O que pensa o mercado editorial brasileiro? Obra que reúne entrevistas com profissionais influentes do setor é lançada pela Editora Modelo
“O que pensa o mercado editorial brasileiro?”, de Leonardo Neto, é uma coletânea de entrevistas que oferece um panorama profundo das visões e experiências de profissionais que dão forma ao universo editorial no Brasil
“O que pensa o mercado editorial brasileiro?”, de Leonardo Neto, é um dos primeiros livros publicados pela Editora Modelo, fundada pelos coordenadores do Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais (NESPE). Trata-se de uma coletânea de entrevistas que oferece um panorama profundo das visões e experiências de profissionais que dão forma ao universo editorial no Brasil.
Originadas da coluna “Bate-papo” da newsletter Happy Hour NESPE, uma fonte de informação descontraída e acessível, estas entrevistas capturam a riqueza e a complexidade do setor. Com contribuições de figuras influentes como Karine Pansa, presidente da International Publishers Association, e Marifé Boix García, vice-presidente da Feira do Livro de Frankfurt, este livro revela histórias inspiradoras e oferece insights valiosos sobre os desafios e oportunidades do mercado editorial.
Organizada por Marcos Filho, a obra convida o leitor a pensar no setor e refletir sobre o futuro dos livros e da leitura no Brasil. Ideal para profissionais, estudantes e apaixonados por livros, esta obra é uma peça essencial para quem deseja se aprofundar no fascinante mundo dos livros.
Foco na disseminação do conhecimento sobre mercado editorial
Fundado em 2016 com a missão de transformar o mercado editorial brasileiro através da disseminação de conhecimento especializado e da promoção de práticas inovadoras, o NESPE foi criado pelos sócios-diretores Cibele Bustamante e Leandro Müller. Sempre atenta às tendências do mercado editorial, tanto no Brasil quanto no exterior, a instituição une teoria, prática e academia de forma integrada. Por isso, Cibele Bustamante e Leandro Müller se juntaram a Silvia Rebello, professora na pós-graduação de Edição e Gestão Editorial, também no NESPE, para fundar a Editora Modelo.
A editora nasce com uma dupla missão: estimular a publicação de conteúdo sobre o mercado editorial como um todo e dar oportunidade para que os pós-graduandos do NESPE coloquem em prática aquilo que aprenderam em aula, sob supervisão de profissionais do mercado.
“Como nossa missão é o foco na disseminação de conhecimento para e sobre o mercado editorial como um todo, publicaremos principalmente livros de não-ficção sobre livros, mercado e produção editorial, bem como sua história e temas correlatos, como design de livros, composição tipográfica, manuais de escrita etc.”, afirma Leandro Müller.
O catálogo da editora valoriza a difusão de conhecimento sobre livros, com produções de autoria nacional. Também há planos para traduções de textos estrangeiros para o português. Müller diz que temas ligados ao mercado de livros brasileiro, com todas as suas particularidades, são muito bem-vindos
A editora pretende publicar livros pertinentes para o bom exercício de práticas profissionais no mercado editorial, da escrita criativa e produção de conteúdo. A ideia também é consolidar padrões editoriais, tornar-se referência na divulgação de conhecimento no campo editorial.
Adquira os livros no site da editora: www.editoramodelo.com.br
Siga no Instagram: @editoramodelo_
Siga no Tiktok – @editoramodelo