Longe de ser um luxo, elas ajudam a diminuir o hormônio do estresse e aliviam a tensão muscular, o que melhora a concentração
No domingo, 3 de novembro, quatro milhões de estudantes farão a primeira etapa das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em busca de uma vaga nas universidades públicas brasileiras. Foram meses de estudos e, agora, é o momento de controlar a ansiedade para que o estado de espírito agitado não atrapalhe o raciocínio na hora da resolução das questões.
Uma alternativa para amenizar o estresse da “TPE”, ou “tensão pré-Enem”, são as massagens terapêuticas, que vem ganhando a adesão entre as mentes mais ansiosas. Longe de ser um luxo para os estudantes que irão fazer a prova, elas são capazes de, em apenas 10 minutos de duração, diminuir a inflamação e a tensão nos músculos, sem a utilização de remédios, conforme constatado por pesquisadores da Universidade de McMaster, no Canadá. Um outro estudo, feito na Austrália, descobriu que o hormônio do cortisol, que causa o estresse, pode diminuir até 31% após uma massagem. Além disso, a massagem libera endorfinas, que são hormônios do bem-estar que reduzem a sensação de dor e melhoram o humor.
“A massagem toca onde nenhum aparelho pode tocar, e tem resultados únicos. Existe uma conexão entre corpo, mente, e alma, e quando oferecemos uma vivência capaz de unir todas essas ramificações do ser humano em uma experiência relaxante, podemos conquistar resultados muito agradáveis”, diz Mayra Morais, enfermeira e massagista, fundadora da Fast Massagens, a primeira franquia de massagens estéticas e relaxantes sem hora marcada do Brasil, já com 4 lojas abertas em Goiânia e Anápolis.
Segundo Mayra, existem quatro pontos-chave quando o foco é uma massagem relaxante, pois essas regiões são as que melhor recebem os estímulos capazes de amenizar a sensação de desconforto, ansiedade e estresse. Além da cabeça e da face, a massagem nas regiões da palma da mão e dos pés pode estimular a liberação de neuro hormônios como a serotonina, a dopamina e a ocitocina, que vão aliviar os sintomas do estresse e o desconforto causado por ele. “Essa é a ciência por trás da massagem”, diz.
Confira a seguir três modalidades de massagem que podem auxiliar na redução da tensão pré-Enem, de acordo com a especialista Mayra Morais:
- Reflexologia Podal: é a aplicação de pressões em pontos específicos dos pés que correspondem aos órgãos internos, aliviando tensões, ativando a circulação e aumentando a vitalidade do corpo;
- Lifting Facial: esse tipo de massagem, além de estimular a produção de colágeno, prevenindo o envelhecimento precoce, também alivia os sintomas de estresse e ansiedade;
- Anti-stress com pedras quentes: é uma massagem feita com óleo relaxante combinado com movimentos de deslizamentos contínuos, proporciona uma sensação prolongada de bem-estar e alívio nas tensões musculares.