A famosa LGPD foi sancionada em 2018, mas só entrará em vigor de fato em fevereiro de 2020. Para esclarecer melhor todos os aspectos que envolvem a Lei Geral de Proteção de Dados, o que se deve ter como foco é a transparência!
Por meio dessa lei que os critérios foram estabelecidos, impondo às responsabilidades das empresas, quando a pauta se trata de assuntos pessoais e compartilhamento de informações, estabelecendo um alto padrão de qualidade, caso ocorra algum tipo de rompimento desses padrões, as punições serão rigorosas.
Tudo isso está relacionado ao apuramento dos dados e todos os controles dessas informações, acessos, formas de utilização, reprodução, armazenamento, classificação, eliminação e manipulação de todas essas informações.
São muitas às mudanças, mas não se preocupe, porque preparamos esse conteúdo para falar sobre todas às mudanças e impactos da LGDP vai gerar na vida das pessoas e empresas. Confira!
Conheça os pilares da LGDP
Os pilares são fundamentais, quando se trata de empresas que trabalham com o tratamento de dados, inclusive, devemos considerar como principal objetivo a adequação para transparência.
Segundo essa cultura dos pilares, organizações públicas e privadas que possuem o costume de armazenar dados mesmo sem antes saber quais são as determinadas ações que vão realizar, mas com todos esses tipos de mudanças isso vai gerar impacto nesse cenário também.
Essa nova lei LGPD, também vai contra ao tipo de hábito que captura os dados e vai passando a delimitar ações, ao que realmente é necessário, e isso inclusive envolve a maior interação direta entre empresas e consumidores.
Dessa forma, vai acabar adequando a captura dos dados, fazendo com que a captação e formas sejam mais específicos aos objetivos definidos.
Reflexos e impactos no marketing
Ao falarmos sobre as regras da LGPD, um dos primeiros pontos a serem analisados, são os reflexos e impactos que isso irá causar no mundo do marketing, incluindo toda a parte estratégica que estão girando ao redor da administração de banco de dados, informações detalhadas do perfil de clientes e leads (que são potenciais clientes qualificados).
Sem dúvidas, a LGPD irá revolucionar as formas de como as empresas estão trabalhando com os seus dados, mas, isso não significa a extinção de ações atuais como leads qualificados.
Na verdade, às mudanças que geram reflexos e impactos vão forçar as empresas para a criação de estratégias mais completas e eficientes, direcionadas para grupos mais segmentados de leads, mas que, por serem limitados possuem um alto ou baixo potencial de serem performados.
Inclusive, as mudanças vão exigir dos profissionais da área de comunicação e marketing, a questão da transparência, que é o foco da lei imposta, gerando uma conexão mais positiva entre clientes e organizações.
Na situação de inbound marketing, por exemplo, que possui a estratégia de marketing de atração, a captura de todas as informações tem o principal objetivo de estabelecer uma relação próxima com os clientes em potencial.
Pensando em determinados tipos de perfil, uma pessoa que procura por chuveiro lava olhos, ou para-raio predial, é estabelecido um padrão de procura por elétrica e redes elétricas.
Já um perfil que busca por domus para telhado, se classifica em um padrão de construção ou decoração.
Com a ativação da LGPD, isso não irá mudar. Na verdade, apenas irá reforçar ainda mais, a necessidade de serem desenvolvidos materiais ricos e mais relevantes de acordo com os perfis, com o foco em estimular o conhecimento dos leads, trabalhando a nutrição por meio de fluxos e variáveis, para que esses leads em potencial, convertam para o status de cliente.
Planejamento para as ações de impactos
É verdade que todas às mudanças geram impactos, então é muito importante desenvolver um bom planejamento, se preparando para às novidades e se adaptando aos processos e reajustes.
Com toda essa base de informações vistas ao longo deste conteúdo, não devemos olhar de forma negativa para as mudanças, pois às mudanças fazem parte do processo de melhorias e são sempre muito importantes, para proporcionar a melhor experiência entre clientes e empresas.
Quando se estabelece um alto padrão de qualidade para o processamento de dados pessoais, não será visto como um problema para empresas que possuem visão de crescimento e sede por inovação, desenvolvendo estratégias de marketing e personalização para os negócios.
Esse artigo foi escrito por André de Angelo, criador de conteúdo do Soluções Industriais.