A instituição, que acolhe crianças e adolescentes com câncer, comemora a marca de 116 construções e 153 reformas de moradias de pacientes
Com o intuito de alcançar uma melhor resposta ao tratamento de saúde, a Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva realiza construção e reforma de casas, proporcionando aos pacientes e seus familiares acesso à moradia adequada e resgate da cidadania.
Iniciado em 1998, o Projeto Vida viabiliza condições habitacionais dignas para as crianças e adolescentes acolhidos pela instituição e chega ao final de 2024 comemorando a marca de 116 construções e 153 reformas de casas de pacientes com câncer ou doença hematológica crônica e seus familiares. As casas construídas ou reformadas através do projeto seguem um padrão estrutural, sendo compostas por sala, cozinha, banheiro e dois quartos.
Este mês, a paciente Maria Eduarda da Silva, 22 anos, foi contemplada com a conclusão da construção da sua residência na cidade de Guamaré, no Litoral Nordeste potiguar. A construção da residência de Maria Eduarda foi financiada pela empresa Teleperformance Brasil. Até então, a paciente morava em um imóvel alugado com a mãe, Sandra, atualmente desempregada.
Acolhida pela Casa Durval Paiva aos 17 anos, Maria Eduarda está em tratamento de osteossarcoma, o câncer com maior ocorrência em adolescentes. Maligno e agressivo, ele se desenvolve em áreas de crescimento do osso, como as extremidades dos ossos longos. Agora, mãe de um bebê, Maria Eduarda destaca a alegria de poder continuar seu tratamento de saúde e criar o filho na própria casa, juntamente com a mãe. “Meu bebê vai crescer nesta casa e nunca mais vamos pagar aluguel. Quero agradecer à Casa Durval Paiva, que é minha segunda casa, também à Teleperformance, que proporcionou a realização desse sonho”, disse emocionada.
Durante a permanência na Casa Durval Paiva, tanto o paciente, quanto o núcleo familiar, acessam serviços de assistência social, farmácia, fisioterapia, nutrição, odontologia e psicologia, além de serviços educacionais. Atenta ao elevado número de óbitos de crianças e adolescentes por câncer, a Casa Durval Paiva atua fortemente na busca pelo diagnóstico na fase precoce da doença, capacitando profissionais da saúde e da educação no RN.
A Casa Durval Paiva acolhe crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas e seus familiares, antes, durante e após tratamento, buscando a cura, contribuindo para o resgate da cidadania, dignidade e qualidade de vida. Desde a sua fundação, há 29 anos, foram acolhidas 2.033 crianças e adolescentes do RN e de outros estados do Brasil.