Participam das capacitações profissionais de saúde das Equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS)
A Casa Durval Paiva promove nesta semana capacitações para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil em cidades do interior do estado. Realizadas por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) “Qualificar para Salvar”, as capacitações acontecem nesta terça-feira (22) no município de Bom Jesus e, na quinta-feira (24) em Tangará, ambos na região Agreste.
A meta é capacitar 400 profissionais de saúde das equipes de Estratégia de Saúde da Família e de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) sobre identificação de sinais e sintomas e encaminhamentos acerca do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.
Uma vez que os profissionais da Atenção Básica e da Estratégia Saúde da Família estão na linha de frente, seja em consultas de rotina ou quando a criança apresenta algum problema de saúde, eles devem ter esse alerta relativo a sinais e sintomas ainda mais aguçado, a fim de minimizar os diagnósticos tardios. Deste modo, a Casa Durval Paiva prioriza realizar capacitações junto a esses profissionais de saúde para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA-2022) estima-se que o Rio Grande do Norte registre 130 novos casos de câncer infantojuvenil, por ano, até 2025, sendo 70 casos previstos para meninos e 60 para meninas.
Por se tratar de uma doença tempo-dependente, ou seja, quanto mais precoce for identificada e tratada, maior a chance de recuperação completa e, se for diagnosticado precocemente, o câncer infantojuvenil tem até 80% de chance de cura.