Uma campanha de vendas é uma ação voltada para o objetivo comercial da empresa. As organizações estão sempre trabalhando diferentes canais e profissionais para aumentar suas conversões, no entanto é necessário desenvolver estratégias específicas.
São elas que vão impulsionar os resultados em termos de vendas e lucros, e uma boa campanha pode envolver situações diferentes, como lançar o produto, liquidar o estoque, incentivar os vendedores, entre outras possibilidades.
É natural que a organização procure maneiras de melhorar seu faturamento, por isso, essas campanhas são pontuais, possuindo objetivos específicos, estratégias planejadas, métricas compatíveis em um tempo para acontecer.
Também é fundamental que elas acompanhem o comportamento dos consumidores, afinal, muitos negócios já perceberam as mudanças constantes nesse sentido. Desse modo, a campanha de vendas precisa acompanhar o cenário atual.
Mesmo que o produto ou serviço seja irresistível ou que a marca possua diferenciais competitivos difíceis de encontrar, ainda assim, é necessário saber vender.
Por isso, este texto vai mostrar como definir o público que a marca quer atingir, a importância de criar um título impactante, como despertar a curiosidade do leitor e como comunicar os benefícios que a solução oferece.
Também vai mostrar o que torna uma chamada para ação irresistível e capaz de alcançar o número de conversões esperado.
Como definir o público?
O público-alvo de uma campanha de vendas é formado por um perfil de consumidor que a empresa quer alcançar. Para segmentá-lo, a organização pode se basear nas seguintes categorias:
- Perfil demográfico;
- Perfil psicográfico;
- Perfil comportamental;
- Perfil geográfico.
Os dados demográficos estão relacionados à idade, gênero, renda, educação e localização. Os dados psicográficos tratam do estilo de vida, valores, interesses e atitudes.
Um fabricante de cortinas sobre medida também precisa levar em conta o perfil comportamental, para entender os padrões de compra, lealdade à marca e estágio de conscientização.
Por fim, as informações geográficas tratam da localização, características do clima no local, tamanho da cidade e densidade populacional.
Por meio de pesquisas, é possível compreender essas informações para segmentar o público e então começar a direcionar as campanhas de vendas de maneira mais eficiente.
Importância de um título marcante
Quando uma marca cria um produto, um texto ou desenvolve uma campanha de marketing, o objetivo é obter o retorno esperado. Só que a evolução digital, a necessidade de produzir conteúdos e a demanda aumentaram muito.
Tudo o que a empresa faz precisa alcançar o público certo, pois só assim vai conseguir se destacar perante os concorrentes. No ambiente digital atual, existe muita concorrência, pois os sites abordam assuntos similares.
Para alcançar aquele consumidor que está pesquisando sobre película protetora automotiva preço , a oficina precisa destacar o diferencial de suas estratégias, por meio de um título bem construído.
A palavra tem poder e pode despertar emoções, como curiosidade, ansiedade, senso de urgência, entre outros sentimentos positivos e negativos.
O título da campanha de vendas envolve a capacidade de escolher as palavras certas para atrair o usuário. Para isso, deve contar com um tema central que vai instigar o leitor a procurar mais informações.
Em linhas gerais, seu propósito é atrair cliques, por meio de atributos que vão fazer com que o leitor se sinta obrigado a obter mais informações.
Como encantar o leitor?
Para encantar o leitor e despertar seu interesse e curiosidade logo no início do texto usado na campanha de vendas, o primeiro passo é pensar cuidadosamente na frase do primeiro parágrafo.
O ideal é que seja criativa e redigida por meio de uma estrutura que chame a atenção dos usuários. Para isso, deve-se evitar expressões como atualmente, hoje em dia, no contexto atual e assim por diante.
Por outro lado, é primordial fazer uma declaração forte e que cause impacto, definir um conceito, fazer uma pergunta ou usar uma citação. Um bom exemplo seria:
“Você sabe por que a película jateada decorativa faz tanto sucesso?”
Além de instigar o leitor, também é interessante que o texto de uma campanha de vendas consiga fazer com que ele se identifique com o conteúdo.
Existem coisas que são tão bem elaboradas e escritas que parecem que foram feitas para quem está lendo. Os usuários também precisam sentir que esses materiais foram escritos por seres humanos com seus próprios sonhos e sentimentos.
