Conteúdos Evergreen são materiais online, considerados atemporais e perenes, pois se mantêm relevantes e úteis ao longo do tempo. É diferente do que acontece com materiais perecíveis, ou seja, que se tornam obsoletos e perdem valor.
Os conteúdos Evergreen, por sua vez, conseguem se manter valiosos para os leitores, independentemente da data de publicação. É essa característica que faz dele algo fundamental para as estratégias de marketing de conteúdo.
Sua produção traz benefícios contínuos porque consegue atrair tráfego orgânico, gerar engajamento e estabelecer autoridade de longo prazo.
Existem vários exemplos desse tipo de criação, como os tutoriais, guias práticos, dicas atemporais e informações importantes e imutáveis sobre determinado tema.
Muitas empresas e criadores de conteúdo investem no Evergreen quando querem manter a atratividade em seu blog, site ou até mesmo nos perfis dentro das redes sociais. Ele ajuda a aumentar o tráfego e o reconhecimento da marca.
Também são uma forma de oferecer informações que vão permanecer relevantes e úteis para o público, independentemente do tempo. Como resultado, o negócio consegue melhorar o retorno sobre os investimentos.
Este artigo vai mostrar como produzir conteúdo Evergreen de qualidade, como promover esses materiais, quais são os benefícios que eles oferecem e os desafios que podem surgir durante sua produção.
Como produzir conteúdo Evergreen?
Reproduzir conteúdo Evergreen de boa qualidade depende de uma abordagem estratégica e muita atenção aos detalhes para que ele realmente se mantenha relevante ao longo do tempo. Algumas estratégias importantes são:
- Escolher tópicos fundamentais;
- Pesquisar e atualizar;
- Criar guias e tutoriais;
- Abordar perguntas frequentes;
- Evitar datas;
- Garantir qualidade;
- Investir em SEO.
É fundamental escolher temas que sejam relevantes para o público-alvo, como informações essenciais, princípios básicos e dicas atemporais, pois tudo isso permanece valioso, independentemente das mudanças.
Uma empresa paisagismo e jardinagem deve fazer uma pesquisa aprofundada para que as informações sejam precisas e atuais na hora de desenvolver o conteúdo.
É importante programar verificações regulares e, caso necessário, atualizar o conteúdo para que seja sempre relevante.
Os guias com o passo a passo e tutoriais práticos trazem soluções para os problemas das pessoas que costumam acontecer no dia a dia, por isso, são frequentemente procurados e conseguem manter sua utilidade ao longo do tempo.
A marca deve identificar as perguntas mais frequentes por parte do público para criar materiais que respondam suas dúvidas de maneira abrangente. Mais do que oferecer respostas, é uma forma de posicionar o material como referência confiável.
Porém, a empresa não deve usar excessivamente termos ou estatísticas específicas de determinada época, pois podem tornar o conteúdo obsoleto ao longo do tempo. O ideal é generalizar as datas e fornecer informações que resistam ao tempo.
Supondo que o material seja sobre produção de croissant de chocolate congelado, é interessante inserir elementos visuais de qualidade, como gráficos, imagens e infográficos, para que seja mais atraente e compreensível a qualquer momento.
Além de tudo isso, é essencial otimizar o conteúdo para os mecanismos de busca, por meio das estratégias de SEO (Search Engine Optimization).
Suas práticas ajudam a escolher palavras-chave relevantes e trabalhar com base em uma estrutura que faz com que o material seja descoberto pelas pessoas ao longo do tempo.
De que forma promover conteúdo Evergreen?
Promover este tipo de conteúdo é muito importante para que ele consiga alcançar e engajar o público ao longo do tempo, e uma das formas de fazer isso é por meio das redes sociais.
A empresa pode compartilhar esses materiais em seus perfis, por meio de publicações atrativas que vão destacar os benefícios que ele oferece e incentivar a interação dos seguidores.
Outra ação interessante é integrar links para o conteúdo por meio de newsletter ou uma mensagem de e-mail. Ao fazer isso, a companhia vai impactar seus assinantes e informá-los que o conteúdo sempre estará disponível no site.
Um negócio especializado em recreação para festa do pijama também pode adicionar links em outros artigos dentro do site ou blog, pois além de melhorar a experiência do usuário, ainda oferece informações adicionais.
Essa prática também é muito boa para as empresas que querem fortalecer sua autoridade diante dos mecanismos de busca.
Deve-se considerar a possibilidade de usar as campanhas de publicidade paga para promover esses materiais, como no caso dos anúncios no Google que conseguem direcionar tráfego qualificado para o material.
