Ter plantas em casa, substituir a iluminação incandescente e investir em aparelhos de ventilação podem deixar seu ambiente bem mais agradável
(crédito: divulgação istock)
Nos dias quentes, em que a temperatura e a sensação térmica são muito altas, precisamos buscar alternativas para nos refrescar e nos sentir mais confortáveis. Nem sempre sair de casa é a única opção para isso, uma vez que também é possível tornar o nosso lar adequado e fresco para as estações mais quentes. Afinal, a casa é o ambiente onde passamos a maior parte do tempo e realizamos diversas tarefas, por isso é imprescindível que seja um lugar agradável.
São várias as maneiras de tornar a residência um espaço arejado e confortável. Separamos algumas dicas:
- Tenha plantas em casa
Ter plantas em casa é uma forma de colorir o ambiente, de deixá-lo mais vivo, natural e fresco. Isso porque, por meio da transpiração vegetal e da fotossíntese, as plantas absorvem a luz solar, filtram o ar e o deixam mais úmido, o que ajuda a amenizar a temperatura no verão. Lírios, jiboias e samambaias são exemplos de plantas que se adaptam bem ao ambiente doméstico e melhoram a qualidade do ar. Uma alternativa é posicioná-las nas áreas de maior circulação de ar, como perto de portas e janelas.
- Cortinas
Além de deixarem o ambiente charmoso e mais composto, as cortinas têm uma função imprescindível, especialmente nos dias quentes: elas bloqueiam parcialmente a passagem de luz solar e ajudam a deixar o lugar mais fresco. No verão, o ideal é fechar as cortinas durante o dia, para que a luminosidade não adentre com grande intensidade, e abri-las à noite, para favorecer a circulação de ar.
Além disso, entre diversos modelos, cores e materiais de cortina, você pode escolher aquela que mais se adapta à decoração de sua casa.
- Iluminação
Uma dica simples, mas que pode fazer toda a diferença na temperatura do ambiente é a substituição de lâmpadas incandescentes pelas de LED, que são mais econômicas e emitem menos calor. Ainda, os modelos de LED consomem menos energia, o que é notável na conta de eletricidade, visto que o valor pode diminuir consideravelmente.
- Aposte na ventilação
Para não ter aquela sensação desconfortável de abafamento, é imprescindível uma boa circulação de ar, para evitar que o ar quente fique preso no recinto. Em regiões onde o verão é muito intenso, é interessante investir em aparelhos de ventilação, como umidificadore, ventilador e ar-condicionado portátil, pois auxiliam a resfriar o ambiente e deixá-lo mais confortável termicamente.