Vender produto digital tem sido uma alternativa rentável e uma ótima maneira de aumentar a receita. No entanto, para melhores resultados, é importante a utilização de técnicas de marketing de conteúdo, marketing de redes sociais para maior efetividade na conversão.
A tendência global é que as pessoas passem a consumir cada vez mais esse tipo de produto. Portanto, inevitavelmente, surge uma oportunidade de mercado que também está em ascensão.
As possibilidades são inúmeras, desde e-books sobre ventosas de silicone onde comprar, ou até um curso de confeitaria.
Não importa, existe público para tudo, porém, para ter sucesso nesse ramo o ideal é ter um planejamento adequado para aplicar as noções de marketing qualificado.
O primeiro passo para vender mais produtos digitais é criar um site que seja convidativo. Seu site deve ser projetado para destacar seus produtos, fornecer informações úteis e incentivar os usuários a comprar.
De nada serve você ter um portal de comercialização de chapa de aço, se visualmente o site não remete a esse tipo de produto. O ideal é que o primeiro contato do seu produto com seu usuário, seja algo que realmente chame a atenção positivamente.
Com produtos digitais não é diferente, é importante ressaltar no site as qualidades do produto e fazer com que o consumidor sinta a necessidade em adquiri-lo.
Use o SEO em seus conteúdos
Técnicas de SEO funcionam muito bem para direcionar o tráfego para o seu site. O SEO é uma estratégia de marketing que usa palavras-chave, conteúdo de qualidade e links para melhorar o ranqueamento do seu site nos mecanismos de busca de forma orgânica.
Se um consultor iniciante de uma gráfica quer começar a vender online um curso envolvendo régua digital sem grandes investimentos na campanha, pode ser uma boa solução ele produzir conteúdos utilizando SEO para ter um bom retorno aos poucos.
Search Engine Optimization (SEO), como o próprio nome já diz, trata-se da otimização dos motores de busca. Se você conhecer bem essa ferramenta, tenho certeza que o seu conteúdo vai longe.
Não são somente palavras-chave que otimizam o ranqueamento do seu conteúdo, mas a estrutura também pode ser determinante nessa colocação.
Isto é, se existe um conteúdo com as melhores palavras-chave sobre anel oring preço, mas não possui uma estrutura fluida, pode não ser bom.
Quanto mais alto for o seu ranqueamento, mais pessoas verão seu site e, com isso, mais chances de vender seus produtos digitais. O ideal é que você faça uma busca por palavras-chave que sejam condizentes com o seu nicho. Um bom conteúdo de SEO possui:
- Palavras-chave bem ranqueadas;
- Fluidez de leitura;
- Imagens que fazem relação com o produto;
- Subtítulos bem estruturados.
Por exemplo, se você tem está vendendo um curso de manutenção de equipamentos odontológicos, faz sentido você ter “sistema pneumático” como palavra-chave.
Porque, afinal, a pessoa que busca esse componente em específico pode estar querendo informações e acaba encontrando o seu conteúdo.
Essa é uma forma barata de ranqueamento nos mecanismos de busca, contudo, leva um pouco mais de tempo se comparado a outros métodos.
O importante é que sua campanha tenha um planejamento adequado, para que essa ferramenta traga para o seu produto bons resultados.
E-mail marketing pode ser rentável
Existe a falácia de que e-mails já não são mais úteis dentro do marketing e isso está longe de ser verdade. Enviar e-mails para uma base de potenciais clientes pode gerar ótimos frutos para o seu negócio.
No entanto, não se trata somente de enviar. É necessário ter uma estratégia que vai desde o título do e-mail, até evitar qualificarem seu e-mail como spam.
Não adianta você disparar vários e-mails oferecendo um curso sobre peças de motores, sendo que a base é do segmento de moda.
Definida a estratégia, o resultado é certo. Fique atento ao suporte, tente observar o mapeamento de cliques que o seu e-mail produziu para entender o que mais interessa ao seu público-alvo.
O e-mail marketing permite que você envie e-mails para clientes e leads potenciais para oferecer ofertas especiais, conteúdo útil e descontos. É uma ótima maneira de construir relacionamentos com seus clientes e aumentar as chances de vender mais.
Você pode até montar uma campanha de remarketing considerando os clientes que clicaram no seu link mas não concretizaram a compra.
