Educador financeiro do C6 Bank explica o que deve ser considerado ao decidir como pagar os impostos no início do ano
São Paulo, 13 de janeiro de 2023 – Janeiro costuma concentrar despesas típicas de começo de ano, como rematrícula escolar, IPTU e IPVA, além de débitos passados, como gastos com festas de fim de ano e férias. O educador financeiro do C6 Bank Liao Yu Chieh explica qual é a melhor estratégia para organizar as contas neste período.
O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), arrecadado anualmente pelos governos estaduais, tem uma alíquota de até 4% sobre valor de venda do veículo. Em vários estados, há desconto para quem paga o IPVA à vista e condições de parcelamento.
Em São Paulo, estado com a maior frota do país, a alíquota é de 4%. Quem pagar o valor à vista em janeiro tem 3% de desconto e o contribuinte também pode escolher entre fazer o pagamento em parcela única em fevereiro ou dividir o valor em até cinco parcelas. No Rio de Janeiro, o desconto para pagamento à vista também é 3% e quem preferir pode dividir o valor total em até três vezes. Mas há estados em que não há nenhum desconto para pagamento à vista, caso de Santa Catarina, onde o IPVA corresponde a 2% do valor de veículo e pode ser parcelado em três vezes.
Diante das possibilidades, qual é a melhor opção: pagar à vista com desconto, em uma única vez sem desconto ou parcelar?
O educador financeiro do C6 Bank, Liao Yu Chieh explica que para avaliar se vale a pena pagar à vista com desconto, é necessário ter o recurso disponível e calcular o custo de oportunidade, isto é, o quanto ele renderia se estivesse aplicado.
“Para proprietários de veículos de São Paulo, se o dinheiro está investido em algo que renda menos que 1,55% a.m., equivalente a 20,2% a.a., líquido de imposto de renda (como poupança, CDB, fundos de renda fixa, título público, etc.), vale resgatar para pagar o imposto à vista com desconto”, explica Liao. “Mas se o rendimento esperado for superior a 1,55% a.m., pagar à vista deixa de ser vantajoso.”
Para quem mora em estados em que não há desconto no pagamento à vista, mas é possível dividir o valor em parcelas, a decisão deve levar em conta também o aspecto operacional. “Sem o benefício do desconto, a principal vantagem de pagar à vista é tirar a dívida da lista de pendências financeiras logo no início do ano e evitar o risco de esquecer alguma parcela”, diz o especialista.
O contribuinte que não tem o recurso disponível no início do ano não deve fazer dívidas ou deixar de honrar outros compromissos apenas para tentar pagar o imposto em uma única parcela ou tentar o desconto.
Sobre o C6 Bank:
O C6 Bank é um banco completo, lançado em 2019, que superou a marca de 20 milhões de clientes no Brasil em agosto de 2022. Sem agências físicas, a instituição financeira já tem em seu portfólio dezenas de produtos e serviços, incluindo conta corrente isenta de taxa de manutenção, cartão sem anuidade, saques, transferências gratuitas, tag de pedágio, crédito, programa de pontos, Conta Global, plataforma de investimentos com ativos do Brasil e do exterior, marketplace com mais de 60 mil itens, entre outros. O C6 Bank atende pessoas físicas e jurídicas e está presente em 100% dos municípios brasileiros. Em junho de 2022, foi eleita uma das melhores empresas para LGBTI+ trabalhar, segundo levantamento inédito da Human Rights Campaign Foundation (HRC), em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. É o único banco brasileiro a integrar o consórcio internacional Cybersecurity at MIT Sloan (CAMS), do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Mais informações sobre o banco no site.