O SEO e as recomendações de SEO é uma das principais estratégias de marketing digital. Sendo um dos principais responsáveis para que seu negócio esteja em destaque e consiga atribuir características e vantagens únicas em seus conteúdos.
Afinal, quem não deseja aparecer no topo da busca orgânica do Google? Aqui estão os links mais vistos e clicados pelos usuários que geralmente não vão além da primeira página para obter a resposta que procuram.
Uma boa estratégia de SEO o levará até lá! Logo, além de todo o poder no mercado, se obtém mais visitantes e aumenta suas chances de conversão.
Ou seja, ao considerar um produto como baterias trojan ou até mesmo uma empresa de tecnologia, estar em primeiro nos mecanismos de busca significa muito mais audiência, impacto e relevância diante do público.
E sabe o que é melhor? Você consegue tudo isso sem investir em mídia, a partir de otimizações em seus próprios conteúdos e relacionamento com outros sites para melhorar a experiência de busca e navegação dos usuários.
Por isso, para estabelecer resultados positivos e gerar ações cada vez mais precisas, seguir as principais recomendações de SEO é um passo necessário e que tende a gerar resultados incríveis.
Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o SEO, fazendo com que você entenda a sua significação, quem pode se beneficiar com este guia, quais as principais recomendações, como começar as estratégias de SEO e as demais dicas. Confira!
O que é o SEO?
SEO é um conjunto de estratégias de otimização de sites, blogs e páginas da web para melhorar sua posição nos resultados orgânicos dos mecanismos de pesquisa.
É uma abreviatura de Search Engine Optimization, que significa otimizar um site para ter uma classificação mais alta nos tão conhecidos mecanismos de busca.
A cada segundo, milhões de consultas de busca são geradas nos mecanismos de busca, principalmente no Google, o buscador mais utilizado no mundo.
Para se ter ideia, diariamente o Google recebe a marca impressionante de mais de 8,5 bilhões de pesquisas, sendo realizadas em sua maioria através dos dispositivos móveis.
Ou seja, os usuários querem responder às mais diversas questões do seu dia a dia, desde os locais mais bem avaliado para a próxima viagem até a explicação e instrução de um elevador de canecas.
A cada pesquisa, o Google tenta organizar o conteúdo na ordem que fornece a melhor resposta em primeiro lugar. E os números mostram que os usuários confiam nesse julgamento do mecanismo de busca e já estão até mesmo acostumados
Sendo assim, os três primeiros links orgânicos recebem cerca de 30% de cliques, enquanto apenas 0,78% dos usuários clicaram no link da segunda página de resultados.
Consequentemente, cada busca representa uma oportunidade para sua marca dar a melhor resposta ao que os usuários buscam e se destacar em meio a tanta concorrência e conteúdos.
Assim, ao seguir as recomendações de SEO você tem mais chances de ganhar visibilidade e cliques, receber mais tráfego orgânico e ter mais resultados com sua presença online.
E isso significa não só ter o melhor conteúdo, mas também proporcionar uma boa usabilidade, ganhar autoridade no mercado e proporcionar uma boa leitura de página para o Google. E é exatamente isso que é estratégia de SEO realizar através da sua aplicação.
Quem pode se beneficiar com o SEO?
Em geral, o processo de otimização de mecanismo de busca (SEO) envolve fazer pequenas alterações em certas partes do seu site.
Essas mudanças podem parecer pequenas melhorias quando vistas individualmente, mas combinadas com outras otimizações, o impacto na experiência do usuário e nos resultados da pesquisa orgânica é significativo.
Sendo assim, ao estar produzindo conteúdos referentes à tecnologia ou até mesmo sobre uma válvula de bloqueio, as recomendações de SEO devem ser seguidas e tendem a garantir um destaque único.
Por isso, por mais que você já esteja familiarizado com muitos dos tópicos deste guia, pois eles são essenciais para qualquer site, queremos garantir que você use cada dica e tópico da melhor maneira possível.
Ou seja, ao utilizar e aplicar o SEO além das empresas se beneficiarem estabelecendo conteúdos e ações mais assertivas, o público também se beneficia consumindo conteúdos positivos e que atendem às suas necessidades.
Principais recomendações de SEO
As recomendações são organizadas em ferramentas de SEO com base em seu impacto no SEO do seu site, na dificuldade técnica da solução e na função proposta do solucionador. Recomendações com grandes dificuldades tecnológicas geralmente requerem a ajuda do desenvolvedor.
As recomendações a seguir são organizadas por categoria e listadas em ordem de impacto potencial de SEO. As recomendações diretas e aquelas que requerem assistência do desenvolvedor aparecerão apenas na ferramenta de SEO da HubSpot.
Sendo assim, para que você tenha as informações necessárias através do seu negócio de desengraxante industrial, confira as principais recomendações de SEO e esteja por dentro de tudo em relação a esse processo.
