Pré-inscrições podem ser feitas pela internet para cursos variados, sobre temas como economia de energia e presença digital competitiva, oferecidos pelo Sebrae e Abrasel
O setor de alimentação fora do lar é um dos que mais emprega no Brasil e é formado, em sua maioria, por micro e pequenas empresas (97,8%), e o foco da capacitação é justamente quem empreende na área. Foto: IStock
Os donos de bares, restaurantes e lanchonetes interessados em potencializar os seus pequenos negócios podem participar, gratuitamente, de novos cursos e programas de capacitação oferecidos pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em parceria com o Sebrae. O objetivo dos treinamentos é impulsionar o desenvolvimento, a inovação e o crescimento sustentável das empresas do ramo, com oportunidades de melhorar a eficiência energética da empresa, de tornar o negócio mais competitivo no mercado digital e ainda de implementar inovações de baixo custo e alto impacto.
Atualmente, estão sendo oferecidas três opções de capacitação, sendo duas totalmente on-line e uma híbrida, com uma parte de consultoria presencial. Todos as formações são gratuitas. Para participar, os empreendedores do setor de bares e restaurantes devem realizar uma pré-inscrição no site da parceria da Abrasel e do Sebrae. Para acessar, é só clicar aqui.
Aprenda a aumentar a lucratividade do negócio com eficiência energética
Com o curso on-line “Aumentando a lucratividade com a eficiência energética”, o empreendedor poderá compreender e aplicar as melhores práticas de consumo de energia em suas atividades, reduzindo custos e desperdícios para buscar melhores resultados. Durante duas horas de capacitação serão apresentadas práticas para ter uma boa eficiência energética e combater o desperdício. O início do curso é imediato e oferece certificado digital de participação.
Melhore seu negócio no universo digital
Os empreendedores que querem se tornar mais competitivos em um mercado cada vez mais digital podem se inscrever no programa UP Digital. A iniciativa oferece uma formação ampla e prática sobre marketing digital, incluindo planejamento, criação de conteúdo e monitoramento das redes sociais. As consultorias são realizadas por especialistas e com foco no segmento de bares e restaurantes. O programa UP Digital tem duração de 15 dias e é totalmente on-line. O início das turmas depende do número de inscritos.
Inovação para gastar menos e faturar mais
Quem participar do programa Brasil Mais Produtivo será acompanhado por um Agente Local de Inovação (ALI) do Sebrae por até seis meses, com encontros on-line e presenciais. Após um diagnóstico e uma análise das práticas de gestão e processos produtivos da empresa, são identificadas as oportunidades de melhorias. Com apoio do ALI, o dono do negócio poderá implementar ferramentas digitais de baixo custo. Os aspectos da empresa que são abordados no programa incluem marketing, faturamento e finanças, processos e gestão de pessoas.
Parceria estratégica
O setor de alimentação fora do lar é um dos que mais emprega no Brasil e é formado, em sua maioria, por micro e pequenas empresas (97,8%). Segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência, em 2020, cerca de 317 mil dessas micro e pequenas empresas contratavam funcionários e foram responsáveis por gerar mais de 900 mil empregos.
O analista de Competitividade do Sebrae Nacional, Luiz Rebelatto, destaca que as capacitações, promovidas em parceria com a Abrasel, levam aos donos de negócios do setor ferramentas de gestão valiosas, de aplicação prática e descomplicada.
“Essa parceria com a Abrasel vem para aprimorar as habilidades dos donos de pequenos negócios do ramo de alimentação fora do lar para que se tornem mais competitivos, enfrentem da melhor forma os desafios do mercado e alcancem sucesso”, declarou.
O presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, considera que a parceria com o Sebrae é uma aliança estratégica para impulsionar o crescimento do setor de bares e restaurantes de todo o Brasil.
“Estamos entusiasmados em colaborar com o Sebrae, compartilhando conhecimentos e recursos valiosos para apoiar os empreendedores do setor, promovendo o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento dos negócios”, avalia.