Saiba quais são as expectativas de mercado para o inverno de 2023
A chegada da estação mais fria do ano é também sinônimo de oportunidades para o varejo nacional. Além do setor de vestuário, os supermercados também devem se beneficiar da economia de inverno. É importante focar no segmento de alimentos e bebidas e tudo o que contribui para o seu consumo.
A cada estação, as necessidades mudam e especialmente no frio, alguns produtos são mais procurados do que em outras épocas. “Então seja em qualquer área do comércio é importante o empresário se antecipar e fazer um planejamento para não perder as vendas da época. No setor de supermercado, algumas linhas e categorias de produtos chegam a crescer as vendas em até 30% nessa época”, afirma Valéria Bax, Conselheira do Decisão Atacarejo.
Os itens mais vendidos, geralmente, são bebidas quentes como vinhos, conhaques, cafés, chás e chocolates. Sopas e massas também aumentam nessa época. Além dos produtos sazonais para as festividades juninas como canjica, milho, amendoim e também produtos para fondues, pratos quentes e alimentos que trazem conforto e esquentam no inverno.
É bom ficar de olho também em produtos de bazar como pratos e bowls próprios para sopas, massas e risotos, os cobertores e edredons para quem trabalha com a linha de casa, assim como itens de vestuário. “Uma outra linha que precisa de atenção é a de perfumaria, pois a linha de hidratantes, creme para as mãos e pés e também os hidratantes labiais têm maior venda nessa época”, destaca Valéria. Mas também é importante ressaltar que os produtos e a sazonalidade podem variar pois nas regiões que são mais quentes não faz tanta diferença.
Expectativa de vendas no inverno 2023
As expectativas são boas pois é uma época de muitas festividades como o Dia dos namorados que acabou de passar, as festividades de festa junina que vão até agosto, festivais de inverno, fechando com o almoço ou jantar do dia dos pais. Também é época de férias e quem está em destinos turísticos também deve se preparar bem.
A conselheira do Decisão Atacarejo finaliza dizendo que é fundamental se preparar bem. “Antecipar sempre o planejamento para trabalhar bem o marketing e vendas de acordo com o calendário, antecipar a compra de produtos para que cheguem com antecedência e uma boa divulgação, além de exposições atrativas e uso das redes sociais”, conclui.
Fonte: Valéria Bax, conselheira do Decisão Atacarejo. Possui ampla experiência no atacado e varejo há mais de 30 anos. Especialista nas áreas de Marketing e RH. MBA em Marketing, Gestão de Negócios e Gestão Comercial. Conselheira Empresarial. Instagram @/decisaoatacarejo
Foto: Internet