Atualmente, a comunicação empresarial é fundamental no mundo corporativo. Todas as empresas, independentemente do tamanho, segmento de mercado ou número de colaboradores, precisam investir nela para não ficarem para trás.
A comunicação empresarial tem um papel fundamental na função da companhia, tanto nas tarefas diárias quanto na cultura organizacional. Ela une e orienta os colaboradores em direção aos objetivos e metas da empresa.
É importante entender o que é comunicação empresarial, seus diferentes tipos e sua importância para as empresas. Neste artigo, vamos falar sobre isso e suas vantagens.
O que é comunicação empresarial?
A comunicação empresarial é uma prática adotada por empresas para estabelecer conexão e diálogo com seu público, que ocorre em todos os pontos de contato, incluindo a identidade visual, o discurso, as redes sociais e muito mais.
Vale destacar que a comunicação empresarial não está restrita apenas aos clientes ou funcionários, mas pode ocorrer entre a empresa e seus consumidores, colaboradores, parceiros, imprensa e outros públicos internos ou externos.
Toda empresa precisa de comunicação empresarial, desde uma grande companhia de tecnologia ou um pequeno negócio que vende serviços de manutenção de empilhadeiras elétricas, por exemplo.
Além disso, é essencial que a comunicação empresarial esteja alinhada com a missão, visão e valores da marca, que representam os pilares fundamentais para transmitir a imagem da empresa e permitir que ela e seu público estabeleçam uma conexão significativa.
Qual a importância da comunicação empresarial?
Você pode estar se perguntando a importância de investir em comunicação empresarial. A seguir, responderemos a essa pergunta, mostrando a importância dessa prática.
A comunicação empresarial é uma ferramenta estratégica poderosa para a empresa, uma vez que, se gerenciada adequadamente, pode integrar, ampliar e desenvolver os setores e colaboradores da organização.
Por meio da comunicação, a empresa toma decisões e mantém contato com clientes, fornecedores, investidores e stakeholders.
Investir em comunicação também pode aumentar a flexibilidade, criatividade e engajamento dos colaboradores, promovendo um diálogo mais aberto e incentivando soluções inovadoras, tornando a empresa mais resiliente e inclusiva a longo prazo.
Imagine que tenha uma empresa que trabalha com compensação ambiental. As companhias que valorizam a comunicação inclusiva tendem a atrair maior visibilidade e transparência.
Portanto, isso pode resultar em mais recursos, seja por meio do aumento de vendas, clientes ou investidores.
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Melhora a imagem da empresa
Aprimorar a imagem da empresa é um dos benefícios que a comunicação empresarial pode proporcionar.
A credibilidade e a autoridade são fatores que podem despertar interesse e envolver tanto o público interno quanto o externo. Além dos demais benefícios, a comunicação empresarial ajuda a construir essa percepção.
Através da comunicação, a empresa pode transmitir suas bandeiras, explicar a sua marca relevante na sociedade, compartilhar seus valores e se conectar com seus funcionários, clientes e fornecedores.
Quando a empresa reconhece a importância desses aspectos, se posiciona abertamente e
interage com clareza, ela pode conquistar mais respeito e chamar a atenção de clientes, da comunidade e dos seus colaboradores.
Caso seja dono de uma empresa de segurança do trabalho, por exemplo, poderá alcançar muito mais clientes assim.
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Clima organizacional
Imagine uma empresa que compartilha com seus colaboradores os desafios e as vitórias, que comunica a importância de cada profissional e como cada um é essencial para alcançar as metas.
Essa é uma companhia que se comunica com seus colaboradores de forma aberta e transparente. Essa empresa não pode gerar outro resultado a não ser uma melhora significativa no clima organizacional.
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Maior produtividade
Uma empresa que dá importância à comunicação empresarial consegue transmitir seus processos de forma mais clara e efetiva, alinhando expectativas e garantindo que todos entendam o que precisam fazer.
E isso vale para todas as empresas, até mesmo um negócio de manutenção de extintores, por exemplo.
Isso resulta em menos retrabalhos e maior produtividade por parte dos colaboradores, mostrando como a comunicação empresarial também é importante para motivar e aumentar a eficiência da equipe.
Tipos de comunicação empresarial
Existem duas vertentes principais na comunicação empresarial: a interna e a externa. Ambas são igualmente importantes para potencializar a relação da empresa e melhorar seu desempenho diante dos stakeholders.
No entanto, dentro de cada vertente, existem ainda mais subcategorias que detalham a complexidade da comunicação empresarial.
