócio tenha em mente a importância de empreender como uma função organizacional da empresa. Quando você entende o que é empreender e que ele é algo contínuo, você acaba por dar mais atenção em pontos que podem ser deixados de lado com o tempo.
Tenha em mente a segunda fundação
Quando trabalhamos como donos do próprio negócio, é muito comum que exista uma escala das mudanças necessárias para tomar as medidas importantes comuns às startups. Esse processo pode ser considerado como algum tipo de “segunda fundação” da empresa de domus para telhado.
Dentro do contexto apresentado, a empresa precisaria, basicamente, reescrever seu DNA, já que estaria definindo todo o propósito corporativo em torno da inovação, o que provavelmente exigiria a reestruturação dos métodos de trabalho existentes.
De modo geral, é necessário romper com os modelos tradicionais e tentar replicar a flexibilidade que as startups têm quando se adaptam às demandas do mercado.
Transformação contínua
Sabe quando usamos aquela velha porém muito importante expressão “e de volta ao começo”? Então, ela pode servir bem como a definição desse princípio, viu?
A verdade é que as empresas precisam discutir, dentro do seu DNA, a capacidade de se reinventar constantemente, para que, uma vez que uma mudança ou transformação tenha sido alcançada, estejam prontas para assumir um novo desafio.