Porta-voz: Gabrielle Cavalin, Coordenadora Geral de Redação do Poliedro Colégio e Curso
O ministro da Educação anunciou, via suas redes sociais, o tema da redação do Enem 2024: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Apesar de não ser o tema mais esperado para este ano, os alunos, no geral, não deverão ter tanta dificuldade para discuti-lo em seus textos.
As chuvas que destruíram o estado do Rio Grande do Sul, as ondas de calor e as queimadas que se espelharam por todo país colocaram o eixo do meio ambiente como o mais esperado, assim como a aprovação do Programa Pé-de-meia também colocou o eixo da educação nos holofotes.
No entanto, discutir sobre a valorização da herança africana faz parte da realidade dos estudantes, ou pelo menos deveria, uma vez que a lei 10.639 de 2003 obrigada o ensino da cultura e da história africana no ensino básico brasileiro, justamente como forma de reconhecimento da herança africana. São 20 anos da aprovação dessa lei que, inclusive, gerou efeitos no país como a inclusão de literatura africana nas listas de alguns vestibulares, a exemplo da presença da obra “Nós matamos o cão tinhoso!”, do escritor moçambicano Luís Bernardo Honwana, na lista da Fuvest. Também não podemos deixar de destacar que 2024 será o primeiro ano em que o feriado da Consciência Negra passa a ser nacional, mais uma ação no intuito de valorizar essa herança.
Por fim, vale reforçar que o tema deste ano certamente será recebido com mais facilidade pelos alunos que o do ano passado. Os motivos para isso são: a possibilidade de relações com discussões que são feitas em outras disciplinas, como a de história; a referência a literatura africana em alguns programas de leitura e a elaboração mais simplificada da frase temática. Sobre esse último aspecto, destaca-se que a questão a ser abordada está muito evidente “valorização da herança africana”, assim, os candidatos deverão pensar quais são as causas que ainda impedem essa valorização e/ou as possíveis consequências dela não acontecer para, ao final, propor possíveis soluções para o que foi problematizado.
Sobre o Poliedro Curso
O Poliedro Curso, com unidades em São José dos Campos, São Paulo e Campinas, além de turmas on-line para estudantes de todo o Brasil, oferece uma metodologia única, que envolve qualidade acadêmica diferenciada, acompanhamento individual e apoio ao aluno na gestão do tempo dentro e fora de sala de aula, ajudando cada estudante em sua evolução para a conquista de algo maior para si e para o mundo.
A excelência da metodologia do Poliedro é comprovada pelas aprovações nos processos seletivos mais concorridos do País. Em 2024, nossos estudantes conquistaram 2.703 aprovações em vestibulares de Medicina, com destaque para USP (144 aprovados), Unesp (86 aprovados), Unicamp (66 aprovados), Einstein (174 aprovados), Unifesp (76 aprovados) e Santa Casa (288 aprovados). Nos vestibulares militares 2024, manteve o alto índice de aprovações no ITA (79 aprovados, incluindo o 1º lugar geral), no IME (175 aprovados) e na AFA (62 aprovados). No ITA, o Poliedro alcançou a incrível marca de 1.196 estudantes aprovados ao longo de sua história. Além disso, no Enem/SiSU 2024, os estudantes do Poliedro conquistaram 5.075 aprovações no 1º semestre em diversas carreiras. Para mais informações, acesse o site.
Siga o Poliedro Curso nas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter | LinkedIn | YouTube