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Comunicação interna
A comunicação interna é feita aos colaboradores envolvidos nas tarefas da empresa, como gestores, sócios, investidores, fornecedores, parceiros e funcionários, no geral.
É uma comunicação crucial para o desempenho da empresa, já que é através dela que essas pessoas interagem e contribuem para o desenvolvimento da companhia.
Além disso, a comunicação interna serve como uma ferramenta para compartilhar valores e cultura da empresa, transmitir metas e objetivos, melhorar o clima organizacional e motivar os profissionais.
A comunicação interna ocorre de diversas maneiras e envolve diferentes níveis hierárquicos. É importante entender essas fases, pois cada tipo exige uma abordagem específica.
Por exemplo, a conversa entre diretores e sócios de uma empresa de impermeabilização de estofados não será a mesma que entre um gestor e um colaborador.
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Comunicação vertical
A comunicação vertical, também chamada de descendente, refere-se a uma que flui de cima para baixo na hierarquia da empresa, conectando os líderes da organização (diretores, presidentes, sócios e gestores) com os profissionais em posições inferiores.
O principal objetivo da comunicação vertical é informar, instruir e orientar as pessoas da organização.
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Comunicação horizontal
A comunicação horizontal ocorre entre colaboradores do mesmo nível hierárquico, permitindo a construção de relações interpessoais, a fluidez nos processos da empresa e a promoção de um clima organizacional saudável.
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Comunicação diagonal ou transversal
A comunicação diagonal, também conhecida como transversal, é aquela que ocorre entre profissionais de diferentes áreas e níveis hierárquicos dentro da empresa, buscando resolver questões específicas e promover a colaboração entre setores.
Essa comunicação é importante para a troca de conhecimentos e experiências, bem como para a tomada de decisões mais informadas e estratégicas.
O objetivo desse tipo de comunicação é estabelecer uma relação entre diferentes níveis hierárquicos, atingindo desde os diretores, gestores e líderes até os colaboradores de uma empresa rastreamento carros via satélite, por exemplo.
Após escolher o tipo de comunicação empresarial a ser utilizado, é importante realizar testes para verificar a eficiência da escolha.
A comunicação é de extrema importância para o perfeito funcionamento do negócio, pois é por meio dela que as operações são executadas corretamente.
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Comunicação ascendente
Diferentemente da comunicação descendente, a ascendente se dá das posições mais baixas da empresa para as mais altas, permitindo aos colaboradores transmitir feedbacks, sugestões e ideias aos líderes e gestores.
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Comunicação circular
Por sua vez, a comunicação circular, também conhecida como uma sem nível hierárquico, é muito comum em empresas de pequeno porte, em que os colaboradores se conhecem e a interação ocorre de forma mais natural.
Ela pode ser desenvolvida até mesmo em um negócio de sistemas de ventilação natural, por exemplo, que depende de muitos colaboradores.
Nesse tipo de comunicação, há uma troca de informações mais livre e frequente entre emissor e receptor, impulsionada pelo alto grau de relacionamento interpessoal.
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Comunicação externa
A comunicação externa tem como objetivo os indivíduos do mercado que a companhia quer atingir, como consumidores, concorrentes, clientes, imprensa e governos.
Seu objetivo principal é construir uma imagem positiva da empresa e, assim, gerar demanda de venda para a organização e estabelecer um relacionamento saudável com todos esses públicos.
No ambiente externo, existem dois tipos de comunicação disponíveis para as corporações: a mercadológica e institucional.
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Comunicação institucional
A comunicação institucional tem como foco a construção da imagem da marca e busca impactar a sociedade em geral, além da imprensa e governos.
O objetivo principal desta comunicação é construir a identidade da marca e aumentar a percepção do público, sem necessariamente ter como intuito gerar lucros para a empresa.
Algumas ações que podem ser implementadas na empresa para fortalecer sua comunicação institucional são o marketing social e a assessoria de imprensa.
Conclusão
Desenvolver e utilizar sua comunicação empresarial pode trazer diversos benefícios para a sua empresa. Até um fabricante de postes deve ter foco nela para ter mais organização dentro e fora do seu negócio.
A qualidade da comunicação é um fator crucial para o sucesso ou fracasso das organizações. Quando a comunicação corporativa é inadequada, as empresas enfrentam perdas financeiras e danos à sua reputação.
Portanto, é fundamental encarar a comunicação como uma ferramenta estratégica para os negócios e investir em sua excelência.
Desse modo, ao ler todo o conteúdo, é possível entender a importância da comunicação empresarial e os variados tipos para o andamento da rotina de uma empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.