É interessante fazer parcerias com influenciadores e convidá-los a compartilhar o conteúdo, e isso porque, contar com o apoio de influenciadores ajuda a ampliar a visibilidade do material.
Muitos negócios costumam contribuir com fóruns e comunidades online relevantes sobre seu segmento de atuação, compartilhando o conteúdo como um tipo de resposta para perguntas ou tópicos de discussão.
Desse modo, uma companhia de disque entulho consegue interagir dentro do fórum, ao mesmo tempo em que demonstra seu entendimento naquilo que faz.
Outra dica é manter uma prática de monitoramento de desempenho do conteúdo, pois se a empresa perceber que a relevância diminuiu o que existem oportunidades de aprimoramento, pode fazer as atualizações de acordo com o necessário.
Principais benefícios do Evergreen
O conteúdo Evergreen, como se sabe, possui uma característica duradoura, e isso traz diversos benefícios para as empresas e os criadores de conteúdo.
Uma de suas maiores vantagens é a consistência do tráfego ao longo do tempo, pois diferentemente do que acontece com os conteúdos sazonais ou que tratam de eventos específicos, o Evergreen continua atraindo visitantes de maneira orgânica.
Isso vai gerar tráfego contínuo ao longo do tempo, e essa consistência é essencial para manter a visibilidade do negócio e fazer com que ele cresça.
Outro grande benefício é que esses materiais ajudam a construir autoridade e confiança, e isso acontece porque são focados em conceitos fundamentais e informações importantes, que posicionam a empresa fonte de conhecimento no nicho.
Com isso, um fornecedor de sombreadores para carros vai construir uma reputação sólida e fidelizar o público, uma vez que as pessoas sempre vão voltar para buscar informações relevantes.
Toda e qualquer informação atemporal tem mais chances de ser compartilhada pelos usuários nas redes sociais, fóruns e outras plataformas, do que outros tipos de conteúdo. Assim sendo, é algo que trará mais visibilidade para a marca.
Em relação ao marketing, investir nesse tipo de conteúdo é uma forma de economizar e mesmo assim obter um excelente retorno sobre os investimentos.
Isso acontece porque diferentemente das campanhas promocionais de curta duração, o conteúdo atemporal gera benefícios, atrai tráfego, consegue converter leads e ajuda a companhia a conquistar clientes por um período prolongado.
Um negócio que faz enchimento torre de resfriamento pode reutilizar e promover esses materiais, por meio de ajustes simples que vão reintroduzi-los para o público, sem perder sua relevância, ao mesmo tempo em que prolonga a sua eficácia.
Desafios do conteúdo Evergreen
Embora esse tipo de material tenha muitos benefícios, as empresas podem enfrentar alguns desafios durante sua produção.
Um deles é a necessidade de manter a precisão e a relevância desses conteúdos ao longo do tempo, afinal, o ambiente digital está sempre evoluindo e muitas informações acabam se tornando obsoletas.
Desse modo, a companhia deve estar sempre revisando e atualizando seus materiais para garantir que permaneçam úteis e confiáveis.
Pelo fato de ter vida útil mais longa, esse tipo de criação começou a receber muito investimento por parte das empresas, mas isso acabou aumentando a concorrência e exige que os produtores se esforcem muito para oferecer algo único e valioso.
Para impactar um usuário que está pesquisando sobre porta articulada preço, a loja precisa criar um anúncio que se destaque, da mesma forma, se quiser se destacar com materiais vitalícios, deve se esforçar durante sua elaboração.
Ao passo que ele é replicado, acaba perdendo um pouco de seu apelo, principalmente se não for apresentado de maneira inovadora.
Nesse contexto, é fundamental encontrar novas perspectivas, abordagens e atualizações criativas para manter o público interessado.
A companhia é capaz de se adaptar às mudanças no comportamento do usuário e nas tendências de pesquisa, tendo em vista que o que é relevante hoje pode não ter tanta importância futuramente.
Diante dessa realidade, um fabricante de cerca elétrica deve estar atento ao que acontece nas preferências do público e nos algoritmos dos mecanismos de busca.
Considerações finais
O conteúdo Evergreen é uma ferramenta muito importante no marketing digital e traz benefícios duradouros para a empresa.
Mesmo que os negócios tenham que se esforçar para manter sua relevância ao longo do tempo e enfrentar a concorrência, é inegável que esse tipo de material tem uma capacidade única de atrair tráfego consistente.
Mais do que isso, ele consegue construir autoridade da marca e trazer retorno sustentável para as ações.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.