Especialista comenta sobre a importância do equilíbrio emocional durante a preparação para as provas
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 estão abertas e seguem até a próxima sexta-feira (16) no site www.enem.inep.gov.br. Para muitos candidatos, o momento é um convite de retomar ou intensificar a rotina de estudos. Mas especialistas alertam: é preciso ter cautela.
De acordo com a professora do curso de Psicologia e coordenadora dos cursos da área de Ciências Humanas da Universidade Potiguar (UnP), Herta Maia, a pressão e a ansiedade podem ser grandes obstáculos para quem está se preparando para o Enem. Por isso, é importante cuidar da saúde mental durante o processo preparatório.
“É importante reconhecer e gerenciar as emoções, permitindo-se sentir e expressar os sentimentos que surgem ao longo do processo. Frustrações, inseguranças e momentos de desânimo são comuns, mas é fundamental lembrar que fazem parte do caminho e que é possível superá-los”, ressalta.
Outra forma de desacelerar, segundo Herta, é buscar apoio emocional na família, nos amigos e na terapia, além de incluir no dia a dia atividades físicas e momentos de lazer para o equilíbrio emocional.
“Desabafar com quem você confia, buscar um profissional especializado, como o próprio psicólogo, pode proporcionar um espaço seguro para expressar os sentimentos e obter suporte necessário. Já o lazer libera endorfina, hormônio que promove sensação de bem-estar e ajuda a reduzir o estresse. Isso pode, inclusive, ser questão de prova”, brinca a docente.
“É importante lembrar que o Enem é uma etapa importante, mas não define toda a trajetória acadêmica e profissional. Manter uma perspectiva realista e positiva, confiar em si mesmo e em sua preparação, é fundamental para enfrentar as provas com mais tranquilidade. Equilíbrio emocional e conhecimento caminham juntos”, pontua Herta Maia.

A UnP é a única universidade privada do Estado do Rio Grande do Norte e integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. Com 42 anos de atividades, possui milhares de alunos entre os campi em Natal e Mossoró, oferecendo cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, Mestrados e Doutorados. Também contribui para democratização do ensino superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do Rio Grande do Norte. Como formadora de profissionais, a instituição tem compromisso com a cidadania, sempre pautada nos valores éticos, sociais, culturais e profissionais. Este propósito direciona o desenvolvimento e a prática de seu projeto institucional e dos projetos pedagógicos dos cursos que oferece para a comunidade. Para mais informações: www.unp.br.
Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por mais de 400 mil pessoas, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do instituto Ânima.
