Gestão de tráfego é uma estratégia necessária para qualquer tipo de negócio, e seu objetivo é atrair mais visitantes para as páginas institucionais da organização na internet.
Compreender essa prática ajuda a descobrir de que maneira impulsionar a organização e obter sucesso, algo que também é necessário para os consultórios médicos e profissionais da saúde.
No meio digital, o tráfego representa o fluxo de visitantes em uma página, podendo ser um blog ou site, e os usuários podem ser atraídos de maneira orgânica ou por estratégias de tráfego pago.
As ações orgânicas são os conteúdos publicados pela companhia, abordando assuntos interessantes para o público-alvo. O tráfego pago, por sua vez, são investimentos que aumentam a visibilidade da companhia na internet.
Fazer a gestão de tráfego pago é um processo relacionado a adoção de estratégias que vai atrair um número maior de pessoas para o endereço virtual da marca.
Ter bastante visibilidade é necessário para aumentar as taxas de conversão, e é por isso que muitas organizações investem em ações que ajudam a alcançar resultados.
Os consultórios também precisam fazer a gestão de tráfego, por isso, este artigo vai explicar quais são as estratégias de marketing médico, o que é gestão de tráfego e como aplicá-la.
Principais estratégias de marketing médico
O marketing digital mudou totalmente a maneira como as empresas se comunicam com os consumidores, e quando se fala em empresas, isso também inclui profissionais liberais, como os médicos, advogados, entre outros.
As pessoas adquiriram o hábito de pesquisar especialidades e profissionais da saúde no Google, e isso por si só já explica a importância de investir em boas estratégias para ser encontrado por elas.
Aliás, os usuários pesquisam sobretudo nos mecanismos de busca, desde curso de manutenção de placa de celular até os mais variados produtos e serviços. Algumas das práticas mais vantajosas são:
Otimização do site
O site institucional funciona como cartão de visitas para o negócio, pois é onde os futuros pacientes encontram informações importantes sobre o consultório, como:
- Localização;
- Horário de funcionamento;
- Serviços oferecidos;
- História da empresa;
- Contatos.
Mas existem milhares de páginas sendo publicadas todos os dias na internet, assim sendo, é necessário investir em práticas que ajudam a se destacar ia aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa.
Ter um bom posicionamento no Google é essencial para atrair visitantes, e a melhor estratégia para alcançar esse objetivo é o SEO (Search Engine Optimization).
Trata-se de um conjunto de práticas que melhoram o design e o conteúdo, além de implementar design responsivo, capaz de se adaptar automaticamente a qualquer tamanho de tela.
Criar um blog
Uma confecção de uniforme escolar para professores pode criar um blog para falar sobre assuntos que sejam do interesse do público e relacionados aos produtos oferecidos.
O intuito do blog não é divulgar as soluções da marca, assim como os serviços oferecidos pelo profissional da saúde. Ele é voltado para os interesses da audiência e que estejam de acordo com aquilo que é oferecido pela companhia.
Por exemplo, um blog médico pode dar dicas de saúde, falar sobre a importância de um estilo de vida saudável, dar algumas receitas para uma alimentação equilibrada, entre outras informações.
Criar perfis nas redes sociais
As redes sociais se transformaram em verdadeiros canais de comunicação e ajudam a aproximar o público das empresas. Entre as principais plataformas estão Facebook, Instagram e Twitter.
O médico também pode criar seu perfil no LinkedIn para falar sobre sua carreira profissional, ao passo que no Instagram vai voltar suas publicações para assuntos relacionados e que interessam aos seguidores.
Não é recomendável e nem viável criar perfis em todas as redes sociais, pois é necessário alimentá-las com conteúdos de qualidade, algo que pode ser muito difícil se houver muitas contas para gerenciar.
O ideal é fazer como um fabricante de porta de correr colorida e estudar o perfil do público-alvo para saber em quais redes sociais essas pessoas estão presentes.
Investir em campanhas patrocinadas
Assim como os conteúdos orgânicos precisam ser trabalhados, os consultórios também podem investir em anúncios e publicações patrocinadas.
São investimentos acessíveis, feitos no Google, Facebook e outras plataformas que ajudam a impactar uma quantidade muito maior de pessoas.
Para aproveitar todo o potencial dessa prática, é interessante equilibrá-la com as estratégias orgânicas.
