Adultos se modernizam para ensinar sem perder a conexão com as crianças
A Alfabetização é um processo de ensino que se mostra complexo, principalmente quando o desafio está relacionado à faixa etária infantil. Ambas as partes, tanto o profissional de educação responsável por essa missão, quanto a criança no papel de aluno irão se conectar durante este caminho.
Ao educador, é necessário que “conheça esse jovem e tenha contato com a tecnologia para se aproximar desse aluno. Deve também motivar o aluno, apesar da diversidade cultural”, explica a professora do curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Doutora em Educação e Especialista em Tecnologias Digitais na Educação, Ana Lúcia Lopes.
O campo da literatura, por exemplo, ajuda, mas não pode ser usado como pretexto para alfabetizar ou transmitir valores. Segundo a professora Lígia Menna do curso de Letras da UPM, Doutora em Letras com pós-doutorado na área de Literatura Infantil, “por meio do livro infantil a criança tomará contato com a palavra escrita e com o mundo das imagens”.
Para que uma criança seja alfabetizada, segundo a professora da Educação infantil do CPM, Rossane Rosental, “existem questões motoras, cognitivas e emocionais que devem ser desenvolvidas antes da aplicação do método escolhido”. A profissional exemplifica ainda que, no caso do Mackenzie utiliza-se o Método Fônico, no qual são manipulados os menores sons, os fonemas, para realizar a leitura e a escrita.
Em suma, pontos chaves como brincadeiras e literatura são preocupações na educação infantil para que a criança chegue com ótimas chances de alfabetização, podendo aprender a ler, além de expor suas ideias e opiniões por meio desse processo.
Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi eleita como a melhor instituição de educação privada do Estado de São Paulo em 2023, de acordo com o Ranking Universitário Folha 2023 (RUF). Segundo o ranking QS Latin America & The Caribbean Ranking, o Guia da Faculdade Quero Educação e Estadão, é também reconhecida entre as melhores instituições de ensino da América do Sul. Com mais de 70 anos, a UPM possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pela UPM contemplam Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.
Sobre os Colégios Presbiterianos Mackenzie
Os Colégios Presbiterianos Mackenzie são reconhecidos, hoje, pela qualidade no ensino e educação que oferecem aos seus alunos, enraizada na antiga Escola Americana, fundada em 1870, pelo casal George e Mary Chamberlain, em São Paulo. A instituição dispõe de unidades em São Paulo, Tamboré (em Barueri-SP), Brasília (DF) e Palmas (TO). Com todos os segmentos da Educação Básica – Educação Infantil (Maternal, Jardim I e II), Ensino Fundamental e Ensino Médio, procura o desenvolvimento das habilidades integrais do aluno e a formação de valores e da consciência crítica, despertando o compromisso com a sociedade e formando um indivíduo capaz de servir ao próximo e à comunidade. No percurso da história, o Mackenzie se tornou reconhecido pela tradição, pioneirismo e inovação na educação, o que permitiu alcançar o posto de uma das renomadas instituições de ensino que mais contribuem para o desenvolvimento científico e acadêmico do País.