Todos que possuem um comércio online já devem ter ouvido falar sobre as técnicas de otimização que levam o nome de SEO, que é uma sigla para Search Engine Optimization.
Porém, mesmo que o conceito seja muito importante, empreendedores seguem tendo dúvidas sobre as aplicações das estratégias de SEO em suas lojas virtuais.
Isso, muitas vezes, leva a um gasto com publicidade paga que não leva a empresa para um posicionamento melhor e não a ajuda a vender mais seus produtos ou serviços.
No entanto, quando a companhia investe na aplicação do SEO, ela pode alcançar o sucesso com maior facilidade e vender muito produtos como a cortina persiana horizontal tecido presente em sua loja online.
Tendo isso em vista, neste artigo, será possível entender a importância de usar SEO nas lojas virtuais, conhecer as técnicas que podem ser aplicadas e, por fim, descobrir maneiras de potencializar essa estratégia em uma loja online.
A importância de usar SEO em lojas virtuais
O Search Engine Optimization pode ser traduzido livremente para o português como técnicas de otimização para mecanismos de busca.
A estratégia, inicialmente, buscava ter a aprovação dos mecanismos dos buscadores, na época métodos simples eram usados até para enganá-los.
Entretanto, os fatores de ranqueamento começaram a evoluir e as estratégias de ranqueamento ruins começaram a ser consideradas inúteis.
O que tornou o SEO e suas técnicas de otimização extremamente importantes para que um negócio que vende camera de monitoramento portatil tivesse sucesso.
Técnicas como boa navegação e facilidade para o acesso de conteúdos são bem vistos pelos algoritmos do Google, o que aumenta as chances do negócio online ser melhor recomendado pelo mesmo.
Como o foco do Google é a experiência do usuário e as técnicas de SEO focam nisso, a companhia somente tem a ganhar ao aplicá-las em sua estratégia.
Quais técnicas podem ser aplicadas?
A seguir, será possível conhecer algumas técnicas de SEO que podem ser aplicadas em uma loja virtual para a potencialização dos resultados da empresa:
Buscar as melhores palavras-chave
O passo inicial para a realização das técnicas de SEO é conhecer ferramentas e pesquisar por palavras-chave que tenham a ver com os produtos ou serviços que a empresa oferece.
Ao escolher a palavra-chave ideal, é fundamental se atentar a volumes de busca, a relevância das palavras escolhidas e até a dificuldade de ranqueamento que ela pode ter.
Algo que pode ajudar muito nessa tarefa é conhecer bem o público-alvo para ter uma ideia sobre como eles procuraram por seus produtos ou serviços. Por isso, deve-se conhecer:
- Seus gostos;
- Suas curiosidades;
- Suas dores;
- Sua idade.
Saber como o cliente ideal se comporta torna o processo da criação de comunicação entre empresa e cliente mais fácil e muito mais poderoso.
Adicionar links internos
Os links internos são uma ótima forma de melhorar o SEO em uma loja virtual. Isso porque ajuda o Google a entender como é a hierarquia do site e o que ele acha mais relevante.
Eles ajudam a valorizar ainda mais as palavras-chave escolhidas para um texto de anúncio de lançamento de um novo modelo de cortina rolo para varanda gourmet, por exemplo.
Mas é fundamental não exagerar na hora de usar esses links internos, isso porque a prática pode acabar levando ao resultado contrário do esperado.
Fazer integração com mídias sociais
As mídias sociais tem uma força enorme, por isso levá-las em conta na aplicação de técnicas de SEO pode ajudar muito uma empresa.
Fazer a integração do e-commerce com as redes sociais certas atrai muito mais tráfego, destaca a marca da concorrência e leva uma experiência mais completa ao público.
Os links das lojas online devem estar presentes nas redes sociais da empresa, assim como botões de compartilhamento do site e dos produtos ou serviços que ele oferece.
Estar ligado às mudanças do algoritmo
Assim como o mercado, os algoritmos do Google e de todos os outros buscadores apresentam mudanças de aprimoramento constantes.
Portanto, é fundamental se atentar para as coisas que funcionam em um dia e que no outro dia já não são tão relevantes assim.
