Com o furacão Helene causando estragos nos Estados Unidos, o guia de turismo Pedro Braun orienta como agir em situações de caso de desastres naturais em viagens, garantindo segurança e tranquilidade.
Neste momento, o furacão Helene atinge os Estados Unidos, com impactos devastadores e incerteza sobre a segurança de quem está na região. Muitos turistas, sem saber como agir, enfrentam medo e preocupação. Especialmente os brasileiros, que não estão acostumados a desastres naturais graves. Segundo o guia de turismo Pedro Braun (@pedrobraunguia no Instagram), existem orientações para quem enfrenta essa situação e precisa saber como proceder de forma segura.
Mantenha a calma e siga o protocolo do hotel
“Primeiro e mais importante: não entre em desespero”, destaca Pedro. Ele explica que, apesar do cenário alarmante, os norte-americanos seguem um lema que ajuda a lidar com desastres naturais: “prepare-se para o pior e espere o melhor”. Se houver risco real, o hotel onde você está hospedado será informado e notificará os hóspedes por meio de uma carta debaixo da porta, com instruções detalhadas.
Os hotéis dos Estados Unidos possuem protocolos bem definidos para esses casos. Eles são treinados para lidar com furacões e tempestades tropicais, garantindo a segurança dos hóspedes. “O mais importante é seguir todas as instruções do hotel, que vai sugerir que você mantenha comida e bebida suficientes para um ou dois dias, dependendo da previsão do furacão”, explica Braun.
Prepare-se com alimentos, celulares e siga as instruções de segurança
“Dirija-se ao supermercado mais próximo e adquira o necessário para sua estadia no quarto. Compre água, alimentos não perecíveis e mantenha-os ao alcance.” Além disso, é crucial afastar-se das janelas, manter as cortinas fechadas e evitar o uso de áreas que possam ser atingidas por objetos em movimento. Em caso de risco maior, o hotel direcionará os hóspedes para áreas de abrigo seguras.
Mantenha os celulares e powerbanks carregados, já que existe risco de falta de luz. Nestes casos, o celular precisa ser usado para saber quando é seguro sair do hotel ou quando será necessário deixá-lo.
E, pensando em necessidade de evasão de cidades com riscos de danos maiores, assim que houver o primeiro aviso de desastre natural, o indicado é abastecer o carro alugado e deixá-lo pronto para quaisquer emergências.
Fique atento aos canais oficiais de informação
Pedro Braun reforça que, em situações de desastres naturais, a informação precisa é sua maior aliada. “Somente siga as instruções das autoridades e as informações veiculadas pelos meios de comunicação oficiais, como televisão e rádio. Nunca se baseie em dicas de blogueiros ou influenciadores que podem não ter conhecimento adequado.”
Evite agir por impulso
Em desastres naturais, as pessoas tendem a agir impulsivamente, mas a calma é a chave para atravessar esses momentos. “Eu mesmo passei por um furacão, segui o protocolo e, no fim, nada de grave aconteceu”, comenta Pedro Braun. Manter a tranquilidade pode fazer toda a diferença.
Furacão Helene: o impacto do fenômeno
O furacão Helene, que atingiu a Flórida com ventos de 225 km/h, já causou cinco mortes e deixou mais de 1,5 milhão de pessoas sem energia elétrica. Ele é o mais forte a atingir a região em décadas e segue provocando destruição enquanto avança para o interior dos Estados Unidos. Inundações, tempestades e cortes de energia afetam várias áreas, tornando a situação alarmante para residentes e turistas.
As autoridades e os hotéis estão preparados para lidar com esses cenários, e os turistas, ao seguirem os passos certos, estarão seguros até que o perigo passe.
Quem é Pedro Braun?
Pedro Braun é guia de turismo desde 1998, registrado no Cadastur do Ministério do Turismo em todas as categorias existentes: guia regional, de excursão nacional/América do Sul e de excursão internacional.
Possui também importantes certificações internacionais. É guia certificado pela Disney e um dos poucos brasileiros também certificado pela cidade de Nova Iorque, além do ITMI, International Tour Management Institute, com sede em San Francisco, EUA. Já acompanhou mais de 130 grupos internacionais em mais de 50 países em 5 continentes.
É sócio e diretor operacional da agência Braun Turismo, que tem sede em Santos/SP, mas atende clientes de todo o Brasil e já trabalhou no Walt Disney World em Orlando, EUA.
É formado em direito pela Universidade Católica de Santos e pós-graduado em Direito das Relações de Consumo pela PUC-SP.