Você que tem um negócio já conseguiu identificar o comportamento do consumidor 2023? Bom o sucesso de qualquer empresa, tem a ver com o entendimento dos consumidores, pois é preciso oferecer ao consumidor aquilo que ele procura.
Sempre no momento certo e da maneira que ele deseja, mas como conseguir atender todas essas necessidades? Simples, você precisa estar atento à evolução dos hábitos de consumo e da sociedade como um todo.
Afinal as pessoas não compram sempre da mesma forma, por exemplo, há 10 anos, se você precisasse comprar uma válvula de segurança, teriam que sair de casa e pesquisar em várias lojas até encontrar o melhor produto.
Hoje é possível fazer essa mesma pesquisa usando apenas o celular, trazendo mais conforto e comodidade para os clientes, isso mostra por exemplo, como as empresas precisam estar inseridas no ambiente online.
Isso mostra a importância de entender o perfil desse consumidor, caso contrário a sua empresa será ultrapassada pela concorrência, saiba que o perfil dos consumidores mudam por diversas coisas como:
- Prioridades pessoais;
- Contextos sociais;
- Contextos políticos;
- Inflação.
E inúmeras outras razões, por isso que para te ajudar preparamos um conteúdo repleto de informações sobre o assunto, além de te mostrar quais as tendência de consumo para o ano de 2023. Boa leitura!
O que significa o comportamento do consumidor?
Chamados de comportamento do consumidor o conjunto de:
- Práticas;
- Hábitos;
- Prioridades de consumo.
Que envolve o processo de compra de uma pessoa ou um grupo, saiba que esse comportamento está em frequente mudança, afinal esse processo depende de muitas variáveis.
Uma loja de quadro de comando, por exemplo, costuma avaliar o comportamento do seu consumidor para entender melhor o que pode lhe oferecer de melhor para o seu cliente, sempre tentando atender suas necessidades.
Entender esses aspectos ajudam em diversas estratégias na empresa, seja para vendas, campanhas de marketing e publicidade, sempre visando elaborar campanhas que chamam atenção deles.
Importância de saber o comportamento do consumidor
Para uma empresa de gerenciamento de obras, é fundamental que ela entenda qual o comportamento do seu consumidor, isso fará com que ele tome as melhores decisões a fim de atender suas necessidades.
Com isso a empresa terá todas as informações necessárias para ativar gatilhos, trazer melhores soluções para estes consumidores, fazendo com que eles se interessem pelos seus produtos e serviços.
Quais elementos influenciam mais o consumidor?
Se você tem uma loja de doces ou uma empresa de limpeza pós-obra, sabe que o comportamento do consumidor muda com uma certa frequência, ela pode ser mensal, anual ou por longos períodos como décadas.
Tudo isso irá depender de diversos elementos que influenciam essas decisões, mas o que elas têm em comum é justamente essa forma de moldar o comportamento de um determinado grupo, seja em uma cidade, região, ou até no mundo todo.
Política e economia
Saiba que uma das principais mudanças no comportamento dos consumidores são os aspectos políticos e econômicos, afinal isso afeta diretamente no bolso dessas pessoas, sejam elas domésticas ou um funcionário de uma empresa de fibra para concreto.
Sendo assim, tanto a alta como a queda da bolsa de valores e a variação da inflação, interferem no poder de compra da população, isso pode acabar aumentando ou diminuindo a preferência por alguns produtos.
Poder aquisitivo
A renda financeira de uma pessoa e o seu status social, também têm um grande peso no comportamento dos consumidores, afinal o poder aquisitivo de um empresário é diferente de uma pessoa que realiza o acompanhamento de obras.
Como as condições de vida são distintas, é o poder aquisitivo que determina a priorização de um serviço ou produto, afinal entre se alimentar e comprar uma televisão, quem ganha menos irá priorizar sua alimentação.
Além disso, o convívio social e o local que essas pessoas residem, também determinam quanto eles irão gastar, afinal de acordo com as regiões os valores sofrem grandes alterações.
Cultura e demografia
A cultura afeta diretamente o perfil do consumidor, afinal os critérios de compra de um brasileiro é completamente diferente de um boliviano, assim como o comportamento de um gaúcho é diferente de um paulista.
