No ano de 2021, o Brasil contou com recordes de pedidos de demissão, e grande parte das pessoas que se desligaram do seu antigo trabalho para procurar novas oportunidades, tomaram essa atitude justamente pela ausência de um plano de carreira bem estruturado.
De acordo com pesquisas, 63% dos colaboradores, se desligam de uma empresa em busca de melhores oportunidades e um planejamento bem estruturado, enquanto 81%, considera uma empresa boa para se trabalhar, se ela tiver um plano de carreira com ótimas oportunidades.
Mas o grande problema é que, muitos gestores não entendem ou não levam a sério a importância que o plano de carreira tem não só para o colaborador mas também para a empresa, ela é como um Grupo Gerador De Energia, que segura a barra em momentos críticos, e consegue deixar os processos operando de forma eficiente.
No texto de hoje, iremos mostrar para você qual a importância do plano de carreira para uma empresa, e os motivos que fazem com que você precise investir em um para o seu negócio, bora conferir? Vamos lá!
O que é o plano de carreira?
Antes de entender qual a sua importância, é preciso destrinchar um pouco mais sobre o seu significado, o plano de carreira é um planejamento estratégico do crescimento dos colaboradores de maneira individualizada, ou seja, é um plano pensando no futuro, e alinhando as qualidade e necessidades de cada funcionário que atua dentro da sua empresa.
É como ter um mapa que indique para o caminho certo, o que deve ser feito, e até onde aquele colaborador pode chegar, isso ajuda o trabalhador, a enxergar melhor o seu futuro dentro da corporação, entender qual a sua função, o que fazer para evoluir, e se sentir mais seguro ao compreender que ele faz parte de todo o processo da sua empresa.
Muitas vezes, andamos por aí sem rumo, sem saber ao certo a direção, o que pode levar no mau uso de habilidades e até mesmo a estagnação, o plano de carreira ajuda a endireitar e trazer um novo rumo e perspectiva para seu futuro profissional, aproveitando ao máximo, as qualidades de cada um, e trabalhando suas individualidades para se desenvolverem dentro da empresa.
Nesse ponto, você já deve ter percebido o quanto um bom plano de carreira pode ser crucial para qualquer colaborador, certo? Assim como o Laudo Avcb é obrigatório em edificações, ter esse planejamento é crucial para o funcionário e também para a empresa, abaixo, listamos os motivos dele ser tão impactante dentro dos empreendimentos, confira!
Retém talentos e diminui o turnover
Quem não quer manter seus colaboradores dentro de sua empresa? Muitos negócios acabam deixando escapar seus talentos justamente por não trazerem uma concepção do futuro e nem incluírem eles nos planos da empresa, fato que acontece quando você utiliza o plano de carreira.
Através dele, você mostra a sua equipe, a importância e relevância que ela tem dentro do seu negócio, indicando o futuro, e ressaltando suas habilidades, além de beneficiar conforme os ganhos que ela gera para a empresa, esses fatores e essa projeção de crescimento, auxiliam a fazer com que as pessoas sintam vontade em trabalhar e continuar dentro da sua empresa.
Ajudando dessa forma, a reter seus talentos e a diminuir o número de turnovers, quanto mais os colaboradores enxergam que tem futuro, mais eles se sentem determinados e confiantes a continuarem trabalhando para o seu negócio.
Aumenta a motivação e produtividade da equipe
Existe um empurrãozinho melhor e mais motivacional do que saber que seu sucesso só depende do seu trabalho? Ao elaborar um plano de carreira, você identifica os pontos fortes de cada colaborador, fazendo com que eles consigam focar nos pontos onde eles realmente se desenvolvem melhor.
Isso injeta ânimo aumentando a sua motivação e produtividade, fazendo tarefas com mais naturalidade e facilidade, além disso, saber que o sucesso está ao seu alcance e que o seu trabalho pode gerar frutos no futuro também serve como uma motivação extra.
É natural que os colaboradores produzam mais e de maneira mais qualitativa, quando entendem que podem evoluir de patamar e alcançar o sucesso dependendo apenas de si mesmo.
Promove o autoconhecimento e ajuda o colaborador a desenvolver o sentimento de pertencimento
Por fim, todo bom plano de carreira ajuda o colaborador a entender melhor sobre a si mesmo e desenvolver habilidades que poderiam não ser tão usadas, percebendo melhor aquilo que ele é bom, e onde ele deve apostar para crescer.
Outro detalhe é que, no meio disso tudo, a sua equipe ganha um sentimento de pertencimento, sabendo que faz parte da empresa, como um Aquecedor a gás, composto por vários componentes diferentes.
Isso auxilia nas tomadas de decisão, e faz com que cada funcionário se sinta mais seguro dentro da empresa, sendo mais ativo, e também até certo ponto, mais grato pelo seu trabalho.
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