Levantamento inédito também releva que mais de 70% dos endividados possuem dívidas de até 5 mil reais, e revela os hábitos de consumo desse grupo.
Fique de olho no bolso: de acordo com o Serasa Experian, a quantidade de inadimplentes atingiu o recorde de 70,9 milhões no mês de janeiro deste ano. Pensando nisso a SoluCX, empresa de pesquisa de satisfação e NPS (Net Promoter Score), realizou uma pesquisa para entender o perfil dos consumidores negativados e revelar os principais hábitos de consumo desse grupo.
Segundo o levantamento, 60% dos consumidores já estiveram com o nome sujo pelo menos uma vez ao longo de suas vidas, e as dívidas com cartões de crédito representam o principal motivo de endividamento com 62% das respostas. Já quando perguntados sobre o que os impede de pagar sua dívida, o maior motivo apontado pelos consumidores é a falta de renda (58,9%), seguido de achar que os juros das dívidas são abusivos (23,3%).
O levantamento trouxe também outro dado interessante: A maior parte dos consumidores negativados (70,1%), possuem dívidas de até 5 mil reais.
Impacto na economia
A pesquisa também revelou os impactos causados pela negativação dos clientes. 69% dos negativados afirmam ter algum tipo de dificuldade para realizar compras ou utilizar serviços. 65% vão além, e afirmam que reduziram a frequência e/ou o valor de suas compras, e 72,1% já deixaram de realizar uma compra ou utilizar um serviço por estar com o nome sujo.
Além disso, a grande maioria dos consumidores negativados (83,8%) afirma que voltaria a comprar produtos ou utilizar serviços da empresa que os negativou
Hábitos de consumo
Outro ponto revelado na pesquisa são os hábitos de consumo dos negativados. Compras à vista, utilizando débito, pix ou boleto, são a principal forma de pagamento dos negativados (56,4%). Apenas 3,8% utiliza os crediários de lojas físicas como forma de pagamento.
Além disso, a maior parte dos consumidores negativados (48,5%) realizam suas compras online utilizando métodos de pagamento à vista. Somente 7,4% utilizam crediário de lojas físicas. Não possuir acesso a cartões de crédito (42,7%) é o principal impacto no uso de serviços bancários para consumidores negativados.
A opção de crediário, porém, parece ser importante para esse grupo, uma vez que 61,1% dos consumidores com “nome sujo”, consideram a possibilidade de abrir crediários em lojas um fator decisivo na hora de comprar algum produto.
Quando questionados sobre com quais empresas os consumidores tiveram a dívida que resultou na negativação, Itaú, Bradesco e Banco do Brasil são as instituições mais citadas, com 10%, 8,6% e 5,6%, respectivamente.
Para realizar o levantamento, a SoluCX ouviu mais de 1338 consumidores em todo o Brasil entre os dias 23 de fevereiro a 01 de março. O levantamento pode ser baixado gratuitamente aqui: Comportamento de compra negativados 2023
Sobre a SoluCX:
A SoluCX é uma empresa especializada em pesquisa de satisfação e NPS por meio de um software de gestão da experiência do cliente. A startup nasceu em São José dos Campos/SP e desde 2017 se consolidou no mercado, realizando, por ano, mais de 30 milhões de pesquisas de satisfação transacionais a fim de identificar necessidades de melhoria nos processos de clientes dos mais diversos segmentos.