Patrícia Lino – Nutricionista Casa Durval Paiva – CRN 35921
O aquecimento de alimentos em recipientes plásticos pode liberar substâncias nocivas, como a dioxina, o bisfenol A (BPA) e os ftalatos, estes têm o potencial de causar câncer. Os plásticos tradicionais contêm uma substância chamada bisfenol A (BPA), onde alguns estudos mostraram uma relação potencial do BPA interferindo no sistema endócrino e sugerem uma relação também com o desenvolvimento de alguns canceres, como o de mama e ovário. O BPA pode migrar dos plásticos para os alimentos ou líquidos, que estão em contato com eles.
O BPA também aparece causando alterações nos movimentos intestinais, além de facilitar o aparecimento de lesões na mucosa gástrica e intestinal. Em casos mais graves, o consumo de BPA pode potenciar o aparecimento de câncer no estômago ou no intestino.
Algumas investigações apontam que o consumo de bisfenol A pode causar alterações hormonais, que acabam diminuindo a produção de espermatozoides e aumentando o risco de câncer na próstata. Nas mulheres, o BPA parece aumentar o risco de aparecimento de cistos nos ovários, assim como o câncer de mama, como citado acima.
Buscando evitar riscos à saúde, diversos países implementaram regulamentações para reduzir o uso de BPA em produtos destinados ao contato de alimentos, como mamadeiras e utensílios de cozinha. As recomendações são escolher recipientes livres de BPA, quando necessário, priorizando recipientes de plástico rotulados como “BPA – FREE”. Muitos fabricantes agora produzem produtos sem BPA. Optar por recipientes de vidro, aço inoxidável ou outros materiais seguros para armazenar alimentos e líquidos.
Para identificar os produtos que contêm bisfenol A é importante observar nas embalagens a presença do nº 7 dentro do símbolo de reciclagem do plástico, pois esse número representa que o material foi feito utilizando bisfenol. Sempre que possível, evitar aquecer alimentos ou líquidos em recipientes de plástico, especialmente no micro-ondas, pois o calor pode aumentar a migração de substâncias do plástico para o alimento.