(Outra característica relevante é o destaque da instituição entre os concorrentes e o impulso na carreira profissional de docentes e gestores)
*artigo por Marcelo Cabral
Qualificar o ambiente educacional com tecnologia, além de aproximar o aluno da escola e oferecer tecnologia de ponta, eleva o nível da gestão pedagógica, destaca a instituição frente a concorrência e impulsiona a carreira profissional de professores e gestores. Mas para que a tecnologia seja aplicada no universo educacional com eficiência, é necessário que sejam realizadas mudanças no modelo pedagógico e na infraestrutura de TI, aspectos necessários para a transformação digital na educação.
Entrega sob medida para a necessidade dos alunos
O segundo passo na tomada de decisão para implantar tecnologia de qualidade nas escolas, passa pelo processo de entender a necessidade dos alunos para refletir sobre os benefícios que a tecnologia disponibiliza e entregar recursos sob medida. Estamos falando aqui de estabelecer a visão e as metas que fazem sentido para a instituição, seus alunos e corpo acadêmico. Uma das metas a serem observadas, por exemplo, é como a tecnologia vai auxiliar alunos com facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem, e como extraímos e lemos dados que vão apoiar as ações para cada grupo de alunos.
Uma análise dos recursos existentes é necessária para que se estabeleça um planejamento com metas de curto, médio e longo prazo. Neste quesito, entra a análise das propostas de ferramentas de aprendizagem, softwares de gestão e controle de alunos e hardwares adequados de acordo com as demandas para integrar a escola ao conceito de Educação 4.0 -que considera de forma primordial a convergência, interatividade e colaboração -.
Como estamos falando também de uma nova cultura que compreende divisão de tempo de forma produtiva em um ambiente informatizado com compartilhamento de informações, espírito e método colaborativo, atividades de engajamento com alunos e professores são essenciais. Aqui tocamos no ponto de como a tecnologia se integrará ao modelo pedagógico e como as transições se darão.
Infraestrutura de TI e TE – Compra ou Locação?
Em todos os processos de transformação digital o uso de hardware e software faz parte do dia-a-dia, por isso a importância de uma estrutura de apoio de TI de TE (Tecnologia Educacional) robustas.
Como já citado, um diagnóstico dos recursos existentes e dos recursos necessários é ponto primordial. Assim como a avaliação da estrutura física do ambiente que comporte computadores e demais componentes da rede, bem como dispositivos que evitem a perda de dados em caso de quedas de energia, backups dos servidores e medidas preventivas de segurança, por exemplo.
O próximo passo é avaliar como implantar a infraestrutura necessária desde o tipo de equipamentos até os recursos financeiros que devem ser investidos no processo de transformação digital.
O HaaS (Hardware as a Service) é hoje uma excelente opção para as escolas que não possuem um processo adequado e ou padronizado na aquisição de equipamentos, ou para as escolas que não contam com uma equipe especialista para suportar esse novo ambiente tecnológico que é bem desafiador. Esse modelo de negócio, de locação de equipamentos para infraestrutura de TI e de TE, oferece soluções padronizadas de acordo com a necessidade e orçamento da instituição, sem precisar de um aporte inicial e com pagamentos mensais extremamente acessíveis.
Além do apoio para a infraestrutura de TI, o modelo HaaS suporta serviços técnicos e apoio pedagógico especializado, assim como acesso às plataformas de aprendizado e programas de treinamento continuados para o pessoal da administração e professores.
Maturidade Digital
E a sua escola, em qual estágio de maturidade de TI se encontra no momento?
Não importa, o fato é que é urgente a renovação do modelo educacional e a tecnologia é o passo mais importante na transformação digital. A iniciativa para entrar neste novo mundo deve levar em conta ouvir alunos e professores, pesquisar no mercado as novidades, ler casos de sucesso de escolas que adotaram definitivamente a tecnologia e com coragem e planejamento escrever um novo capítulo, o da sua escola 4.0.
No final do dia o que esperamos entregar é a Transformação do dia-a-dia com impacto espelhado nas oportunidades e escolha de carreira profissional, bem como no sucesso na vida adulta dos nossos alunos.
Perfil do Autor: Marcelo Cabral, Gerente de produto e inovação da Agasus.