Profissional explica os impactos das lutas e suas vantagens
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a prática de exercícios físicos previne doenças cardiovasculares, como Diabetes tipo II e AVC. Além disso, atua na prevenção e redução de hipertensão e diminui a ansiedade e o estresse. As artes marciais, por exemplo, são importantes para a saúde mental e do corpo.
Segundo o professor do curso de Educação Física do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, Hildeberto Dutra, as artes marciais funcionam como uma filosofia de vida e resultam em vários benefícios. “São inúmeras as pessoas que acabam enxergando essas lutas apenas como um esporte violento e agressivo. Porém, esquecem das vantagens de diversas modalidades em prol da saúde. Essas atividades físicas oferecem uma série de benefícios que independem da idade ou estilo de vida, sendo uma excelente opção para incluir na rotina”, afirma o professor.
O profissional ainda explica que as artes marciais priorizam a disciplina dos alunos, que é reforçada frequentemente por meio desse esporte. Os praticantes são reconhecidos por terem boa concentração, autocontrole e melhora considerável na autoestima no dia a dia.
“As lutas trabalham diversas habilidades físicas, tais como resistência, velocidade de reação, respiração, postura, movimentação, força, flexibilidade, agilidade e coordenação motora. Como qualquer outra prática de atividade física, ela libera endorfina e serotonina no cérebro, substâncias que dão sensação de bem-estar e prazer”, acrescenta Hildeberto.
“Boxe, Capoeira, Jiu-jitsu, Judô e Muay thai são algumas das lutas mais comuns. Porém, existem outras modalidades. Vale ressaltar que o risco de lesões é bem menor em relação a outros esportes, como o futebol. Além disso, o auxílio de um profissional com experiência, conhecimentos técnicos e equipamentos de proteção corretos é fundamental”, conclui.