O que é gestão de tráfego para médicos?
As estratégias de marketing digital são muito inteligentes, acessíveis e fáceis de aplicar, mas para potencializar os resultados e alcançar os objetivos esperados, é necessário fazer uma gestão de tráfego.
Essa estratégia ajuda a trazer mais usuários para as plataformas do profissional, como o blog, site e redes sociais. Assim como uma empresa de jateamento com água, o médico deve criar anúncios segmentando o público e focado na audiência.
Mas esse processo só vai funcionar se houver uma análise das métricas e o gerenciamento dos visitantes recebidos pela plataforma. Isso porque de nada adianta receber várias visitas todos os dias se não houver um trabalho com o fluxo de pessoas.
Um profissional se encarrega de fazer a gestão de tráfego, analisar os canais mais indicados para os objetivos do negócio e compreender o público que pretende atingir.
A partir do momento em que tudo fica definido, também é mais fácil converter visitantes em potenciais clientes e fechar bons negócios para a clínica.
Como fazer gestão de tráfego?
Para fazer gestão de tráfego médico, o ideal é contar com um profissional especializado, assim, ele vai seguir todo o passo a passo necessário, por meio das seguintes ações:
Conhecer o público-alvo
Conhecer o público-alvo é muito importante e serve como base para qualquer estratégia de marketing, inclusive na hora de fazer a gestão de tráfego.
Uma empresa de rede de proteção em janela basculante precisa saber com quem está lidando, antes de tomar qualquer decisão, e isso também se aplica aos consultórios médicos.
É indispensável ter um bom conhecimento sobre o público que pretende atrair, pois se isso não for feito corre-se o risco de trabalhar com estratégias em vão.
Fazer um bom planejamento
As campanhas e iniciativas de marketing podem ter finalidades diferentes, por isso é indispensável que a estratégia seja organizada para que possa ser eficiente.
É fundamental mapear as campanhas ativas, levando em conta os canais onde são veiculadas, os objetivos da corporação, o tipo de público que pretende impactar e o orçamento disponível. É uma maneira de ajudar na hora de medir os resultados.
Definir e acompanhar as métricas
As estratégias de marketing de uma assessoria de eventos corporativos são guiadas por métricas, pois só assim é possível alcançar bons resultados.
Para que os gastos e esforços trabalhados nas campanhas realmente façam sentido, o consultório precisa acompanhar os indicadores-chave, também conhecidos como KPIs.
É uma forma de avaliar métricas importantes como taxa de cliques, número de impressões, tempo de navegação na página, entre outras que vão direcionar as ações.
Também ajuda a compreender quais campanhas e canais fazem sentido para a estratégia e com isso alcançar os melhores resultados.
Contar com ajuda profissional
Muitas empresas investem em profissionais que vão cuidar exclusivamente da gestão de tráfego para que suas estratégias realmente tragam os resultados esperados.
A mesma situação se aplica a uma clínica que oferece atendimento médico domiciliar particular ou qualquer outra especialidade médica.
Mas para escolher bem o profissional que vai cuidar da gestão de tráfego, é indispensável saber quais são suas funções.
Ele precisa ter a capacidade de entender quem é o público-alvo do médico, estudar e levantar palavras-chave relacionadas ao consultório, definir os melhores canais para a marca, além de planejar, implementar e gerenciar campanhas e anúncios.
É essencial que saiba analisar e acompanhar os resultados que o negócio obteve com suas campanhas, e a partir disso escrever relatórios que vão ajudar a mensurar as métricas.
O gestor de tráfego precisa ter todas essas habilidades se quiser que a organização alcance seus objetivos.
Para uma empresa de instalação de rede de hidrantes, vale muito a pena contar com esse profissional porque ela terá mais tempo para cuidar daquilo que realmente importa, ou seja, dos produtos que oferecem no mercado.
Para os profissionais da saúde, a situação é a mesma, pois ao mesmo tempo em que possui alguém que vai cuidar do tráfego obtido em suas plataformas digitais, poderá dar mais atenção para seus pacientes.
Considerações finais
Conquistar tráfego é essencial para qualquer negócio que queira se destacar em seu mercado de atuação. Isso envolve os profissionais da saúde porque são parte de um segmento muito concorrido.
Atrair os usuários para os canais da clínica vai ajudar a conquistar mais pacientes, o que gera excelentes retornos financeiros.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.