Para sabermos quanto custa montar um hotel é preciso saber quantos quartos pretende disponibilizar, qual estrutura quer oferecer e muitos outros quesitos…
Porém há dicas que podem ser praticadas independente de qual seja o tamanho do seu empreendimento hoteleiro, como planejamento, marketing, avaliação do local, entre outros…
Com preços em média de R$500.000,00 para montar um hotel, não vai querer jogar o seu investimento por água abaixo, né! Vamos conferir dicas do que pode ser feito?
1º Faça um Planejamento
Todo empreendimento requer planejamento, na verdade, tudo na vida tem mais chance de dar certo, quando é planejado. Mas para planejar você precisa saber alguns dados…
Comece anotando: onde pretende instalar seu hotel, quantos quartos pensa em construir, quantidade de camas nos quartos, qual estrutura e o que deseja fornecer, quando pretende inaugurá-lo…
Não dá para saber quanto custa montar um hotel que você não tem noção de como ele será. Então planeje-se e faça também um planejamento financeiro, para saber até quanto poderá investir.
2º Avalie o local de instalação
Avalie o local no qual pretende instalar… Caso opte por construí-lo precisa verificar o solo, fazer uma planta do projeto, contratar profissionais habilitados para construção, etc.
Já tem uma estrutura antiga, avaliar se o local é seguro e em ambos os casos verifique o quanto custa montar um hotel, para saber o que vale mais a pena.
Não adianta construir um hotel novinho num brejo que não foi tratado! Nem pegar uma construção antiga, sem avaliar e sair transformando em um hotel.
3º Pesquise sobre a infraestrutura da região
Para saber quanto custa montar um hotel é de suma importância que conheça a infraestrutura da região… Se o local é seguro, o que e quem é a vizinhança à sua adjacência…
Verifique viabilidade, pontos de parada de ônibus, metrô, local para estacionamento… Serviços e comércios de utilidade essenciais como hospitais, farmácias e mercados, dentre outros.
Todos esses quesitos precisam ser levados em consideração, pois vão ter um grande impacto na construção, adequação, divulgação, funcionamento e valor a ser cobrado na hospedagem.
4º Defina seu público alvo
Pretende montar um hotel voltado para o atendimento de famílias completas ou para atendimento de colaboradores em viagem, por exemplo, afinal são dois públicos totalmente diferentes.
Para uma família, precisará de quartos maiores com maior número de camas disponíveis, camas de casal e de solteiro no mesmo quarto, um playground para as crianças, etc.
Já para empresas, poderão ser quartos menores com apenas uma cama ou beliches e banheiros mais simples, por exemplo. A definição do público impactará no quanto custa montar um hotel.
5º Invista no Marketing
Investir no marketing do hotel, fazendo presença online, fará com que o seu público o encontre com maior facilidade, pois é na internet que procurarão um hotel adequado.
Poderá direcionar anúncios para o público que busca se hospedar na cidade, exemplo: se deseja montar um hotel na cidade de Alfenas em Minas Gerais, pode rodar campanhas oferecendo cupons:
Um exemplo de frase que pode usar em seu anúncio: “Economize agora com cupom exclusivo e garanta descontos incríveis em nosso hotel na cidade de Alfenas – MG!
Você só precisa trocar “Alfenas – MG” pelo o nome da cidade que irá montar seu Hotel.
6º Defina metas
Definir metas será essencial para que o seu projeto saia do papel e que ele dê os frutos que deseja ter, pois quando vê que está desviando, poderá voltar na direção do alvo.
Já viu o quanto custa montar um hotel? Não dá para investir esse valor e ver no que é que dá! Você precisa fazer dar certo e usar ferramentas propícias para isso.
Então se definir metas saberá onde quer chegar… Se não definir qualquer lugar servirá. E você não quer qualquer coisa né?
7º Cumpra com o proposto
Não adianta divulgar o que seu hotel não tem! Piscina aquecida, suíte com hidromassagem… E quando o cliente chegar dizer que quebrou e está arrumando.
Anuncie a realidade do seu hotel, cumpra exatamente com aquilo que divulgou e de acordo com o que o cliente contratou. Você não quer perder credibilidade já de cara, né?
Então monte um hotel que caiba dentro do orçamento planejado e depois vá acrescentando melhorias a ele, assim você irá cativar seus clientes, enganá-los não é a melhor solução.
Conclusão
Agora que já sabe o quanto custa abrir um hotel e algumas dicas essenciais para que ele dê certo, coloque-as em prática. Não estamos dizendo para sair trocando os pés pelas mãos…
Não é atoa que o planejamento está em primeiro lugar… Depois de tudo certo, quando estiver para lançar o seu hotel não se esqueça de dizer isso ao mundo através da internet.
Não só na inauguração, fique sempre online, afinal um hotel é feito de uma boa rotatividade, então seus futuros hóspedes precisam te enxergar constantemente.
Quer ficar por dentro das últimas notícias e atualidades? Não perca tempo! Venha conferir o Blog do Anselmo Santana, o seu destino definitivo para informações fresquinhas e análises aprofundadas.