A timidez e o medo de falar em público estão frequentemente interligados devido a vários fatores psicológicos e emocionais. Aqui estão algumas razões pelas quais pessoas tímidas podem ter medo de falar em público:
– Falta de conhecimento no assunto/ produto/ solução, que mesmo tendo uma boa oratória impede que o profissional se expresse com clareza e convicção;
– Falta de técnicas para organizar a mensagem de maneira estratégica e influente;
– Falta de técnicas não-verbais, para ter uma voz firme, uma dicção clara, uma fala fluida e eloquente, e também a linguagem corporal influente, já que o nosso corpo vende as nossas ideias.
Segundo Fernanda de Morais, Mentora de Posicionamento e Comunicação, o primeiro passo para falar bem em público, mesmo sendo tímido, é preparar o verbal, ou seja, o que você vai falar: faça uma lista com os tópicos que deseja falar e ordene com lógica e coerência.
Depois, treine a sua fala principalmente a abertura que é o momento mais “tenebroso”, onde vem aquelas sensações como o frio da na barriga, respiração ofegante, tremor nas mãos e na voz, por isso, treine exaustivamente principalmente o começo.
E por fim, tire o foco de si mesmo, afinal não é sobre você, é sobre a mensagem que será dita e poderá trazer mudanças de percepção e valores ao seu público. O foco é na mensagem, e você é um mero canal para isto.
“Se acontecer de travar na apresentação, faça uma pausa silenciosa, respire e retome o assunto anterior para lembrar da sequência. Não se cobre para ser perfeito! Prepare-se, ensaie, faça o seu melhor e tenha uma carta na manga, que pode ser um roteiro com as principais ideias para caso o “branco” apareça, você possa consultar seu checklist e ir em frente”, recomenda Fernanda de Morais.
A especialista compartilha algumas técnicas para vencer timidez e melhorar as apresentações:
Treine, começando em situações menores e mais casuais, como fazer um comentário dentro de um elevador, ser o responsável em pedir os pratos em um restaurante, pedir uma informação em locais públicos.
Depois disso, aproveite as oportunidades em seu trabalho, por exemplo, surgiu uma demanda de determinada apresentação, ou condução de reunião, candidate-se para isso. Sair da zona de conforto traz ganhos e descobertas que inimagináveis.
“Lembre-se que falar bem é treino! Afinal, a preparação não garante a vitória, mas a falta dela assegura o fracasso!”. Finaliza.
Fonte:
Fernanda de Morais
Diretora Voice Care Treinamentos e Palestras
Mentora de Posicionamento e Comunicação
Instagram: @fernandademoraisoficial