Aposentada de 85 anos e dona de uma fortuna estimada em 500 milhões de dólares, viralizou nas redes sociais ao ostentar o consumo de produtos caros e de grifes famosas
O bordão “tá barato”, um viral nas redes sociais, popularizou-se com a influenciadora Maria Berklian, conhecida como “Rainha do Brasil” e “prima” de Dom Pedro. Os títulos atribuídos a ela não passam de brincadeiras relacionadas com a sua personalidade de mulher vaidosa que compartilha com os 2.6 milhões de seguidores no TikTok, parte da rotina luxuosa de uma milionária na cidade de São Paulo.
No último balanço divulgado publicamente, os vídeos da influenciadora haviam somado mais de 8,2 milhões de visualizações somente no TikTok. Nesta mesma plataforma, publicações recentes renderam cerca de 3,9M e 1,4M de visualizações. Esses dados apontam para uma consolidação de público. Não por acaso, outras figuras conhecidas já fizeram colaborações ou divulgaram o seu conteúdo, como a cantora Anitta, a apresentadora Adriane Galisteu, a ex-bbb Key Alves e a digital influencer Virgínia.
“Tá barato”
As publicações da “Rainha do Brasil” apresentam uma realidade acessível apenas para uma pequena parcela da população e esse fator inusitado, aliado ao carisma e bom humor da aposentada, atrai milhões de seguidores interessados em conhecer o lado mais glamouroso da capital paulista. Em fevereiro deste ano, por exemplo, ela comprou um carro de luxo por R$ 750 mil sob alegação de simplesmente ter gostado da cor.
Em outra oportunidade, Maria Berklian comprou, à vista, algumas bolsas que somaram a quantia de R$ 560 mil. O patrimônio que permite tal ostentação foi avaliado no ano de 2021 pela Forbes em US$ 500 milhões, líquido. A fortuna acumulada resulta dos lucros obtidos após a criação e venda de duas redes de supermercados e continua aumentando com os trabalhos como produtora de conteúdo.
Trajetória real
Embora o parentesco com a realeza brasileira seja fictício, é fato que a influenciadora desfruta de um status e situação financeira confortáveis. Mas, como relatou o seu neto e empresário Eduardo Berklian, em entrevista para o site G1, o passado da tiktoker foi marcado por muito trabalho e dedicação. Afinal, ainda na adolescência, Maria atuou como costureira e feirante.
O contexto social mudou a partir do casamento com Sarkis Berklian, de quem é viúva. Os dois possuíam duas redes de supermercados e a negociação da venda permitiu o investimento em imóveis que engrossam a renda atual da aposentada. A decisão de se tornar uma digital influencer após os 80 anos veio com o incentivo do neto Eduardo durante a pandemia, entre 2020 e 2021. Atualmente, quem auxilia na captação e edição dos vídeos é a engenheira de produção e amiga pessoal de Maria Berklian, Gabriela Paiva.