Especialista destaca a importância da hidratação como medida essencial para o bem-estar de pacientes oncológicos
O mês de outubro é marcado pela campanha Outubro Rosa, que reforça a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e incentiva o cuidado integral com a saúde feminina. Além de lembrar da importância dos exames preventivos, como mamografias e consultas regulares, este período também convida à reflexão sobre outros aspectos do corpo que merecem atenção especial durante o tratamento contra o câncer, como a saúde da pele.
Dra. Paula Colpas1, dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e consultora da TheraSkin®, alerta para a necessidade de cuidados específicos com a pele, especialmente no que diz respeito à hidratação. Durante tratamentos como quimioterapia e radioterapia, a pele sofre agressões que podem comprometer sua barreira protetora, resultando em ressecamento, descamação, coceira e até envelhecimento precoce.
“Os tratamentos oncológicos podem enfraquecer a barreira cutânea, deixando a pele mais vulnerável a diversos problemas. A hidratação regular é uma forma de proteger a pele dessas agressões e garantir que ela mantenha sua integridade. Isso não apenas previne o desconforto, mas também ajuda a evitar complicações futuras, como infecções”, explica a médica.
Dra. Paula também ressalta a importância do autocuidado no aspecto emocional. “Manter a pele bem hidratada e cuidada é mais do que um gesto estético, é uma forma de preservar o bem-estar físico e psicológico do paciente. Durante o tratamento, pequenos rituais de cuidado podem ter um grande impacto na autoestima e no conforto”, afirma.
Neste Outubro Rosa, a médica recomenda que pacientes oncológicos adotem uma rotina de cuidados com a pele, utilizando produtos suaves e específicos para peles sensíveis, sempre priorizando a hidratação como uma etapa essencial para manter a saúde e a qualidade de vida durante o tratamento.
A linha Klaviê® Clinical, da TheraSkin®, conta com Creme Hidratante, Loção Hidratante e Sabonete Líquido, que promovem uma hidratação profunda no corpo, rosto ou áreas localizadas, como mãos, pés, joelhos e cotovelos. Atuam como restaurador da barreira cutânea com ação prolongada. Os produtos são livres de fragrância, corantes e conservantes e sua eficácia foi comprovada com estudos clínicos. Os itens são testados por dermatologistas, e inclusive em pacientes oncológicos, avaliados por pediatras, o que permite o uso em adultos, bebês e crianças. Saiba mais em http://theraskin.com.br.
1Dra. Paula Tavares Colpas (CRM/SP: 129556 – RQE: 34206), médica dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Sobre a TheraSkin®: Única farmacêutica brasileira especialista em pele, há 25 anos desenvolvendo e produzindo produtos dermatológicos e a primeira do país a utilizar a inteligência artificial para suporte da equipe de pesquisa no desenvolvimento de dermocosméticos. Comprometida em educar e conscientizar as pessoas a cuidarem da saúde da pele com responsabilidade, a indústria é alinhada à comunidade médica do começo ao fim de sua cadeia. Possui fábrica em São Bernardo do Campo, com laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento próprio. Para conhecer toda a linha de dermocosméticos TheraSkin®, acesse: http://loja.theraskin.com.br