Antes de realizar a aplicação do piso industrial, um profissional realiza toda a preparação do local e a separação de todas as ferramentas necessárias para o serviço. A prática de divulgar um e-commerce também inicia com uma preparação cuidadosa.
Durante a etapa conhecida como “planejamento”, são estabelecidos os fatores básicos para a criação tanto da loja virtual, que vai envolver o conhecimento do mercado e da concorrência, a definição de objetivos e metas, a área de atuação, os investimentos, as finanças, etc.
Se formos pensar no funcionamento dos e-commerces e no crescimento acelerado deles, é possível citar que a fase de planejamento sempre irá voltar, especialmente quando envolve a introdução de novas estratégias de marketing digital.
Bem, enquanto as próximas inovações não chegam, vamos focar em todos os recursos já disponíveis para divulgar um e-commerce. Para te ajudar, separamos quatro dicas infalíveis e que podem gerar bons resultados em curtos, médios e longos prazos. Confira!
1. Utilize técnicas de SEO
O primeiro passo para divulgar um e-commerce começa dentro do próprio site, com a introdução das técnicas de SEO. Sigla em inglês para referenciar à otimização para mecanismos de busca, a implementação ajuda a conseguir um melhor posicionamento orgânico em plataformas como o Google e o Bing!
Pense que você realiza serviços de manutenção de forno elétrico de embutir multimarcas. Ao seguir as regras de SEO, você irá garantir um site seguro, rápido, legível e relevante, o que provavelmente te colocará nas primeiras posições da ferramenta de busca, que são as mais acessadas pelos usuários.
2. Esteja nas redes sociais
Quando falamos sobre energia elétrica, a maioria das pessoas pensam em lâmpadas, fios, cabos e tomadas, mas os sistemas energizados possuem muito mais acessórios, e alguns essenciais, como os conectores elétricos.
Resumidamente, os acessórios têm a função de emendar duas partes de um mesmo fio, diminuindo fugas de correntes e o consumo desnecessário da energia. As redes sociais podem até não ter essa função, mas ela também pode conectar duas partes: o cliente e o e-commerce.
Segundo um relatório da We Are Social em parceria com a Hootsuit, o Brasil conta com mais de 70% da população conectada nas redes sociais. Esse elevado número faz com que as plataformas sejam excelentes janelas para o fortalecimento de uma marca no mercado.
Mas atenção: divulgar um e-commerce nas redes sociais é fundamental para os negócios, mas não uma tarefa fácil. Cada plataforma de comunicação e interação social tem as suas próprias características e peculiaridades que devem ser respeitadas.
Excelentes exemplos disso são o Instagram e o Twitter! No primeiro, as publicações realizadas tanto no feed quanto nos stories devem apresentar uma imagem e/ou vídeo. Já na segunda, as campanhas devem ser mais compactadas e objetivas, pois a plataforma estabelece um limite de 280 caracteres por tweet.
3. Envie e-mail marketing
De acordo com uma pesquisa da Pew Research, 92% dos adultos conectados à internet possuem uma conta no e-mail e, em média, 61% visualizam a plataforma diariamente. Desse modo, o investimento em e-mail marketing se torna fundamental para melhorar o desempenho de um e-commerce.
4. Invista em anúncios patrocinados
Existem alguns segmentos extremamente competitivos, que mesmo com a realização das três primeiras dicas os retornos ainda não são como os esperados, como é o caso de hotéis e pousadas. Isso porque uma pessoa pode encontrar milhares e até milhões de destinos diferentes durante uma busca.
Nesses casos, a divulgação orgânica dá espaço para os anúncios patrocinados, que costumam aparecer para os clientes em momentos de potenciais compras. Com isso, você consegue aumentar significativamente a sua conversão!
Ah, e um pequeno e-commerce também pode – e deve! – investir em anúncios patrocinados, pois eles te ajudarão a ficar em um posição de destaque tanto no Google quanto nas redes sociais, variando os retornos de acordo com a contratação realizada.
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Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.