Monica Bousquet, Madalena Lúcio, Gina Lapertosa e Irmã Marluce motivam seguidores com conteúdos sobre exercícios físicos.
As chamadas “vovó fitness” são exemplos de que basta força de vontade e roupas de academia para tornar a vida ativa e alcançar mais saúde e bem-estar. O Ministério da Saúde explica que os exercícios físicos aumentam a disposição, reduzem o risco de doenças crônicas e melhoram a qualidade do sono para pessoas de todas as idades. No caso específico dos idosos, também contribuem para maior autonomia.
Nos perfis das redes sociais, as “musas fitness 60+” expõem o lifestyle saudável. Elas mostram o dia a dia de treinos, os looks e as melhores receitas para manter uma alimentação equilibrada. Tudo isso funciona como motivação para os espectadores.
Monica Bousquet: mudança no estilo de vida após os 50
Monica é uma das influenciadoras mais conhecidas no mundo fitness, reunindo mais de um milhão de seguidores em sua conta do Instagram. Com 62 anos, ela mostra a sua rotina de hábitos saudáveis e seu corpo definido após a mudança no estilo de vida.
A influenciadora explica que, durante toda a sua vida, teve dificuldades em perder peso, mesmo depois de realizar procedimentos cirúrgicos. Em depoimento nas redes, a musa fitness diz que o seu corpo era resultado de hábitos alimentares não saudáveis, como a alta ingestão de comidas ultraprocessadas.
A “virada de chave” aconteceu aos 53 anos, quando ela foi diagnosticada com condromalácia, que é a perda da cartilagem do joelho, no estágio mais grave. O tratamento médico incluiu treinos de musculação.
Monica afirma que percebeu que a prática de atividade física era mais sobre o aumento da longevidade e do bem-estar, e não apenas para curar a doença. Com seus relatos sobre o aumento da força, da disposição e da capacidade de fazer coisas que aos 30 anos não conseguia, ela conquistou o público e vem ganhando destaque na mídia pela sua influência.
Madalena Lúcio: rotina saudável começa com o planejamento alimentar
Aos 73 anos, Madalena Lúcio mostra para os seus 149 mil seguidores no Instagram como a mudança para a vida fitness melhorou sua qualidade de vida. Em seu perfil, ela relata que a adesão à academia aconteceu há pouco tempo e, mesmo interessada em expor sua rotina para inspirar outras pessoas, não tinha conhecimento sobre conteúdos para as redes.
Quando buscou ajuda profissional, Madalena entendeu mais sobre as mídias sociais e, após um ano e seis meses, reúne um público engajado e inspirado pela influenciadora. Seus conteúdos incluem desde o planejamento da compra dos alimentos no supermercado até as receitas que garantem uma alimentação equilibrada, passando pela rotina de treinos e momentos da vida pessoal.
Com um calçado adequado para garantir a segurança, como um tênis com amortecedor, e um conjunto fitness leve, que permita a transpiração, Madalena afirma que seu objetivo principal é envelhecer com saúde e qualidade de vida. Segundo ela, entre os principais resultados da vida fitness estão a maior autonomia para realizar as tarefas do seu cotidiano e o aumento da massa muscular.
Irmã Marluce: “força, foco e fé” colocados em prática
Marluce Santos, mais conhecida como Irmã Marluce, também tem inspirado o público para o mundo fitness. Com 61 anos, ela chama a atenção por pegar cargas altas nos treinos de crossfit e realizá-los de saia e calça legging por baixo, em razão da religião evangélica.
Em entrevista à imprensa, Marluce conta que começou a praticar exercícios físicos aos 53 anos, quando pesava mais de 100 quilos e estava com hipertensão e pré-diabetes. No início, ela investiu na caminhada até a sua filha convidá-la para ir em uma academia funcional.
Irmã Marluce conta que conheceu e se interessou pelo crossfit. Nas redes sociais, ela mostra a sua rotina de trabalho, igreja e treinos, inspirando outras pessoas, inclusive as que seguem a religião evangélica, a praticarem atividade física. Só no Instagram são mais de 600 mil seguidores.
Gina Lapertosa: inspiração para mais de 700 mil seguidores
Ao bater os olhos no feed de Gina, é possível notar os benefícios que os hábitos saudáveis trouxeram a ela. Com um físico que chama a atenção do público, a influenciadora de 62 anos expõe conteúdos sobre a rotina de treinos e alimentação.
Em entrevista à imprensa, ela conta que a busca para transformar a sua vida aconteceu aos 55 anos, quando aceitou o convite da filha para uma aula de crossfit. Formada em pedagogia, ela diz que se apaixonou pelo esporte. Entre os seus mais de 700 mil seguidores, a maioria tem entre 25 e 45 anos e, segundo ela, está em busca de inspiração e motivação.
Nas redes sociais, a influenciadora também discute sobre temas importantes, como pressão estética e distúrbios alimentares. Em cinco meses, Gina ganhou quase 100 mil seguidores e diz que o apoio e os depoimentos do público também servem de inspiração para que ela continue motivada.