E-commerce, também conhecido como comércio eletrônico, é uma modalidade de compra e venda de produtos e serviços pela internet. Permite realizar transações comerciais online, escolher pagamento, entre outras ações virtualmente.
Com a expansão da internet, tornou-se uma alternativa conveniente e acessível para consumidores e empresas, e essas plataformas oferecem uma ampla gama de produtos que vão desde vestuário e eletrônicos, até serviços digitais.
Os consumidores podem fazer suas compras a qualquer momento e de qualquer lugar, tudo com segurança nas transações, facilidade para comparar preços e a conveniência de receber tudo em casa.
Inclusive, essas características impulsionaram o crescimento significativo da modalidade, e empresas de todos os tamanhos se beneficiam desse modelo de negócios.
Ele consegue reduzir barreiras geográficas e ampliar o alcance para uma base de clientes global. Com a evolução da tecnologia, o e-commerce continua se adaptando, integrando inteligência artificial, realidade aumentada e outros recursos.
Eles aprimoram a experiência do consumidor, tornando a compra muito mais simples, segura e atraente, e um dos principais responsáveis por isso é o UX design.
Para compreender melhor o assunto, este artigo vai mostrar quais são os principais objetivos do UX no e-commerce, os fatores que podem influenciá-lo, as melhores práticas, como medi-lo e quais são as principais tendências.
Objetivos do UX no e-commerce
A experiência do usuário no e-commerce tem como propósito atender a diversos objetivos fundamentais, e entre eles estão:
- Navegabilidade;
- Usabilidade;
- Simplicidade;
- Personalização;
- Credibilidade;
- Confiança;
- Desempenho;
- Velocidade;
- Experiência multicanal.
Em uma plataforma de vendas, é primordial permitir que os usuários possam percorrer o site de forma intuitiva, encontrar os produtos facilmente e ter uma jornada de compra fluida.
Uma loja virtual de auto peças 24 horas precisa ser simples e fácil de usar para reduzir o número de etapas no processo de compra e facilitar outras ações, como pagamento e a própria navegação.
É essencial oferecer uma experiência personalizada, com recomendações de produtos baseadas no histórico de compras, preferências do usuário e comportamento de navegação.
O site deve transmitir segurança para as pessoas, por meio de informações claras sobre os produtos, políticas de devolução, garantias, avaliações e depoimentos de outros compradores.
O canal deve ser rápido, responsivo em diferentes dispositivos e evitar falhas que possam frustrar o visitante.
Mais do que isso, deve oferecer consistência em todos os canais de interação, tanto no próprio site, quanto em aplicativos móveis, redes sociais e outras plataformas.
Fatores que influenciam o UX
Existem vários fatores que geram impactos significativos na experiência do usuário dentro de uma plataforma de vendas, como no caso do design intuitivo.
Em uma loja de roupas para aula de funk , a facilidade de navegação, a disposição dos elementos na página e a clareza das informações vão influenciar diretamente a experiência do usuário.
A adaptação para diversos dispositivos, como celulares, tablets e computadores, é crucial, uma vez que as pessoas têm várias opções de acesso e a maioria faz compras por meio de dispositivos móveis.
O tempo de carregamento também influencia a experiência, uma vez que sites mais rápidos proporcionam uma navegação mais fluida e agradável.
A confiança do visitante também pode ser afetada pela segurança da plataforma, por isso é indispensável investir em proteção de dados e informações de pagamento.
Descrições claras e imagens de alta qualidade, além de avaliações e recomendações, ajudam os consumidores a tomar decisões de compra informadas.
Processos de pagamento simples, com poucos passos e opções de pagamento diversificadas, vão melhorar a experiência das pessoas.
Mas a marca não pode se esquecer de oferecer canais de suporte eficazes, como chat ao vivo, e-mail de suporte e uma seção de perguntas frequentes, pois tudo isso ajuda a resolver dúvidas e problemas.
Recomendações personalizadas com base no comportamento do usuário melhoram a experiência do consumidor, mais do que isso, são capazes de aumentar a relevância dos produtos oferecidos.
Melhores práticas para UX
Existem diversas práticas fundamentais que garantem uma excelente experiência do usuário em uma plataforma de vendas. São elas:
Design responsivo
Dentro de um site de artigos em acrílico , a responsividade não se trata apenas de tornar a plataforma visualmente agradável em diferentes aparelhos.
Na verdade, essa prática visa garantir a funcionalidade consistente em todos os recursos usados para facilitar a navegação, a legibilidade e suas funcionalidades.
