O marketing é um conjunto de estratégias que agregam valor às marcas, seus produtos e serviços, além de melhorar a relação entre empresas, clientes, parceiros, funcionários, fornecedores e a sociedade de modo geral.
Seu objetivo é identificar e satisfazer as necessidades de todas as pessoas envolvidas nessa relação, além de fazer com que a solução seja divulgada e comprada pelos consumidores que a organização quer impactar.
Para alguns gestores e empreendedores, entender o conceito de marketing pode parecer um pouco complicado, e é justamente por conta disso que muitos não conseguem definir os objetivos da melhor forma.
Eles não sabem exatamente o que podem alcançar por meio das estratégias, e por isso acabam perdendo oportunidades valiosas para divulgar e vender os produtos e serviços.
Com o marketing, as organizações podem aumentar suas vendas, fidelizar clientes, aumentar a visibilidade da marca e suas soluções, melhorar o gerenciamento do negócio e construir boas relações com consumidores e parceiros.
Além disso, existem estratégias que educam o mercado e aumentam o engajamento com os colaboradores. Mas para alcançar os objetivos, a empresa precisa dominar alguns aspectos do marketing.
Dentro desse contexto, este conteúdo vai mostrar como definir as estratégias de marketing, quais são as mais comuns e o que fazer para mensurá-las e analisar sua performance.
Como definir as estratégias de marketing?
A estratégia de marketing de uma empresa precisa ser única, sempre considerando o público que a marca quer impactar, seus objetivos, os recursos disponíveis, entre outros fatores importantes.
No entanto, é recomendável pensar em alguns elementos para determinar estratégias sólidas e capazes de trazer bons resultados. Entre elas estão:
- Conhecer a persona;
- Escolher bons canais;
- Investir em ferramentas;
- Compreender o ambiente digital.
A persona é fundamental para um fornecedor de kit porta de correr embutida drywall porque vai nortear as estratégias para que elas consigam impactar as pessoas certas.
Isso acontece porque a persona representa as características do cliente ideal do negócio e de pessoas que vão se interessar pelos produtos e serviços.
Com base nas características da persona, além de ficar mais fácil definir as estratégias de marketing, também será possível escolher os melhores canais para veicular as ações.
As empresas, de modo geral, podem trabalhar com diferentes opções ao mesmo tempo, mas ao escolher cada uma delas, é preciso mantê-las atualizadas, por meio de um cronograma.
Entre as opções mais populares estão o blog institucional, muito útil para compartilhar conteúdos e aumentar a credibilidade do negócio perante o público.
As redes sociais, como Facebook, X, Instagram, LinkedIn, entre outros canais, são muito úteis para se aproximar dos consumidores.
Desse modo, um negócio que vende divisória sanitária em PVC também pode investir nos canais de vídeo, como o YouTube, para fornecer conteúdos em vídeo que agradam os usuários e são muito úteis dentro da estratégia.
O e-mail marketing, por sua vez, ajuda a estabelecer uma comunicação mais próxima e íntima com os consumidores, além de ser uma estratégia barata e eficiente para manter o engajamento.
Por fim, a empresa deve investir nas estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para receber visitas orgânicas em seus canais e equilibrar os custos.
No entanto, para que todas as estratégias de marketing sejam trabalhadas de maneira assertiva, é essencial que o negócio invista em ferramentas de qualidade.
Elas vão desde bancos de imagem gratuitos até ferramentas que analisam as métricas, mas são essenciais para que as tarefas sejam realizadas sem maiores problemas.
Existem recursos que cumprem várias funcionalidades, como aumentar as vendas, manter o blog institucional, cuidar das estratégias de otimização, monitorar os perfis nas redes sociais, entre outras possibilidades.
Por fim, é fundamental que o negócio compreenda o ambiente digital, pois isso ajuda a adotar o comportamento adequado.
Não é possível obter bons resultados com marketing digital se a marca não souber como esse ambiente funciona. A falta de conhecimento pode deixar os usuários desconfortáveis e prejudicar a imagem da companhia.
Assim sendo, é crucial fazer como uma empresa de locação de caminhão pequeno para frete e procurar entender as regras de conduta na internet para evitar problemas e resultados insatisfatórios.
Estratégias de marketing mais comuns
Existem algumas estratégias de marketing que são comuns entre negócios de vários segmentos, e entre as principais estão:
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia que tem o propósito de criar materiais capazes de responder às dúvidas do público e abordar suas necessidades.
