Você pode não saber, mas para uma empresa vender bits para parafusadeira, por exemplo, é necessário fazer o cliente ‘atravessar’ um caminho chamado funil de vendas, que conta com diversas etapas.
A última, conhecida como fidelização, é aquela que todo gestor quer ter. Mas esse processo demanda atenção e muito trabalho. Ficou curioso e deseja compreender melhor sobre o tema? Então, fiquem conosco.
Conhecendo as etapas do funil de vendas
O funil de vendas é uma representação visual do processo de venda, dividido em etapas que correspondem às diferentes fases pelas quais um cliente potencial passa antes de efetivar uma compra.
Primeiro vamos para a fase do aprendizado e da descoberta. Ou seja, pense que o cliente deseja um produto como régua de tomadas, mas ainda não sabe muito sobre modelo, tamanho, etc. O objetivo da empresa é gerar interesse e curiosidade.
Em seguida, passamos para o reconhecimento do problema, onde a pessoa já identificou um problema ou necessidade e, com isso, a empresa deve apresentar soluções que o auxilie.
Adiante, temos a consideração da solução, que se dá quando pesquisas já são feitas para as possíveis soluções. Enquanto isso, o pessoal de vendas deve ligar o computador, buscar o melhor mouse pad, pois o trabalho de persuasão será longo!
As duas últimas etapas são a decisão de compra e a fidelização. Sendo que, nessa primeira, o cliente já está pronto para tomar uma decisão de compra e a marca tem a obrigação de fornecer informações claras e transparentes para mostrar segurança e autoridade.
Por fim, logo depois que o cliente efetua a compra, sua equipe deve seguir oferecendo um bom atendimento e suporte. As etapas do funil de vendas são importantes para entender comportamentos e a forma de interação.
Como desenvolver uma estratégia de conteúdo que envolva os consumidores em todas as etapas do funil
Tão imprescindível quanto novos modelos de móveis para escritório em uma startup é o desenvolvimento de uma estratégia de conteúdo eficaz para aproximar os consumidores do início do funil de vendas.
Isso porque o conteúdo educa, informa e engaja ao longo das fases do processo de compra. Avalie todo o caminho com o time de redação, marketing e vendas e siga essas etapas:
- Conheça seu público-alvo: O primeiro passo é entender quem são seus clientes em potencial e quais são suas necessidades e desafios. Isso o ajudará a criar conteúdo para as personas específicas e as manterá engajadas em todas as fases do funil;
- Identifique os temas que seu público está interessado: Descubra quais são os temas que estão em alta e outros que os possíveis clientes estejam procurando dentro de seu site ou redes sociais.
Use isso como base para seus textos, vídeos e imagens. As palavras-chave relacionadas ao seu negócio não podem ficar de fora, por isso, as inclua-as em suas estratégias de SEO;
- Crie conteúdo para cada etapa: Para a parte superior do funil, traga algo educativo e informativo, como posts em blogs. Para o meio do funil, especificações mais detalhadas, como webinars e e-Books podem funcionar.
Na parte inferior, o que ajuda a converter o lead em cliente são demonstrações e estudos de caso. Por isso é ideal que os redatores compreendam, de fato, todos os modelos e conteúdos que seu negócio entrega;
- Use diferentes formatos: Não se restrinja a apenas um formato, ou seja, mescle vídeos, imagens, infográficos, podcasts, textos e etc., tudo para atrair e engajar diferentes tipos de público. Isso ajudará a aumentar as chances de conversão;
- Distribua seu conteúdo em canais relevantes: Dentre os exemplos, é possível avaliar, para a parte superior do funil, as redes sociais e o e-mail marketing. Para a parte do meio do funil, o remarketing e o e-mail marketing personalizado.
Enfim, quando chegarmos ao setor inferior do funil, é excepcional ter as telefônicas (ou vídeo chamadas) e reuniões presenciais como tentativas oportunas para fidelizá-los;
- Meça e ajuste sua estratégia: Use as ferramentas de análise para medir o desempenho de sua estratégia de conteúdo em cada etapa do funil de vendas. Isso permitirá que você identifique o que está funcionando e o que precisa ser ajustado para melhorar seus resultados.
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