A melhor forma de alcançar esse nível de atratividade e prender a atenção do usuário logo no início do texto é conhecê-lo muito bem, assim, a companhia consegue fazer com que seu material ressoe junto dessas pessoas.
O ser humano também é muito curioso, por isso, uma das maneiras de chamar a atenção logo de cara é despertar a curiosidade.
Uma empresa especializada em alvará de funcionamento PMSP 404 pode fazer isso por meio de perguntas e questionamentos que são respondidos logo no início do material.
É o caso daquelas perguntas que geram identificação e que estão de acordo com os objetivos e problemas da persona.
Outra opção interessante é chamar a atenção por meio de fatos concretos, como dados e estatísticas que ressaltam a importância do que está sendo tratado e transmitem credibilidade.
Como comunicar os benefícios do produto?
Para comunicar os benefícios de um produto no texto de uma campanha de vendas, é primordial seguir algumas práticas essenciais, e entre elas estão:
1. Fazer uma boa descrição
A descrição do produto é parte essencial de uma campanha de vendas, afinal, as pessoas querem entender do que se trata. Só que é necessário saber falar sobre isso sem parecer muito mecânico ou vazio.
Uma boa descrição é publicitária e transparente, ou seja, seu objetivo é vender o produto, falando sobre todas as informações relacionadas a ele. Também é necessário usar palavras-chave para que o conteúdo apareça bem posicionado nas pesquisas.
2. Fazer fotos
Quando uma pessoa está procurando qualquer tipo de produto ou serviço, como pavimentação com fresa de asfalto , é comum procurar imagens para poder visualizar a solução.
O ser humano é muito visual e isso explica, inclusive, o crescimento das redes sociais voltadas para conteúdos de imagem.
Em uma campanha de vendas, elas são indispensáveis para mostrar os benefícios do produto e destacar seu diferencial. Também conseguem estimular o desejo de compra e aumentar as conversões da marca.
3. Usar as redes sociais
Quanto mais a campanha de vendas for compartilhada nos canais da marca, melhor. De nada adianta expor todos os itens na loja virtual se eles não são compartilhados nas redes sociais e em outros canais.
Para que a campanha seja um sucesso, um distribuidor de embalagens descartáveis deve criar um calendário de publicações e utilizar diferentes tipos de conteúdo, como textos, imagens, vídeos, entre outros.
Lembrando que o uso desses formatos variados precisa estar de acordo com as características da rede social para que a estratégia faça sentido.
Como fazer um bom CTA?
O CTA (Call To Action) é uma chamada para ação usada nas estratégias de marketing e vendas para induzir o usuário a realizar uma ação esperada pela marca.
Nas campanhas de vendas, para que essa frase seja irresistível, é necessário que a organização saiba elaborá-la com os elementos certos.
Uma dica é começar com verbos e ser o mais específico possível, afinal, a intenção é induzir uma ação. Por exemplo, se a empresa quer vender, então pode usar a seguinte frase “Compre agora mesmo” no botão do CTA.
Também é importante usar os verbos no imperativo, por exemplo, para uma pessoa que está procurando onde marcar exame para fazer cirurgia de catarata , uma boa opção de CTA seria “Agende uma consulta”.
Junto com esses recursos é necessário criar um senso de urgência, usando palavras como “hoje” e “agora”, pois elas mostram que a ação é fácil e imediata.
Muitas organizações usam números para destacar benefícios, de modo a deixar claro para o usuário que sua escolha traz excelentes vantagens e que podem ser provadas por meio de números.
É o caso de uma escola que oferece 100% de desconto na matrícula para os novos alunos. Por fim, uma empresa especializada em polimento em carro branco deve oferecer algo que valha o esforço do visitante.
Não se deve esperar que o usuário realize a ação só porque a empresa quer. Na verdade, é necessário despertar o interesse dele, então o CTA deve mostrar uma oferta irresistível.
Considerações finais
Toda marca depende de boas campanhas de vendas para vender seus produtos e serviços e alcançar bons resultados financeiros.
Essas campanhas podem ser trabalhadas nas lojas físicas e na internet, mas quando utilizam os canais digitais, precisam de bons textos para convencer os usuários.
Seja no título ou na chamada para ação, saber usar as palavras certas é essencial para que o consumidor entenda o valor do que está sendo oferecido e realmente possa se interessar pela compra.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.