Certas mudanças podem levar um impacto muito grande para as ações, levando a uma necessidade de direcionamento para que a qualidade do site de monitoramento veicular via satélite seja mantida, assim como sua posição de ranqueamento.
Garantir que o site está atualizado é uma maneira do Google ver que a empresa está sempre buscando oferecer coisas novas para os seus usuários, o que é levado em conta no ranqueamento.
Isso mostra, também, aos clientes muito profissionalismo e desejo de levar para cada um deles a solução ideal e completa de seus problemas.
Dessa forma, o negócio não pode deixar de renovar seus conteúdos com maior frequência e criar coisas diferentes como promoções para chamar a atenção.
Como potencializar essa estratégia em uma loja?
Além das técnicas citadas, existem muitas outras que se complementam e que podem ajudar a potencializar ainda mais uma estratégia de SEO, assim como:
1. O uso estratégico de imagens
As imagens são uma parte importante para uma loja virtual, e aplicar técnicas de SEO usando-as de maneira estratégica pode ser muito bom.
Elas, muitas vezes, são o fator principal para o ranqueamento de uma página e devem receber muita atenção nas etapas de otimização do site que vende fogão a lenha para acampamento.
Na otimização dessas imagens, é essencial se atentar ao nome e a descrição dela além do tamanho que a imagem escolhida tem.
2. Descrição detalhada dos produtos ou serviços
Separar um tempo para fazer a descrição bem detalhada dos produtos ou serviços é essencial em uma estratégia de SEO em lojas virtuais.
Além de levar mais pontos em relação a otimização de SEO, fazer a descrição detalhada de produtos ou serviços pode levar mais vendas para a loja que oferece bateria 150 amperes para caminhão.
Ou seja, quanto mais detalhes e informações a empresa oferece, menos questionamentos o cliente vai ter na hora de fechar definitivamente a compra.
3. Buscar levar a melhor experiência ao usuário
Oferecer a melhor experiência de uso para o público também é algo muito buscado com as técnicas de SEO usadas em lojas virtuais.
Ao oferecer um processo de compra mais simples com descrições mais completas, as vendas de uma loja virtual tendem a ter um desempenho muito maior e muito melhor do que jamais teve.
Além de que levar uma experiência de navegação mais agradável para as pessoas leva a uma diminuição significativa das taxas de rejeição que a página pode ter.
As taxas de rejeição também são fatores imprescindíveis quando se fala sobre a análise de ranqueamento que buscadores como o Google fazem.
4. Pensar nos usuários do mobile
No Brasil, e em vários países pelo mundo, o mobile é a maneira como a maioria das pessoas acessam sites, redes sociais e a Internet no geral.
Se uma loja virtual não entende isso e não está pronta para atender as pessoas no mobile, ela deve começar a otimização para esse tipo de acesso de imediato para não perder mais vendas.
O layout da loja deve ser responsivo assim como tudo. As páginas devem ser renderizadas de maneira correta sempre que dispositivos móveis acessem elas.
Se o e-commerce não atender a esse ladrão ele deve passar por mudanças e trocar o tema da loja para uma versão mais preparada.
Ou seja, o site da empresa que vende barramento para disjuntor bipolar deve se adaptar a todos os tipos de dispositivos. Uma mudança que levará um impacto enorme para as vendas da loja.
5. Aproveitar datas comemorativas
Usar estratégias e aproveitar as datas comemorativas que tenham a ver com a empresa, como criar maneiras de ajudar os clientes a buscarem presentes para a data é uma ótima técnica.
Além de ajudar os clientes, é uma ótima maneira de mostrar que está antenado no que ele busca e também uma forma de vender mais para suprir outras épocas onde se vende menos.
Considerações finais
As técnicas de SEO não são obrigatórias em qualquer tipo de circunstância, porém, se a loja virtual que vende molde areia fundição deseja atrair mais pessoas e vender mais, essas técnicas são as mais indicadas.
Cada uma das estratégias que podem ser usadas focam na atração de clientes e na aprimorando do site, algo positivo em vários aspectos.
Portanto, entender a importância do SEO para lojas virtuais, as técnicas que mais valem a pena e ações que melhoram e potencializam essas técnicas pode ser a chance de levar alta virtual para outro patamar de sucesso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.