Confira 3 benefícios do Yoga para a saúde masculina 

Créditos:  Francisco Kaiut  (MF Press Global) Fotos ilustrativas: FreePik

Prática considerada feminina traz diversos proveitos para o organismo dos homens

Nos últimos anos, a prática da yoga tem ganhado cada vez mais adeptos. Por vezes vista como uma atividade tipicamente praticada por mulheres, homens estão cada vez mais procurando conhecer essa prática milenar.

De acordo com o professor de yoga e criador do Método Kaiut Yoga, Francisco Kaiut, a prática pode ser uma poderosa ferramenta para auxiliar os homens a lidarem com o estresse e os hormônios à flor da pele, canalizando seus sentimentos na atividade. Por meio das posturas, técnicas de respiração e meditação, eles podem aprender a reconhecer e gerenciar melhor suas emoções, promovendo uma sensação de calma e equilíbrio interior. “A yoga proporciona um espaço seguro e acolhedor para os homens explorarem e expressarem seus sentimentos de forma saudável, ajudando-os a desenvolver uma maior autoconsciência e resiliência emocional”, destaca Francisco.

O especialista compartilha benefícios da prática para o organismo masculino:

1 – Promove o alívio do estresse

A prática regular da yoga tem sido associada a uma redução significativa nos níveis de estresse. Segundo Francisco, a prática é extremamente benéfica para os homens extravasarem o estresse do dia a dia. “Isso ocorre porque a yoga ajuda a equilibrar os hormônios do estresse, como o cortisol e a adrenalina. Quando praticamos, nosso corpo entra em um estado de relaxamento, reduzindo a produção desses hormônios. Além disso, a yoga estimula a liberação de endorfina, conhecida como o “hormônio do bem-estar”, que tem efeitos analgésicos e tranquilizantes naturais, promovendo uma sensação geral de calma e contentamento”, explica Kaiut.

2 – Aumenta a mobilidade e força muscular

A yoga é conhecida por melhorar a mobilidade e a força muscular ao longo do tempo. As posturas trabalham todos os grupos musculares, desde os mais profundos até os mais superficiais, promovendo um aumento gradual da amplitude de movimento e da resistência muscular. “A prática irá trabalhar o desenvolvimento muscular e ósseo. Isso ajuda os homens a melhorar sua forma física e desempenho atlético, além de reduzir o risco de lesões musculares e articulares”, afirma o professor.

3 – Beneficia a saúde mental

Além de aliviar o estresse, a yoga também oferece uma série de benefícios para a saúde mental dos homens. A prática regular da yoga tem sido associada a uma redução nos sintomas de ansiedade, depressão e outros distúrbios mentais. Isso ocorre porque a yoga ajuda a regular os níveis de neurotransmissores no cérebro, como a serotonina e a dopamina, que estão envolvidos no controle do humor e das emoções. “A yoga estimula a atividade do sistema nervoso parassimpático, responsável por promover a calma e o relaxamento, enquanto reduz a atividade do sistema nervoso simpático, responsável pela resposta de “luta ou fuga”. Isso ajuda os homens a lidarem melhor com o estresse e a pressão da rotina, principalmente quando falamos de trabalhos que exigem esforço físico, promovendo uma sensação geral de bem-estar e equilíbrio emocional”, finaliza Francisco.

Sobre Francisco

Francisco Kaiut é um professor de yoga, quiroprata e terapeuta natural que dedicou sua vida a encontrar uma abordagem simples e fácil para lidar com os desconfortos no corpo, dores crônicas e ansiedade. Essa busca resultou na criação do Método Kaiut Yoga, um método moderno de yoga que proporciona saúde e bem-estar, especialmente frente aos problemas da vida contemporânea.

Todo o conteúdo enviado pela MF Press Global é verificado e conferido, assim como o currículo dos nossos profissionais, mantendo 15 anos sem nenhuma informação, sequer, duvidosa. Também estamos disponíveis para enviar qualquer comprovação se solicitado pela imprensa.

Nossa maior dedicação é pela confiança da informação. Agradecemos a parceria de longa data. E nos colocamos à disposição para oferecer o melhor conteúdo, fontes e exclusivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.