Mais da metade dos adolescentes brasileiros estão insatisfeitos com a própria aparência
Mais da metade dos adolescentes brasileiros estão insatisfeitos com a própria aparência, diz IBGE
Além da insegurança própria dessa fase da vida, as redes sociais aumentam a pressão por padrões estéticos irreais
A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que, entre 2009 e 2019, o número de adolescentes insatisfeitos com a própria aparência passou de 39,4% para 51,2%. Em complemento, estudos apontam que a pressão por padrões estéticos inatingíveis, comum nas redes sociais, contribui para reduzir a autoestima desses jovens e, a longo prazo, podem afetar o bem-estar e a saúde mental. É nesse contexto que aumenta a relevância de se trabalhar tais temas também em sala de aula, criando uma rede de apoio que une escola e família.
“Algumas pesquisas trazem uma correlação direta entre aprendizado, desenvolvimento acadêmico e autoestima, corroborando a preocupação das mais modernas tecnologias pedagógicas em estimular também habilidades como autoconhecimento, equilíbrio emocional, comunicação, relacionamento e pensamento crítico”, destaca Fernando Monteiro, diretor e fundador da Evoluir, empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. “É assim que conseguimos empoderar crianças e jovens para exercer plenamente sua cidadania e buscar seus objetivos de vida, de forma saudável”.
Monteiro acredita que ter uma obra que aborda, de maneira lúdica, esses conceitos e que integre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2024 é um recurso adicional importante aos professores. “As obras da Editora Evoluir já fazem parte do catálogo do PNLD há vários anos, mas nessa edição disponibilizamos o livro A dura vida de Maria Molle, de Karina Almeida, direcionado para alunos do 6º ao 7º anos do Ensino Fundamental. De maneira divertida, a obra colabora para a reflexão em torno da autoaceitação e autovalorização. Tudo alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os pilares da educação da Unesco e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas”, completa.
Diversidade, autoconhecimento e superação
“A dura vida de Maria Molle” é ambientado em um reino fictício, onde realidade e fantasia se entrelaçam. A protagonista, Maria, possui uma característica especial, que é ter os ossos moles, o que a torna única. Ao deixar o interior e se aventurar na cidade grande, encontra pelo caminho personagens extraordinários, como uma raposa que fala e confeiteiros que criam sabores inéditos e maravilhosos.
“Nessa jornada, a personagem aprende sobre autoestima e empoderamento, valorizando suas diferenças”, destaca a autora Karina Almeida. “Enquanto a obra explora temas como identidade e diversidade, sua história pode inspirar crianças e adolescentes a se conhecerem mais e a se aceitarem como são. Minha ideia ao escrever esse livro era mostrar que ser diferente não é apenas algo a ser reconhecido, mas que também tem que ser celebrado. É uma ponte para discussões valiosas sobre diversidade, auto aceitação e superação”, conclui.
“A dura vida de Maria Molle” – Ficha técnica
Texto: Karina Almeida. Ilustrações: Ágatha Kretli. 1° Edição, 2022. Formato: 13,5 x 20,5 cm. Colorido – 84 páginas.
ODS: 4 – Educação de qualidade; 5 – Igualdade de Gênero
Catálogo do PNLD 2024: Objeto 3, Categoria 1 (6º ao 7º ano), Código:
0555 P24 03 01 000 000.
Competências para Educação Integral da Evoluir abordadas: Mergulhar em si, Voz ativa, Entender o mundo e Agir consciente.
Editora Evoluir no PNLD
Parte integrante da Evoluir, empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais, a Editora já distribuiu, desde 1996, mais de 10 milhões de livros. Suas obras têm sempre como foco estimular as potencialidades do leitor, sua relação com o ambiente ao seu redor e a descoberta da sua vocação como um propósito maior.
Pela qualidade do material publicado, já recebeu o reconhecimento da Unesco e o apoio de programas governamentais dos Ministérios da Cultura e da Educação e de Secretarias Estaduais e Municipais de Cultura. Há alguns anos seus livros integram os catálogos do PNLD.
Sobre o PNLD
Desenvolvido pelo governo federal brasileiro, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) atende escolas públicas de educação básica. Seu objetivo é disponibilizar livros e materiais didáticos de qualidade de forma gratuita para as instituições de Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio.
Com o objetivo de garantir o padrão de excelência do material, as obras inscritas para participar do catálogo passam por uma severa avaliação, onde especialistas analisam os materiais e elaboram resenhas dos livros aprovados, que são disponibilizadas no formato de guia para as escolas. Esses guias orientam a escolha do livro e podem ser consultados nos portais on-line do MEC. De maneira democrática e autônoma, diretores e professores participam da escolha dos materiais.
O PNLD 2024 é destinado aos anos finais do ensino fundamental, sendo composto por quatro objetos: 1- Obras didáticas, 2 – Obras didáticas livro e manual de prática e acompanhamento aprendizagem; 3 – Obras literárias e 4 – Obras pedagógicas para professores.
Para o estudante, o objeto 3, onde estão disponíveis os livros da Editora Evoluir, destina um livro impresso e digital Para o professor, um livro impresso e digital, material digital de apoio para a prática s.
Sobre a Evoluir
A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 25 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdo direcionado. Em todas as suas iniciativas, busca o desenvolvimento de cinco competências necessárias para que indivíduos, organizações e comunidades prosperem em um mundo em rápida transformação.: Mergulhar em si – Autocuidado, equilíbrio emocional e atenção consciente; Voz ativa – Expressar o que penso e sinto com clareza por meio de diferentes linguagens, escuta ativa e empática, saber argumentar; Fluir em equipe – Inteligência interpessoal, aprender em grupo, propósito coletivo; Entender o mundo – Compreender a complexidade, desenvolver o pensamento sistêmico e independente, ter consciência crítica; e Agir consciente – Postura ética, liderança empática, engajamento comunitário e global. Saiba mais: www.evoluir.com.br