Velocidade de carregamento
A velocidade de carregamento também é muito importante, pois as pessoas são impacientes quando a plataforma demora muito para carregar.
Diante dessa situação, elas costumam abandonar o site, por isso é muito importante usar técnicas de otimização, como compressão de imagens e armazenamento em cache, pois isso consegue manter a velocidade.
Checkout simplificado
O checkout simplificado reduz o número de etapas no processo de compra, por isso, a organização precisa se atentar a esse fator.
Assim como um centro clínico veterinário , uma loja virtual também precisa disponibilizar diversas opções de pagamento para garantir que o processo de preenchimento de informações seja rápido e claro, evitando desistências durante as compras.
Personalizar e recomendar
É essencial usar dados sobre o comportamento do usuário para oferecer sugestões relevantes de produtos e serviços.
Isso aumenta as chances de conversão e pode ser baseado no histórico de compras daquele cliente, nas preferências registradas ou até mesmo em seu histórico de navegação.
Ter um bom suporte ao cliente
Toda empresa precisa oferecer canais de comunicação eficazes para responder dúvidas ou resolver problemas de forma rápida e eficiente.
O chat ao vivo, e-mail de suporte e seções de perguntas frequentes bem elaboradas são alguns dos recursos fundamentais que precisam estar presentes no canal de vendas.
Feedback e avaliações no e-commerce
Uma empresa que vende produtos para automatização de portão duas folhas deve incentivar avaliações de compradores e fornecer uma maneira fácil para que todos possam fornecer feedback.
As pessoas vão compartilhar sua experiência e com isso aprimorar continuamente a plataforma, fazendo com que outros consumidores se interessem.
Como medir a experiência do usuário?
A experiência do usuário não é comercial pode ser medida por meio de várias métricas e métodos, e um dos recursos mais importantes é a taxa de conversão.
A quantidade de visitantes que realizam uma ação desejada, como efetuar uma compra é mostrada por essa métrica, e quanto mais alta ela estiver, melhor é a experiência do usuário.
A companhia também precisa se atentar ao tempo na página e taxa de rejeição, pois o tempo que as pessoas passam em sua plataforma e a quantidade que deixa a página antes de interagir indicam se o conteúdo é realmente interessante.
Um site para aluguel de ônibus para passeio deve fazer testes de usabilidade com usuários reais para observar como eles estão interagindo com o canal, o que traz informações valiosas sobre a facilidade de uso e eventuais problemas.
Tendências de UX
Existem diversas tendências de experiência do usuário para o e-commerce, mas uma das que mais se destacam é a personalização avançada. Trata-se do uso de inteligência artificial e análise de dados para oferecer recomendações personalizadas.
Algumas empresas também podem usar a realidade aumentada e a realidade virtual para permitir que os consumidores visualizem produtos em seus ambientes.
Em outras palavras, as pessoas podem experimentar a mercadoria virtualmente antes de comprar, uma facilidade muito usada em setores como móveis, roupas e maquiagem.
Assim como o site de um centro veterinário para animais exóticos , uma loja virtual pode adotar um design inclusivo, assim, fica mais fácil estabelecer uma comunicação com usuários diversos, inclusive deficientes visuais, auditivos e motores.
É essencial fazer uma integração contínua entre vários canais de venda, pois isso vai proporcionar uma experiência consistente, independentemente de por onde a pessoa inicia a navegação ou conclua sua transação.
Muitas marcas também estão adotando o pagamento sem atrito, que trata da simplificação do processo de pagamento, por meio da implementação de métodos fáceis e seguros, tais como carteiras digitais e eliminação de etapas desnecessárias.
Para uma loja virtual de materiais para restauração de tacos antigos , outra opção é integrar assistentes de voz e tecnologia de reconhecimento para proporcionar uma experiência de compra por meio de comandos de voz.
Isso vai facilitar as buscas, recomendações e compras, além disso, vai proporcionar uma experiência muito benéfica, totalmente voltada para personalização, praticidade, inovação e acessibilidade.
Considerações finais
A experiência do usuário no e-commerce é o diferencial crucial para o sucesso da plataforma de vendas.
Devido à evolução constante da tecnologia, deve-se priorizar a personalização, acessibilidade e praticidade.
As lojas devem entender a necessidade de oferecer uma jornada de compra integrada, intuitiva e agradável, não apenas para aumentar a satisfação do cliente.
O propósito de tudo isso está muito além, pois a intenção é impulsionar a fidelidade e a vantagem competitiva, destacando as empresas em um mercado que passa por constantes mudanças.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.