Por exemplo, se você ofereceu um workshop sobre injeção eletrônica valor e percebeu que algumas pessoas chegaram a acessar sua página, talvez ainda dê para convertê-las.
É uma abordagem personalizada e direcionada que permite aos empresários maximizar o retorno sobre o investimento em marketing, oferecendo aos clientes potenciais exatamente o que eles estão procurando.
Se você sabe quem são seus clientes ideais, pode segmentar sua audiência e direcionar sua mensagem de marketing para eles. Por exemplo, se você vende cursos on-line de marketing digital, pode se concentrar em alcançar profissionais de marketing e empresários.
Ofereça aos seus clientes, pelo e-mail, potenciais conteúdos personalizados que atendam às suas necessidades específicas. Por exemplo, você pode criar e-books, webinars ou guias que abordem questões relevantes para seu público-alvo.
Um exemplo, se um profissional quer comprar um curso de elétrica para entender um pouco mais sobre uma prensa cabo, você acha que ele está mais propenso a comprar em lugar que ele não consumiu nenhum material, ou naquele que ele já conhece parte da metodologia?
Então, elabore um bom CTA (call to action ou chamada para ação), para que ele consiga checar a qualidade do seu produto, para somente assim, você começar a alimentar e prospectar clientes em potencial.
Vale ressaltar que o e-mail marketing é uma ótima maneira de entrar em contato com seus clientes potenciais e mantê-los informados sobre seus produtos e serviços. Você pode enviar boletins informativos e até atualizações de conteúdo. Isso ajuda a fidelizar os seus clientes!
Conheça bem o mercado e o seu produto
Existem vários tipos de produtos como software, música, vídeos, e-books e cursos on-line, guias, webinars e ferramentas de treinamento. Seja em um caso ou outro, é extremamente difícil dominar o que está vendendo.
Justamente por não haver custos de produção, armazenamento ou envio, a margem é excelente e pode te ajudar a fazer lançamentos cada vez melhores.
Além disso, os clientes podem comprar e baixar produtos digitais instantaneamente, sem precisar esperar pelo envio. Contudo, da mesma forma que a logística é simples, o consumidor também exige muito.
Estude cada detalhe do produto, pontue os prós e contras, para fazer uma estratégia adequada. Conheça também a plataforma de comércio eletrônico que você vai hospedar seu anúncio, leia bem as diretrizes e trace uma estratégia de marketing eficaz.
Se tiver a possibilidade, invista no seu produto
É claro que essa talvez não seja a estratégia mais adequada para quem está começando, mas sem sombra de dúvidas, é a que mais gera resultados no curto-médio prazo.
Algumas plataformas grandes possuem gerenciadores de anúncios e lá você personaliza de acordo com o seu produto.
O tráfego pago é uma estratégia crucial para a venda de produtos digitais, pois permite que as empresas alcancem rapidamente um público específico e ampliem sua base de clientes.
Com um valor investido, é possível estabelecer um teto de gastos, direcionar anúncios a usuários que estão procurando por produtos ou serviços similares aos que você oferece. Isso aumenta as chances de conversão e, consequentemente, de vendas.
Além do mais, o tráfego pago permite que você teste diferentes estratégias de marketing e analise as métricas para ver o que está funcionando e o que precisa ser ajustado.
Não desista na primeira tentativa
Marketing digital, acima de tudo, são testes e testes. Aplicar corretamente as estratégias é fundamental para o sucesso de um produto, pois elas aumentam a eficiência das campanhas de marketing e a conversão dos clientes.
Não é porque não deu certo de primeira que deu tudo errado. Uma das vantagens de fazer mais de um lançamento é que você pode pegar elementos que funcionaram em um produto e utilizar em outro.
No entanto, é importante lembrar que o sucesso de uma boa campanha de marketing digital depende da implementação correta das estratégias. As empresas precisam investir em pesquisa e análise de dados para entender seu público-alvo e otimizar suas campanhas de marketing.
Com um plano de marketing qualificado, você pode criar consciência de marca, gerar tráfego para o seu site e vender mais produtos digitais. Se você usar técnicas de marketing de conteúdo, mídia social, SEO e e-mail marketing, poderá obter os melhores resultados.
Embora possa levar algum tempo para ver os resultados, se você persistir, você definitivamente verá um aumento nas vendas de seus produtos digitais.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.