Com a economia aquecida, os funcionários estão mais inclinados a buscar empregos que ofereçam condições melhores, mostrando a importância de estratégias para reter talentos a longo prazo
Foto: Reprodução/Freepik
A crise financeira em vários setores da economia brasileira ainda está presente, mas encontra avanços. O cenário atual mostra sinais de aquecimento com o fim da pandemia e uma mudança no comportamento dos profissionais em relação ao trabalho.
Uma mostra disso está no aumento das demissões voluntárias, que atingiram um recorde de sete milhões em 2023, segundo dados da LCA Consultores. O resultado indica uma queda no desemprego, dando aos funcionários maior liberdade para escolher o que mais agrada.
Ao mesmo tempo, esse movimento liga um sinal de alerta para empresas que não conseguem reter funcionários de maneira eficiente. Por isso, encontrar meios que façam com que os profissionais se sintam valorizados é essencial.
Motivos para o aumento de demissões voluntárias
Um fator positivo para esse aumento está na recente queda do desemprego e em uma economia mais aquecida no país. Nesse contexto, os funcionários se sentem mais confiantes para deixar empregos que consideram insatisfatórios para buscar uma oportunidade melhor.
Para as empresas, no entanto, esse movimento pode sinalizar dificuldades em reter talentos a longo prazo, principalmente entre os profissionais mais qualificados. A pesquisa também indica que os funcionários pós-graduados têm o maior índice de demissões voluntárias.
Em geral, os motivos que levam um funcionário a tomar essa decisão estão relacionados a uma sensação de falta de valorização no ambiente de trabalho. Por isso, os empregadores precisam investir em estratégias de retenção para evitar os impactos dessa rotatividade.
Dicas para não perder funcionários
Uma maneira de reter talentos em uma empresa é investir em um cartão de benefícios. Esse recurso pode diferenciar a oferta em relação à concorrência e oferecer vantagens que vão além do salário.
Esse cartão pode incluir diferentes categorias, como alimentação, refeição, transporte, educação, entre outras. Ele funciona com um valor específico, que é carregado e utilizado de forma prática na rotina do colaborador.
Na contratação, outras vantagens que podem ser atrativas incluem um plano de saúde e o acesso ao Gympass. No cenário atual, grande parte dos profissionais avalia os benefícios antes de aceitar uma proposta.
As empresas também podem adotar estratégias após a contratação. Oferecer flexibilidade, como jornada reduzida e possibilidade de trabalho remoto, tem se mostrado cada vez mais atrativo. Além disso, um ambiente saudável e com respeito mútuo ajuda a manter os profissionais satisfeitos.
Prejuízos de não manter a equipe a longo prazo
Quando uma empresa não consegue reter seus talentos, acaba gastando mais para contratar novos funcionários. Esse é um custo totalmente evitável que pode impactar o orçamento mensal de outras áreas.
Além disso, uma alta rotatividade de empregados tende a afetar a produtividade de forma negativa. Afinal, novos funcionários geralmente precisam de tempo para se adaptar às operações, além dos possíveis custos adicionais com treinamento.
Por isso, a retenção de talentos contribui para uma operação mais eficiente e para a redução de despesas. Dessa forma, a empresa pode direcionar recursos para outras áreas e aumentar sua margem de lucro a longo prazo.
Importância da retenção de talentos
Em um mercado de trabalho cada vez mais flexível, reter talentos pode ser um diferencial para que a empresa alcance melhores resultados, principalmente a longo prazo. Uma equipe valorizada e adaptada tende a trabalhar de maneira mais eficiente.
Por isso, oferecer benefícios na contratação e promover um ambiente de trabalho saudável são estratégias essenciais, seja com um cartão de benefícios ou com outras práticas.
Os dados mostram que, no futuro, os profissionais tenham mais opções para escolher propostas vantajosas no mercado. Assim, valorizar esses talentos de diferentes maneiras é um fator importante para manter os melhores funcionários na empresa.