Curso é online e certificado pelo Instituto Palavra Aberta, organização sem fins lucrativos
O EducaMídia, programa de educação midiática do Instituto Palavra Aberta, está com inscrições abertas para a segunda e última turma da sua formação de educadores multiplicadores de 2023. O curso é gratuito, online e certificado pelo instituto, e tem como principal público-alvo professores e professoras da educação básica. O prazo de inscrição termina na quarta-feira, dia 16 de agosto.
O objetivo do Programa de Certificação para a Formação de Educadores Multiplicadores do EducaMídia é capacitar educadores que irão multiplicar boas práticas de educação midiática em seus territórios e redes de ensino. Em um contexto de alta desinformação como o nosso, a educação midiática não é apenas uma necessidade no momento atual, mas uma urgência. É preciso preparar as crianças e os jovens para aprender com senso crítico e responsabilidade no século 21, para que saibam ler, escrever e participar do mundo conectado com informação e conhecimento de qualidade.
Por conta do alto número de interessados, há uma seleção dos participantes.Os selecionados no processo terão uma formação online de até 30 horas entre encontros online e atividades individuais, acompanhamento da equipe do EducaMídia para a implementação do projeto de multiplicação e a certificação de participação emitida pelo Instituto Palavra Aberta.
Desde a sua criação, o programa já emitiu cerca de 2 mil certificados para professores de todos os estados do Brasil. Abaixo, veja o cronograma do curso, que será ministrado no segundo semestre de 2023.
As inscrições podem ser realizadas no site do EducaMídia.
Cronograma da Formação
Inscrições: de 07/08 até 16/08
Comunicação dos selecionados: 21/08
Pré-imersão online: de 28/08 a 04/09
Formação online*: de 05/09 a 08/10
Laboratório de ações: de 09/10 a 10/11
Showcase de ações de multiplicação: de 11/11 a 27/11
Formatura online: 30/11
Sobre o Instituto Palavra Aberta
O Instituto Palavra Aberta é uma entidade sem fins lucrativos que advoga a causa da plena liberdade de ideias, de pensamento e de opiniões. Por meio de pesquisas, seminários e campanhas, promove a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa e a livre circulação de informação como pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade forte e democrática. Desde 2019, desenvolve o EducaMídia, programa de educação midiática criado para capacitar professores e organizações de ensino, além de engajar a sociedade no processo de educação midiática dos jovens, desenvolvendo seus potenciais de comunicação nos diversos meios.