- Acessibilidade;
- Rastreamento e indexação;
- Experiência em dispositivos móveis;
- SEO na página;
- Desempenho;
- Segurança;
- Experiência do usuário.
Logo, ao ter essas recomendações de SEO e entender algumas características em relação a cada uma delas, de fato a sua empresa tende a estar no caminho certo para garantir destaque e estar em posições relevantes nos mecanismos de busca.
Por isso, entender como começar uma estratégia de SEO é um passo necessário se a sua empresa busca se destacar e se diferenciar dos demais e garantir muito mais sucesso.
Como começar uma estratégia de SEO?
Para conseguir o tráfego natural que você deseja, é muito importante que o conteúdo publicado no seu blog seja relevante para alguém.
Como qualquer estratégia de marketing, ao produzir conteúdos, por exemplo, sobre a importância de um macacão de proteção, tudo começa com o planejamento: quais resultados você quer alcançar com SEO, quem você quer atingir, como quer chegar lá?
É isso que abre caminho para o sucesso da estratégia. Ou seja, você também deve saber que as estratégias de SEO tendem a produzir resultados a médio e longo prazo.
Não espere um retorno imediato, como você pode com anúncios e links patrocinados, ok? Apesar disso, o SEO compreende uma performance mais sustentável ao longo do tempo.
De qualquer forma, vamos para as etapas de SEO:
Defina os objetivos
O primeiro passo da estratégia é definir seus objetivos ao otimizar seu site, blog ou loja online. Para fazer isso, você precisa saber o que o SEO pode fazer, por exemplo:
- Aumentar o tráfego orgânico;
- Produzir mais leads;
- Produzir mais vendas;
- Reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC);
- Ensinar o mercado;
- Aumentar o poder da marca.
Dessa forma, é importante sempre tentar alinhar essas metas de SEO com as metas da sua marca. Por exemplo, se você deseja aumentar o reconhecimento da sua marca de óculos de proteção EPI, o SEO pode ajudar encaixando o site da sua empresa em primeiro lugar no Google.
Ao segmentar, você também pode definir metas e indicadores-chave de desempenho. Se você quiser ter mais autoridade, por exemplo, pode usar as métricas Domain Authority e Page Authority. Determine qual pontuação você deseja alcançar nesses KPIs e em quanto tempo.
Assim, durante e após a execução da estratégia você pode verificar esses indicadores para saber se seguiu o caminho certo para atingir seus objetivos.
Defina a persona
Outro passo importante no planejamento é definir a persona. Uma persona é a descrição de um personagem semi-fictício que representa o cliente ideal da sua marca, com dúvidas e necessidades reais que você pode ajudar a resolver.
Deve ser criado com base em dados reais do cliente com a ajuda de pesquisas, questionários e entrevistas, sendo um ponto-chave diante da sua empresa de corte e dobra de chapas.
Além disso, a construção desses personagens deve levar em consideração as etapas que criam diferentes necessidades para as pessoas no funil de vendas. Estes são evidentes nos tipos de palavras-chave colocadas na busca.
Ferramenta iniciais de SEO
Você precisa de pelo menos as ferramentas básicas para iniciar uma estratégia de SEO em sua empresa que trabalha com erosão a fio.
Eles ajudam a diagnosticar a situação atual, desenvolver um plano, fazer as otimizações iniciais e monitorar o impacto de cada ação.
Estamos falando principalmente de duas ferramentas indispensáveis para SEO: Google Analytics e Google Search Console. Eles são fornecidos gratuitamente pelo Google e sempre acompanharão suas estratégias. Vamos conhecê-los melhor:
Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta de análise de dados amplamente utilizada que oferece muitos recursos para avaliar a eficácia das estratégias digitais. O Google Analytics pode ajudar a:
- Conhecer melhor seu público para construir a persona;
- Determinar quais as páginas são as mais visitadas;
- Revisar as métricas de consumo orgânico;
- Identificar os canais que geram mais tráfego;
- Entender o engajamento;
- Acompanhar as conversões resultantes da sua estratégia de SEO.
Essas são apenas algumas das análises que você pode fazer com o Google Analytics que podem te ajudar desde o planejamento até o acompanhamento de SEO.
Google Search Console
O Google Search Console é uma ferramenta que facilita a comunicação do site com o Google e oferece relatórios úteis para SEO. Veja alguns dos recursos que ele oferece:
- Descobrir se há algum problema na indexação do site;
- Detectar se seu site foi invadido ou punido pelo Google;
- Monitorar a posição média da sua página nas SERPs;
- Determinar quais sites enviam backlinks para você;
- Pedir ao Google para rejeitar backlinks suspeitos.
O Google Search Console é mais técnico, por isso é utilizado para webmasters.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.