Eles são produzidos em diferentes formatos, como publicações no blog, imagens, vídeos, áudios, entre outras possibilidades, de acordo com a etapa em que o consumidor se encontra dentro da jornada de compra.
A organização vai investir em marketing de conteúdo para gerar valor para as pessoas, apresentar as soluções de maneira sutil e conquistar a confiança do consumidor.
SEO
As empresas precisam aparecer bem posicionadas nos resultados de busca do Google e de outros buscadores, sem que para isso tenham que investir em estratégias pagas o tempo todo.
Para ser encontrado por alguém que esteja pesquisando sobre qual o preço de equipamentos tratamento efluentes osmose reversa, um empreendimento precisa adotar as práticas de SEO.
Trata-se de usar alguns padrões bem avaliados pelo Google para fazer as alterações necessárias na página e em todos os seus elementos. Com isso, o site será bem posicionado nos resultados de pesquisa de maneira orgânica.
E-mail marketing
O e-mail é uma excelente maneira de captar clientes, falar sobre promoções e criar um fluxo de nutrição para estreitar o relacionamento com os potenciais clientes e compradores atuais.
Muitas companhias usam essa estratégia para preparar o público para um lançamento, uma vez que ela proporciona uma comunicação simples, rápida, barata e não invasiva.
Remarketing
O remarketing é uma estratégia muito importante para incentivar visitantes que acessaram o site da empresa e por alguma razão não finalizaram a compra.
Uma oficina que faz vistoria credenciada Detran pode configurar os anúncios em plataformas para mostrar suas soluções continuamente aos clientes que possivelmente estão interessados naquilo que o estabelecimento oferece.
A estratégia costuma ser usada pelas lojas virtuais, mas também é uma excelente alternativa para capturar leads, aumentar as vendas e conquistar seguidores.
Marketing de fidelização
O marketing de fidelização é uma estratégia que pode melhorar o desempenho da empresa. Para colocá-lo em prática, o foco principal é o sucesso do cliente e em ações que melhoram a jornada de compra.
Algumas formas de fazer esse tipo de marketing é oferecer atendimento de qualidade, resolver prontamente os problemas dos clientes, investir em um site com carregamento rápido, criar estratégias personalizadas e programas de fidelidade.
Marketing de influência
Por fim, até mesmo um negócio que oferece saco para entulho 100kg deve investir em parcerias com influenciadores digitais para divulgar ainda mais seus produtos.
Basta escolher um influenciador que tenha um público parecido com o da marca para que sua imagem seja vinculada à empresa. A partir disso, as atitudes e posicionamentos dessa pessoa vão trazer resultados para o negócio.
Como mensurar as estratégias de marketing?
Antes de começar a mensurar as estratégias de marketing, o primeiro passo é definir objetivos claros. Por exemplo, se a organização quiser aumentar sua visibilidade nas redes sociais, precisa usar métricas como compartilhamentos e curtidas.
Com base nesse objetivo, fica mais fácil escolher algumas ferramentas que vão ajudar a analisar as ações, e entre as principais está o Google Analytics.
Ele é muito útil para analisar o desempenho do site em vários sentidos, como a quantidade de conversões realizadas por meio de um conteúdo sobre aparelho de endoscopia digestiva preço.
Outra ferramenta muito útil é o Facebook Insights, pois traz informações sobre as páginas da marca na plataforma. Além disso, a empresa também precisa das ferramentas de e-mail marketing para rastrear a taxa de abertura e os cliques.
Lembrando que as estratégias precisam ser acompanhadas continuamente, ou seja, esse processo não deve acontecer apenas no final de um projeto. O acompanhamento deve ser contínuo, mesmo que as ações não tenham sido concluídas.
Isso vai ajudar a organização a fazer ajustes em tempo real e a melhorar o desempenho de suas ações.
Por fim, uma empresa especializada em recuperação estrutural de lajes deve escolher bem as métricas que vai usar. Supondo que a organização queira aumentar o número de vendas online, então deve se basear na taxa de conversão.
Considerações finais
Como foi detalhado ao longo deste texto, investir em marketing digital se tornou essencial para qualquer negócio que queira acompanhar as tendências do mercado e se destacar em seu segmento.
Os consumidores estão cada vez mais conectados e querem se relacionar com a organização por meio dos canais digitais.
Trabalhar as estratégias nessas plataformas é a melhor maneira de impactar as pessoas certas e alcançar os resultados esperados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.