Pois os fatores culturais e demográficos influenciam as tendências de consumo, e isso pode ser decisivo no momento de compra.
Psicologia
Pessoas são diferentes, isso é fato, para além disso elas possuem traços psicológicos que aumentam essa diferenciação entre elas, por isso certos produtos e serviços podem ser mais importantes ou necessários para alguns consumidores do que para outros.
Sazonalidade
O último aspecto que vamos analisar é a sazonalidade, sabe aquelas datas comemorativas como, dia das mães, dos namorados, das crianças? Então eles influenciam diretamente na decisão de compra dos clientes.
Essas datas fazem com que as pessoas querem desesperadamente presentear os seus amigos ou familiares, pois caso contrário é como se eles não nutrissem nenhum afeto por essas pessoas.
O que é o processo de decisão de compra?
Definimos como decisão de compra todo o percurso que o consumidor faz, até a etapa final de fechar o negócio com uma empresa de caçamba basculante, por exemplo, e adquirir o serviço.
De modo geral, ele possui 4 etapas principais, que são elas:
- Descoberta do produto ou serviço;
- Reconhecimento do problema;
- Avaliação das opções disponíveis;
- Decisão de comprar.
Saiba que todos esses processo impactam diretamente no comportamento do consumidor, por isso é importante que as empresas estejam atentas a isso.
Tendências de consumo para ficar de olho em 2023
Bom, agora que você já está familiarizado com os aspectos voltados ao perfil dos consumidores, vamos te apresentar quais são as principais tendências de consumo para o ano de 2023.
Compras online
As compras online é uma tendência que vem crescendo anos após ano, afinal ela diminui os custos das empresas, o que acaba impactando diretamente os preços para o consumidor final, fazendo com que os produtos fiquem mais baratos.
Além disso, as compras online permitem uma maior comodidade, a pessoa pode comprar a qualquer hora do dia, principalmente fora do horário comercial e irá receber o produto no conforto da sua casa.
Idosos digitais
Vivemos uma era de inovação tecnológica, por mais que se tenha demorado,as pessoas maiores de 60 anos, estão se familiarizando com o smartphones e com isso se tornando muito mais presentes nas redes sociais e no mundo digital como um todo.
É fundamental que as empresas enxerguem essa tendência e saiba que essa é uma parcela muito importante da população e deve ser atendida no ambiente virtual, seja em plataformas, páginas e sites de maneira intuitiva e de fácil navegação.
Cuidado com o planeta
Atualmente os consumidores têm se preocupado cada vez mais com as práticas sustentáveis das empresas, consumindo apenas aquilo que realmente cria boas ações para o planeta.
Esse comportamento é tão presente, que os consumidores tendem a descartar as marcas que não se comprometem com essa temática, por isso é essencial que as empresas estejam atentas a isso.
Toda essa valorização do consumo sustentável impulsiona a busca por empresas que utilizam práticas de preservação, reutilização e incentivo à proteção do planeta, por isso que iniciativas de economia circular, programas de reciclagem e venda reversa estão em alta.
Comércio local
Tem se tornado muito forte a cultura de fortalecer o comércio local, seja aquela loja de sandálias ou a empresa que presta serviços de adequação nr12 que fica no seu bairro, saiba que em 2023 elas serão bem mais valorizadas.
Com uma mensagem de compra do pequeno e fortalecendo o comércio local, essas pequenas empresas estimam um grande crescimento durante o ano, isso impulsiona as vendas do pequeno empreendedor.
Além disso, gera renda e investimento para a sua comunidade, pois ao invés de investir o seu dinheiro em uma marca grande, que já tem inúmeros clientes, você irá investir em um empreendedor local, onde os preços costumam ser mais baixos.
Sem contar que o atendimento costuma ser mais íntimo e personalizado, e em muitos casos o serviço e produto são de melhor qualidade, do que aquele que é produzido em larga escala, não levando a individualidade de cada cliente.
Diversidade em alta
O ano de 2023 para os consumidores, precisa ser focado na diversidade e na inclusão de todos os grupos, seja por meio de ações ou produtos e serviços, o respeito precisa ser o guia dessas ações.
Sempre buscando a igualdade de gênero e a eliminação de preconceitos contra minorias, mostrando que as empresas precisam pensar em todos os consumidores, de diversos perfis.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.